Um dos assuntos que gera confusão entre os viajantes é o cancelamento do voo de volta. Também teve problema com voo de volta cancelado e não soube o que fazer? Continue lendo.
Geralmente, muitos passageiros compram juntas as passagens do voo de ida e de volta. Tanto por questão de economia como de comodidade.
Entretanto, por conta de algum motivo, o passageiro que não consegue comparecer no check-in do voo de ida pode ter seu voo de volta cancelado pela companhia aérea.
Além disso, para piorar a situação, a maior parte desses cancelamentos ocorrem sem que o passageiro saiba. O que pode gerar prejuízos ao consumidor por ter por exemplo que adquirir novas passagens.
Para completar, muitos passageiros não sabem seus direitos e como agir nessa situação de ter o voo da volta cancelado.
Com o intuito de esclarecer o que fazer nesses casos, acompanhe a leitura para entender sobre o assunto e reivindicar seus direitos.
O que causa um voo de volta cancelado?
O problema do voo de volta cancelado se inicia no voo de ida. Não é raro que aconteçam imprevistos no dia do voo. Dessa forma, por algum motivo o passageiro pode não comparecer ao voo de ida.
Ou seja, o passageiro não fez o check-in ou fez o check-in mas não embarcou no avião.
Se não deu para avisar o imprevisto para a companhia aérea antecipadamente, o consumidor sofreu um no-show. Se quiser saber mais detalhes sobre no-show clique aqui.
Como é uma prática comum que os passageiros comprem voos de ida e de volta, o que decorre disso é que a companhia cancela o voo de volta sem avisar o passageiro pelo fato de não ter comparecido na ida.
No entanto, essa prática é arbitrária e ilegal. A empresa aérea não pode cancelar voo de volta.
Sendo assim, se a companhia aérea cancelou o seu voo de volta, você foi vítima enquanto consumidor. A seguir te explicamos quais são seus direitos nessa situação.
Quais os direitos do passageiro em casos de cancelamento do voo de volta?
Como explicamos, o cancelamento do voo de volta pelo não comparecimento ao voo de ida é ilegal.
Isso porque, independente do motivo, a empresa aérea não pode fazer o cancelamento de voo de volta de forma automática.
Isso pode ser considerado uma venda casada, já que ambos os bilhetes foram adquiridos conjuntamente.
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que o cancelamento automático de passagem pelo não comparecimento a um dos trechos é tido como uma prática abusiva por parte das companhias aéreas.
E, além disso, é uma violação grave do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor que assegura seus direitos e considera abusiva a prática do cancelamento da passagem de volta.
Quando o passageiro pode ser indenizado por voo de volta cancelado?
Caso tenha acontecido um no-show e o trecho de volta tenha sido cancelado de última hora, sem poder remarcar o voo, você deve tomar algumas atitudes.
A primeira delas é procurar a companhia aérea e solicitar o reembolso das passagens aéreas canceladas e dos gastos extras para remarcar ou comprar novas passagens.
Caso isso não aconteça, e se o problema de no-show ocorreu nos últimos 2 anos, é hora de considerar reivindicar uma indenização moral devido ao ocorrido. Nesse link explicamos como você pode buscar sua indenização sozinho.
Para que sua indenização se torne possível, é importante se munir do máximo de provas que puder.
Por isso, guarde o comprovante de reserva ou o cartão de embarque do voo que você deveria viajar, além também da nova passagem adquirida após o cancelamento.
Para você ficar mais informado ainda, disponibilizamos um guia das principais provas aqui.
Como receber indenização por voo de volta cancelado?
Se você teve o seu voo de volta cancelado, pode contar com a Resolvvi para lhe ajudar com isso!
A Resolvvi atua de maneira 100% online, e possibilita que você verifique, de forma gratuita e através de perguntas bem simples, se o seu problema com voo é qualificado a receber uma indenização por danos morais.
Logo, se o seu problema for qualificado a uma indenização, você pode cadastrar o seu pedido conosco de forma imediata, gratuita e sem sair de casa.
Após cadastrar o seu pedido de indenização online, pode ficar tranquilo(a) que nós cuidamos de tudo para você! Todo o andamento do pedido é comunicado por e-mail e também através do seu cadastro em nosso site.
Além disso, você só paga a nossa taxa de serviço se ganhar, e essa taxa corresponde a 30% do valor da indenização recebida.
Caso não ganhe, você não paga nada, pois nós arcamos com todos os custos envolvidos!
E lembre-se: se tiver o voo de volta cancelado, é muito importante guardar o comprovante de reserva ou o cartão de embarque do voo que você deveria viajar, e a nova passagem adquirida após o cancelamento.
Se você gostou de aprender tudo sobre voo de volta cancelado, não deixe de comentar aqui embaixo. Queremos saber se você quer continuar recebendo conteúdos sobre direitos do consumidor e dos passageiros!
Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.