Conta atrasada no Serasa gera dano moral?

conta atrasada serasa dano moral

Como saber que uma conta atrasada no Serasa gera dano moral? Então acompanha este artigo, pois separamos tudo sobre esse assunto para você entender de uma vez por todas!

Se você percebeu que tem uma conta atrasada no Serasa e está preocupado de sofrer com maiores problemas, você veio ao lugar certo.

Todo mundo sabe que ter muitas dívidas acumuladas em nosso nome pode prejudicar nossa vida de inúmeras formas.

Portanto quando os consumidores perguntam o que faz o Score baixar, um dos motivos para isso acontecer é possuir dívidas no negativo.

Mas será que uma conta atrasada se encaixa no mesmo perfil? Então veja a seguir se uma contra atrasada no Serasa gera dano moral para o consumidor!

Encontrei uma conta atrasada no Serasa, isso gera dano moral?

A conta atrasada no Serasa gera dano moral pro consumidor?

Não é raro ouvir falar de alguém que recebeu uma cobrança indevida de alguma empresa.

Nesse sentido, quando alguém precisa saber se pode receber dano moral por uma conta atrasada no Serada é porque certamente essa pessoa sabe o quanto pode ser prejudicada.

Portanto a dívida prescrita na cobrança indevida é só um dos exemplos de como alguém pode sofrer ao receber uma cobrança que não é sua.

E isso pode refletir na diminuição do seu score e no estresse de receber ligações excessivas de cobrança indevida.

Sem falar nos problemas de correr o risco de ter o seu nome no negativo por uma conta que você não fez!

E por isso existe uma preocupação tão grande em resolver essa situação além de saber se a conta atrasada no Serasa pode gerar dano moral.

👉 Seu nome está negativado indevida? Exija seus direitos e receba uma indenização!

Conta atrasada no Serasa e dano moral: entenda o que é uma conta em atraso

Se você não sabe qual a diferença entre dívida negativada e conta atrasada, essa pode ser a resposta para sua pergunta!

Ou seja, se uma conta atrasada no Serasa pode lhe render um dano moral.

Nesse sentido, é muito importante entender cada caso em específico para não gerar maiores confusões.

Assim, existem três categorias diferentes, segundo a Serasa:

A dívida atrasada, a dívida pré-negativada e a dívida negativada.

Em primeiro lugar, a dívida atrasada, ou conta atrasada, é uma conta que ainda não foi paga.

Ou seja, provavelmente o prazo de vencimento já passou, mas ainda assim não gerou nenhuma negativação.

Ao mesmo tempo, existem as dívidas que estão na seção de “avsisos“, que são contas que constam em atraso há muito tempo e o consumidor recebe uma notificação que está prestes a ter seu CPF negativado por uma ou mais dívidas.

Por fim, a dívida negativada, é uma conta que gerou negativação no consumidor e foi o motivo pelo qual teve seu nome negativado.

Nesse último caso, portanto, o consumidor pode voltar a ter o seu nome limpo após pagar todas as suas dívidas.

Agora que você já entendeu a diferença básica entre essas categorias, continue a leitura para saber se a conta atrasada no Serasa gera dano moral.

Como exijo meus direitos depois de perceber uma conta atrasada no Serasa, tenho direito a dano moral?

Nesse caso, você pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que é o órgão responsável pela proteção dos direitos do consumidor.

Portanto entender o que diz o código de defesa do consumidor sobre conta atrasada no Serasa é o caminho certo para descobrir se você pode receber dano moral.

Além de ficar ciente de todos os direitos que possui, é de acordo com o CDC que você pode fazer alguma exigência, inclusive entender sobre danos morais por negativação indevida.

Portanto, como você já aprendeu, a dívida negativada é uma conta que põe em risco toda a vida de um consumidor que até então se via livre de dívidas.

Uma vez que seu nome está no negativo, várias são as consequências disso para você.

Como não conseguir receber empréstimos, concluir maiores negócios no mercado financeiro ou até alugar um imóvel, por exemplo.

A conta atrasada no Serasa gerou uma negativação no seu nome, veja a seguir quando o consumidor pode receber por dano moral.

Indenização GIF

Minha conta atrasada na Serasa gerou uma negativação em meu nome, quais são os meus direitos?

Descobrindo a cobrança indevida, nos apoiando no Código do Consumidor, sabemos que é possível comprovar o problema e até entrar com um pedido de indenização sozinho.

Ainda mais se você percebeu que a conta atrasada na Serasa foi responsável pela negativação no seu nome, nesse caso você tem chances de receber dano moral.

E você pode procurar ajuda através dos Juizados Especiais Cíveis (JEC), órgão que tem como objetivo mediar conflitos entre consumidores e fornecedores.

No JEC é possível pedir uma indenização através da mediação do conflito com a empresa.

Por outro lado, a situação é mais complexa quando a cobrança indevida gera uma negativação indevida, como você bem leu anteriormente.

Dessa forma, se o consumidor tiver seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, também há garantia do direito de receber uma compensação em dinheiro.

Ou seja, o famoso dano moral pela conta atrasada no Serasa que gerou a sua negativação, lembra?

Isso porque o consumidor sofre danos, portanto ele tem direito de receber uma compensação em função da cobrança indevida no cartão de crédito.

Além disso, se você pagou por uma conta que você não fez, você tem direito a receber esse valor, independente de estar negativado ou não.

Veja a seguir como funciona a repetição do indébito nos casos de conta atrasada no Serasa que também pode render um dano moral.

Repetição do indébito nas cobranças indevidas

Se você percebeu que tinha uma conta atrasada no Serasa e correu para pagar essa dívida, mas depois percebeu que você não era responsável pela dívida, fique ligado!

De acordo com o Código de Defesa do consumidor (CDC), através do artigo 42, o consumidor possui o direito à repetição do indébito.

Se você não sabe o que é a devolução em dobro na cobrança indevida ou nunca ouviu falar, isso quer dizer que você receberá dobrado pelo valor o qual pagou de forma indevida.

Ou seja, o consumidor deverá receber o valor que pagou de forma dobrada!

O pagamento será correspondente ao que foi pago em excesso, e será dobrado para corrigir o problema e punir a empresa pelo erro.

Vale lembrar que, também de acordo com o CDC, nenhuma empresa pode fazer cobranças abusivas, muito menos expor o consumidor ao ridículo.

Quer avaliar o seu caso e descobrir se você pode receber dano moral pela conta atrasada no Serasa? Então pode contar com a ajuda da Resolvvi!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Sobre o autor(a)