Como saber se uma empresa é confiável? Confira o guia completo!

como saber se uma empresa é confiável

Se a sua dúvida é como saber se uma empresa é confiável, não se preocupe! Leia este artigo e confira o guia completo!

Existem diversos tipos de empresas no Brasil, sejam elas on-line, presenciais, de microempreendedores individuais e até sociedades anônimas.

Logo, também está cada vez mais fácil abrir uma empresa hoje em dia, pois até quem está com nome sujo, consegue abrir uma empresa.

Você pode se deparar com inúmeros anúncios, das mais variadas empresas, de pequeno, médio ou grande porte.

E é muito comum que você não tenha informações e conhecimento sobre todas elas e se pergunte como saber se uma empresa é confiável.

É mais comum do que você imagina existirem golpes, principalmente golpes na internet. Então saber se uma empresa é confiável é totalmente prudente!

Então, se você quer ter como saber se uma empresa é confiável, leia este artigo com atenção e confira o guia completo!

Como saber se uma empresa é confiável?

Com o avanço das tecnologias, sobretudo a facilidade de usar a internet, existem ações que você pode tomar de forma simples e rápida para se informar sobre um determinado assunto.

Assim, é super possível identificar a existência, a regularidade e a reputação da maioria das empresas no Brasil.

Também com a internet, diversas empresas tornam-se populares e passamos a vê-las frequentemente em anúncios divulgados e distribuídos em sites e nas redes sociais.

Essa velocidade e facilidade de propagação se tornou uma enorme vantagem para as empresas que podem divulgar seu produtos atingindo um grande número de pessoas.

Por outro lado, temos os consumidores que temem não cair em golpes ou se envolver em transtornos desnecessários que geram uma enorme dor de cabeça.

Pensando em vocês consumidores, que podem se questionar em como saber se uma empresa é confiável, nós da resolvvi, preparamos este guia completo no intuito de ajudar você com informações corretas sobre uma empresa.

Como saber se uma empresa é confiável? Entenda agora mesmo!

Se você chegou até esta seção, ainda deve estar se perguntando “como saber se uma empresa é confiável?”.

Então leia, com atenção e saiba de uma vez por todas a resposta para “Como saber se uma empresa é confiável?”, logo a seguir.

Consulte o cadastro da empresa

Umas das formas de como saber se uma empresa é confiável é consultando o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ que é o principal documento de identificação de uma empresa ou organização.

O CNPJ é obrigatório para toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou do ramo de atividade.

Ou seja, qualquer empresa por menor que seja mas que movimente dinheiro, essa atividade é fiscalizada e controlada pela receita federal.

Mas, entenda, o cadastro não se resume apenas aos 14 números do CNPJ, ele possui outras informações como a data de abertura da empresa, a situação da empresa, a descrição das atividades econômicas e o endereço.

Para você consultar o CNPJ da empresa, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Vá em Menu – Serviços – Cadastros – Pessoa Jurídica (CNPJ);
  3. Depois clique em Consultar CNPJ;
  4. Digite o número do cadastro desejado e clique em “Pesquisar”;
  5. Para detalhes da empresa, clique em Serviços – Dados da Pessoa Jurídica e uma nova página se abrirá, informando a situação cadastral, o endereço físico, a data de abertura, o código e descrição da atividade econômica principal.

Dessa forma, entenda que empresas confiáveis devem ter situação cadastral “ativa” e a descrição da atividade econômica diretamente ligada aos serviços que prestam.

Veja a reputação da empresa

Apenas a situação “ativa” não responde a pergunta “Como saber se uma empresa é confiável?”.

Pois, também precisamos verificar se ela entrega os produtos solicitados, se tem canais de atendimento ao cliente, se veicula propagandas fakes ou se seus serviços são de qualidade.

O consumidor saberá todas essas informações ao pesquisar o nome da empresa no site Reclame aqui, que é uma plataforma que foi criada em 2001 e hoje é uma das principais fontes de consulta da reputação de empresas.

Para consultar a reputação de uma empresa você acessa o site do Reclame Aqui, digita o nome da empresa no campo indicado e clique em “Pesquisar”.

Em seguida você será redirecionado a uma página onde é possível ver a reputação atribuída à empresa, a quantidade de reclamações, o índice de solução de problemas, a nota dada pelo consumidor e também ler cada reclamação publicada.

Analise a empresa

Mais uma forma de achar a resposta para a pergunta “como saber se uma empresa é confiável?” é analisando características da empresa.

É muito comum uma empresa ter um site para anunciar os seus produtos ou serviços, então verificar a qualidade do site é um ponto a ser considerado.

Sendo assim, analise a estrutura do site, sua aparência, as funcionalidades que oferece, o conteúdo disponível e se possuem fotos do local, funcionários ou produtos reais.

Como também a presença de erros ortográficos e gramaticais, layout mal feito, ausência de conteúdo relevante e atualizado, inexistência de endereços, telefones de contato ou política de privacidade.

Procure pela empresa nas redes sociais

Você ainda pode querer mais respostas para a pergunta “Como saber se uma empresa é confiável?”.

Ter uma conta nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, significa que a empresa está atualizada e disposta a estreitar seu relacionamento e vínculo com atuais e futuros clientes.

Normalmente as empresas que tem presença virtual, disponibiliza conteúdos novos e atuais com regularidade ou responde às dúvidas das pessoas, assim isso pode ser um sinal de confiabilidade.

Leia as avaliações dos consumidores

Pensando em você, nós separamos outro exemplo que pode te ajudar em como saber se uma empresa é confiável ou não.

Na internet você pode encontrar muitas informações importantes a respeito de uma empresa.

É muito comum encontrarmos um comentário de algum consumidor seja elogiando ou criticando alguma empresa pelo seu produto ou serviço prestado.

Desse modo, você consegue encontrar esses comentários em buscador, nas lojas de aplicativos e até mesmo nas redes sociais.

Os comentários são feitos por pessoas reais que relatam a experiência de compra, as facilidades e dificuldades da empresa o atendimento prestado e alguns até contêm fotos do local e dos produtos.

As notas dadas pelas pessoas nas avaliações contribuem para calcular uma média geral e atribuir uma classificação à empresa.

Assim, a soma dessas opiniões voluntárias é certamente um fator que contribui para saber se uma empresa é confiável ou não.

Fale com pessoas que conhecem a empresa

Também há como saber se uma empresa é confiável indagando amigos e familiares que conhecem a empresa.

Assim como você também pode entrar em contato com alguém que deixou alguma avaliação na internet.

Ninguém melhor do que consumidores que já utilizaram os serviços e compraram produtos da empresa a qual você quer investigar a confiabilidade para te responder a pergunta “Como saber se uma empresa é confiável?”.

Agora você já sabe a resposta para a pergunta “Como saber se uma empresa é confiável?” e assim pode evitar cair em fraudes e golpes.

Então não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos e familiares!

💡 Conheça a Resolvvi

Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Sobre o autor(a)