Tempo de leitura: 8 minutos

Aeroporto exige comprovante de vacina: Saiba o que isso significa!

Ouviu falar que o aeroporto exige comprovante de vacina? Neste artigo você poderá ficar por dentro de tudo sobre o assunto!

Não é de hoje que as vacinas para viajar são exigidas.

Por mais que o assunto tenha tomado uma maior proporção com as vacinas contra a COVID-19, esta já era uma questão muito importante a ser levada em consideração na hora de planejar uma viagem.

Porém, por evolver uma certa burocracia, muitas dúvidas ainda são comuns.

Afinal, se um aeroporto exige comprovante de vacina, é melhor que o passageiro saiba qual vacina tomar e como comprovar, não é verdade?

Assim, acreditando no poder da informação, preparamos este artigo com tudo que você deve saber sobre imunização e viagens.

Ficou curioso(a)? Então boa leitura!

Qual a importância de o aeroporto exigir comprovante de vacina?

Aqui mencionamos essa exigência como sendo dos aeroportos mas, na verdade, a exigência de vacinação parte dos governos dos países!

Entretanto, é no aeroporto que os funcionários irão prestar o serviço de certificar que aquele passageiro ou passageira esteja imunizado(a) contra as doenças determinadas pelo país.

A vacinação para viagem funciona como uma forma de barrar a transmição e infecção por determinadas doenças, seja de país para país ou de estado para estado, por exemplo.

E mesmo que a COVID-19 tenha grande espaço nessa discussão, antes mesmo do surgimento da doença outras já davam origem à essas exigências.

Dentre elas podemos mencionar a Febre Amarela, cuja vacina está entre as campeãs nas determinadas como obrigatórias para viajar.

E sendo assim, é muito provável que alguém no aeroporto vai exigir o seu comprovante de vacina.

No entanto, para saber com quais imunizantes você deve estar em dia, não deixe de entrar em contato com os consulados ou embaixadas dos países aonde deseja viajar para que então possa cumprir a exigência.

Leia também: Qual o melhor teste de Covid-19 para viajar?

Como funcionam as exigências de comprovantes de vacinação em aeroportos?

Como já mencionamos, as exigências partem de determinações dos governos dos países onde ficam os aeroportos.

Desse modo, para adentrar no país, ou até mesmo em estados que também exigem, você deve apresentar o comprovante de vacina no aeroporto.

Aeroporto exige comprovante de vacina contra a COVID-19?

Como você já deve saber, as medidas protetivas contra a COVD-19 vêm sendo relaxadas de forma gradual.

Em 2021, por exemplo, você poderia estar certo de que o aeroporto iria exigir o seu comprovante de vacina contra o Corona vírus, fosse em um aeroporto do nosso país ou de outro.

No entanto, atualmente, as regras em muitos países foram alteradas e nem todos eles exigem mais a comprovação.

Aqui no Brasil, por exemplo, você não precisa mais comprovar em voos domésticos.

Por outro lado, para quem vem do exterior, ainda existe a exigência do certificado de vacinação contra a COVID-19 ou de um teste negativo feito até um dia antes do embarque.

Mas, em outros países, as regras podem ser diferentes, podendo ser dispensável ou não.

Portanto, confira as exigências em alguns deles:

  • Sem comprovante de vacinação ou teste: Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Costa Rica, Dinamarca, Dubai, Egito, Espanha, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Maldivas, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Turquia;
  • Teste ou qualquer vacina: Chile, Panamá, Peru e Uruguai;
  • Três doses de vacina ou teste: Japão;
  • Com qualquer vacina: Cuba e Estados Unidos;
  • Somente teste: Qatar.

Assim, se você for viajar a algum país onde irão te exigir o comprovante de vacina contra a COVID-19 no aeroporto, confira o próximo tópico para saber qual é o documento válido.

👉 Teve problemas com seu voo? Descubra agora seus direitos!

Como comprovar vacinação contra a COVID-19 em viagens?

Se você souber que o aeroporto aonde você vai ainda exige comprovante de vacina contra a COVID-19, você deverá emitir um documento.

E para isso, portanto, você deve estar vacinado(a), claro.

Nesse sentido, o documento em questão é o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19, que irá comprovar a vacinação tanto em solo nacional quanto internacional.

Ele serve também para viagens internacionais já que não existe ainda um documento com essa finalidade em específico, como é caso do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que atesta outras vacinas e sobre o qual falaremos logo mais.

Porém, para emitir é muito simples.

Assim, estando com o quadro de imunização completo (mínimo de duas doses ou uma dose para vacinas de dose única) basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o site Conect SUS ou baixe o aplicativo;
  • Faça login com o Gov.br;
  • Clique no ícone “Cidadão”;
  • Então vá em “menu vacinas” e marque a opção “Certificado de Vacinação”;
  • Com isso serão emitidos um código de 16 dígitos e um QR Code para a validação do documento;
  • Uma vez validado, o documento estará disponível em PDF e com três opções de idiomas: português, inglês e espanhol.

Sabendo disso, é hora de você saber mais sobre outras vacinas das quais os aeroportos podem exigir a comprovação em suas viagens.

Mas antes, já que estamos falando em viagens, que tal receber o nosso guia de direitos do passageiro? Basta deixar seu e-mail abaixo para receber grátis:

Outras vacinas que o aeroporto pode exigir comprovação

Como já adiantamos, a depender do país ou estado aonde se vai, o aeroporto pode exigir comprovante de vacinas que não sejam a da COVID-19.

Aqui nos cabe mencionar a vacinação contra a Febre Amerela, que é indicada, inclusive, para viajar a certos estados do Brasil, como:

  • Acre;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Roraima;
  • Rondônia;
  • Tocantins.

Mas não para por aí, essa vacina também é exigida para viajar a muitos países, como:

  • América do Sul: Bolivia, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela;
  • América Central: Cuba, Nicarágua e Panamá;
  • América do Norte: Bahamas e Jmaica;
  • África: África do Sul;
  • Oceania: Austrália e Polinésia Francesa.

Além disso, saiba que as vacinas contra as Hepatites A e B e Meningite também são bastante recomendadas e exigidas em muitos países.

Por isso, se você vai fazer uma viagem, não deixe de consultar de quais vacinas o aeroporto vai exigir comprovante, afinal, sem ele, você poderá ser impedido(a) de entrar no destino.

Nesse sentido, se você ficou curioso(a) sobre qual é documento que atesta a vacinação contra as doenças mencionadas nesse tópico, não deixe de conferir o próximo!

Qual documento comprova vacinação contra outras doenças?

Já mencionado anteriormente aqui, o documento em questão é o Certificado internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Assim, como o próprio nome propõe, com este documento você poderá comprovar vacinação contra doenças como Febre Amarela e Hepatites em qualquer aeroporto que exigir, dentro e fora do Brasil.

Portanto, uma vez sabendo quais vacinas tomar e estando imunizado(a), basta fazer uma única emissão e este documento poderá ser utilizado em várias viagens, já que tem validade estendida.

Para emitir basta entrar no site, solicitar o comprovante, incluir os dados e aguardar o recebimento.

Quando você tiver acesso ao documento, em português, poderá alterar o idioma também para inglês e espanhol, o que será um diferencial a depender de aonde se pretende viajar.

E aí, gostou de saber mais sobre quando um aeroporto exige comprovante de vacina? Então não deixe de acompanhar o Portal Resolvvi para muitos outros assuntos para as suas viagens!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *