A baixa temporada temporada no Rio de janeira vai do mês de março até o mês de setembro e é o momento ideal para turistas que buscam menos movimento e o, principal, melhor custo-benefício para visitar a capital fluminense.
Entretanto, ficar de olho nas variações de temperatura e tendências do clima da região no período é fundamental para que o barato não saia caro.
Um contratempo muito comum entre viajantes sem planejamento, por exemplo, é enfrentar uma intensa época de chuva em roteiros que priorizam praias e maior integração com a natureza.
Vamos então entender as particularidades da baixa temporada no Rio de Janeiro e refletir se vale realmente a pena viajar para a cidade nesse período?
Confira nosso guia completo sobre o tema e tire todas as suas dúvidas!
Vale a pena viajar na baixa temporada no Rio de Janeiro?
A baixa temporada no Rio de Janeiro contempla os períodos de outono e inverno no hemisfério sul. A princípio, parece uma péssima ideia visitar a capital fluminense nesse período, não é verdade? Afinal, o grande charme da região são as praias, montanhas e as trilhas nas florestas.
Entretanto, como o Rio de Janeiro é uma cidade tropical de clima úmido e quente ao longo de todo ano, a temperatura não costuma variar tanto como acontece em outras localidades do Brasil, como São Paulo e demais capitais do Sul do país, além de grandes destinos europeus.
Durante a baixa temporada, as temperaturas ainda são amenas e costuma até chover menos do que nos ápices da primavera e do verão.
Portanto, vale a pena, sim, viajar na baixa temporada no Rio de Janeiro, pois passagens e hospedagens também costumam estar bem mais em conta, e os principais pontos turísticos recebem um fluxo menor de visitantes.
O que é considerada baixa temporada no Rio de Janeiro?
A baixa temporada no Rio de Janeiro vai de meados do mês de março até a metade de setembro, quando começa oficialmente a primavera no hemisfério sul.
Esse período do meio do ano contemplam o outono e o inverno, entregam temperaturas mais amenas e menos chuvas.
Como o grande forte do Rio de Janeiro são as praias, o alto calor e as datas comemorativas do final e início do ano (Natal, Reveillon e Carnaval) consistem no período mais procurado para visitar antiga capital federal do nosso país.
Vantagens de conhecer o Rio de Janeiro na baixa temporada
A baixa estação no Rio de Janeiro conta com duas vantagens únicas:
- Preços mais baixos em hospedagem e passagens.
- Pontos turísticos mais vazios e experiências autênticas.
Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses fatores!

Preços mais baixos em hospedagem e passagens
O período de março a abril não registra grandes eventos como o início e final do ano. Na falta de Carnaval, Reveillon e temperaturas mais elevadas para curtir o mar, as buscas por hotéis e passagens aéreas caem juntamente com seus preços.
Ou seja, se você busca comprar um bilhete de avião promocional ou condições especiais de hospedagem, essa é a temporada perfeita para visitar o Rio de Janeiro.
Pontos turísticos mais vazios e experiências autênticas
Menor fluxo de visitantes é reflexo de praias e pontos turísticos mais vazios. Portanto, esse é o momento ideal para se bronzear com espaço nas areias de Copacabana, tomar um café com calma e uma vista privilegiada do Forte ou simplesmente encontrar a foto com o enquadramento perfeito na Pedra do Arpoador.
Leia também no Portal da Resolvvi:
Quando é a melhor época da baixa temporada no Rio de Janeiro?
Vamos dividir a baixa estação em dois períodos distintos para você decidir qual se encaixa melhor com seus objetivos para se tornar a melhor época para ir ao Rio do Janeiro.
Março a junho: clima ameno e preços atrativos
Esses meses englobam todo o período do outono e marca o início da baixa temporada. O clima já está mais amenos, os turistas começam a sumir de vista e os preços se tornam mais atrativos.
Esse é o momento ideal para quem ainda quer curtir uma temperatura agradável nas praias pagando menos e com mais exclusividade.
Julho a novembro: menos calor e clima mais seco
Começa oficialmente o inverno, as temperaturas ficam mais baixas (em torno de 20°) e as chuvas tornam-se escassas, anunciando um período mais seco.
Apesar do “frio” para os padrões do Rio de Janeiro, a tendência é de preços ainda mais baixos quando comparados com o outono.
O que fazer no Rio de Janeiro na baixa temporada?
Menos opções não é o mesmo que nenhuma opção, não é mesmo? Então, sim, há uma série de possibilidades de passeios e eventos legais para usufruir no Rio de Janeiro em qualquer estação, independente da época do ano.
Dicas de passeios imperdíveis e fora do óbvio
Baixa probabilidade de chuva é um prato cheio para fazer trilhas em verdadeiros cartões postais da cidade, como:
- Morro da Urca;
- Morro Dois Irmãos;
- Pedra Bonita;
- Parque Lage/Corcovado.
Além disso, por que não passear pelos bairros históricos e apreciar a arquitetura da cidade, como a Igreja da Candelária, o Museu do Amanhã, a Rua do Ouvidor, os Arcos da Lapa e a charmosa Escadaria Selaron, porta de entrada para o bairro de Santa Tereza.
Eventos e programações culturais fora da alta temporada
Consulte as programações dos principais museus da cidade, que contam com agenda recheada de eventos e exposições no ano inteiro:
- Museu do Amanhã;
- CNBB;
- Museu de Arte Moderna;
- Parque das Ruínas;
- Museu de Arte Contemporânea (Niterói).
Além disso, por ser uma porta de entrada do turismo internacional, o Rio de Janeiro conta com shows e peças de teatro imperdíveis durante todo o ano. Consulte as atrações para o período da sua viagem!
Dicas para economizar ainda mais na baixa temporada no Rio de Janeiro
Confira algumas dicas de ouro para economizar ainda mais no período:
- compre sua passagem com antecedência para ter mais liberdade de selecionar as tarifas mais baratas;
- use um bom programa de milhas para comprar as passagens;
- verifique a disponibilidade de cupons de desconto na reserva do seu hotel no Booking, AirBNB ou outra plataforma;
- opte por transporte público sempre que possível em vez de Uber ou Taxi;
- caminhe sempre que possível, assim você economiza e vive intensamente a cidade.
Em suma, o planejamento e a pesquisa são peças fundamentais para que sua viagem saia o mais em conta possível.
Comparativo: baixa temporada x alta temporada no Rio de Janeiro
A alta temporada no Rio de Janeiro conta com as melhores temperaturas para curtir a praia e dar um mergulho gostoso no mar. Além disso, o período contempla eventos canônicos da cidade, como o tradicional carnaval carioca e o Reveillon nas areias de Copacabana.
A desvantagem fica para os preços mais altos e o maior fluxo de turistas, o que significa lugares mais lotados e experiências menos exclusivas.
Por sua vez, a baixa temporada tem temperaturas menos atrativas para descansar nas areias da praia e oferece menos eventos altamente procurados pelo público. Entretanto, é a oportunidade de economizar mais e viver experiências únicas com menos viajantes dividindo o espaço.
Viajou para o Rio de Janeiro e teve problemas com seu voo? Não se preocupe! Nós da Resolvvi estamos aqui para te ajudar a entrar na justiça pelos seus dinheiros e ganhar uma indenização para compensar as dores de cabeça. Fale conosco!
FAQ – Melhores cias aéreas do mundo
De abril a junho e de agosto a novembro, com menos turistas e preços mais baixos.
Sim, desde que se siga os cuidados básicos de segurança, como em qualquer época do ano.
Visite trilhas, museus, bairros históricos e aproveite eventos culturais com menos filas.
Não necessariamente. O clima é mais ameno, com menos chuvas que o verão.
Sim. Hospedagens, passagens e atrações costumam ter preços mais acessíveis.
Conheça a Resolvvi
Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça!