Alteração de horário de voo pela companhia: Conheça seus direitos!

alteração de horário de voo pela companhia

Houve alteração de horário de voo pela companhia aérea e não sabe o que fazer? Então acompanhe este artigo e fique por dentro de todos os seus direitos.

A maioria das pessoas que costumam viajar certamente já passaram por uma alteração de horário de voo pela companhia, até porque isso não é muito difícil de acontecer.

E isso se intensificou ainda mais nos últimos anos por conta do início da pandemia da Covid-19.

Além disso, sofrer alteração de voo é uma coisa comum, na maioria das vezes, porque a malha das companhias precisa de ajustes frequentes.

Mas se a companhia fez um alteração de horário de voo e você não faz a mínima ideia de como resolver isso, nós trouxemos a solução!

Acompanhe este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e saber o que fazer nos casos de alteração de horário do seu voo.

👉 A companhia mudou o horário do seu voo em menos de 72h? Exija seus direitos!

Como identificar que houve alteração de horário de voo pela companhia?

Ao comprar uma passagem de avião, as empresas geralmente solicitam do passageiro os principais dados de contato.

Isso porque, em casos de alteração de horário de voo ou cancelamento, a companhia consegue avisar o passageiro em tempo hábil.

O mais comum é que a notificação chegue por e-mail.

No entanto a companhias também pode avisar sobre a alteração do horário de seu voo por mensagem de texto, Whatsapp.

Dependendo da proximidade da viagem, pode ser que essa informação cegue até por telefone.

Mas se você não recebeu nenhuma informação e acabou sendo pego desprevenido e pensando: “meu voo foi alterado, quais meus direitos?” fique atento!

Nesse caso, medidas cabíveis deverão ser tomadas.

Vale lembrar que você deve certificar-se de que, de fato, não houve contato pela empresa.

Por isso, verifique sua caixa de e-mail com cuidado, inslusive as pastas de lixo eletrônico ou spam.

Animated GIF

Saiba como verificar o status de reserva nos casos de alteração de horário de voo pela companhia aérea

Como dissemos anteriormente, as alterações podem ocorrer com frequência nas companhias por conta dos diversos ajustes na malha aérea.

Seu voo remarcado pela companhia aérea? Então você pode tentar se prevenir de possíveis imprevistos ao acompanhar o status de sua reserva.

E saber disso pode ajudar a lidar, inclusive, com alguma possível alteração de horário de voo pela companhia.

Para isso, você precisa saber o código da sua reserva, ou localizador.

O acompanhamento pode ser feito pelo site da companhia aérea ou pela central de atendimento da empresa com a qual você adquiriu sua passagem.

Certamente essas centrais de atendimento têm funcionamento em tempo integral, emtão vale a tentativa.

Confira então a seguir os contatos das principais empresas aéreas do Brasil para ficar por dentro de alguma alteração de horário de voo:

Quer saber quais são os seus direito nos casos de alteração de horário de voo pela companhia? Veja a seguir.

Alteração de horário de voo pela companhia, o que devo fazer?

Se a companhia fez alteração no horário de seu voo, existem algumas regras específicas e saber disso vai ajudar na hora de resolver o seu problema.

É importante saber que as empresas devem seguir determinadas regras, ainda mais se alteração gerou atraso e você não sabe quais as regras da ANAC para atraso de voo.

Portanto, com relação a qualquer alteração no horário de seu voo, o passageiro deve receber essa informação em até 72 horas antes da data do voo original.

Principalmente se essa mudança acarretar em um novo itinerário, como a mudança de um voo direto para um voo com escala ou conexão, por exemplo.

Além disso, a exigência de aviso requer que a alteração tenha um limite de mudança de até 30 minutos em voos domésticos e em até 1 hora em voos internacionais.

Mas lembre-se: desde que essa alteração do horário de voo seja informada ao passageiro 72 horas antes da data do voo original.

Quer saber mais sobre as regras para remarcação de voos? Baixe grátis nosso material:

E se a companhia alterar o horário do meu voo e não me repassar a informação, quais são os meus direitos?

Nos casos em que a companhia aérea altera o horário do voo e o cliente não recebe uma notificação, isso pode gerar alguns prejuízos ao passageiro.

Ainda mais se essa mudança causar grandes transtornos no tempo de partida ou de chegada dos passageiros.

Mas não se preocupe, pois a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) garante os direitos dos passageiros e você não pode ficar desamparado nessa situação.

Embora a companhia repasse a alteração do horário do voo, mas esta acaba causando um atraso superior ao que é determinado, o passageiro deverá buscar seus direitos.

Isto é, se a alteração tenha sido superior a 1 hora em caso de voos internacionais ou se a alteração for superior a 30 minutos em caso de voos domésticos.

Nesses casos, o consumidor sairá prejudicado, já que o tempo limite de espera foi extrapolado em ambas as hipóteticas situações.

Em resumo, se você sofreu uma alteração maior do que a prevista para o horário do seu voo, mesmo com aviso, poderá exigir uma reparação.

Veja a seguir algumas das alteranativas que você deve buscar ao sofrer prejuízos com a alteração do seu voo.

Alternativas de reembolso

O passageiro que não receber a informação de alteração do voo, assim como o cliente que recebeu o aviso com antecedência, precisa ficar atento.

Isso porque nos atrasos superiores a 30 minutos em voos domésticos ou a 1 hora em voos internacionais, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro:

  • reembolso integral da passagem aérea;
  • reacomodação em outro voo da própria empresa;
  • ou mesmo de outra empresa aérea.

Além disso, se a alteração no horário do voo pela companhia gerar um atraso maior que 4 horas na chegada do destino final, você pode ter direito a indenização por danos morais.

Quer saber se o seu caso tem direito a uma indenização? Então clique aqui e conte com a ajuda da Resolvvi!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Sobre o autor(a)