Certificado de vacinação de Covid? Certificado internacional de vacinação Covid? O que é isso? Aqui explicamos tudo que você precisa saber.
Se você já completou a vacinação de Covid-19, seja com uma dose, seja com duas, você pode ter um Certificado Nacional de Vacinação Covid.
Esse é um procedimento de responsabilidade do Ministério da Saúde e pode ser feito de algumas formas.
Portanto acompanhe a leitura, pois vamos dar todas as orientações necessárias para emitir o Certificado de vacinação de Covid-19!
As vacinas para viajar já são uma realidade, além do certificado delas.
Mas para que serve? Esse documento é uma comprovação legal de sua vacina.
Isso pode ser útil, então, caso você precise ir à outro lugar no Brasil ou até mesmo planeja ir à outros países.
Por isso vamos dar todas as orientações para você entender como conseguir o seu.
Confira também: Cancelamento de voo e Covid-19: O que fazer?
Certificado de vacinação de Covid, o que é isso?
O certificado de vacinação de Covid é um comprovante legal da conclusão de sua vacinação contra a Covid-19.
Se você quer viajar para outras cidades ou para outros países, por exemplo, o certificado pode te ajudar.
Contudo ele não tem validade internacional, ou seja, ter o Certificado Nacional de Vacinação de Covid pode não ser útil para você que planeja sair do país.
Porém há outras formas de conseguir fazer viagens internacionais, por isso não se desespere.
Vamos ensinar, então, tudo sobre o certificado de vacinação de Covid.
Você pode se interessar: Para onde viajar na pandemia? Confira nossas 5 dicas!
Como emitir o meu certificado ?
Para fazer o Certificado Nacional de Vacinação de Covid, você precisa acessar o site Conect SUS, mas também pode baixar o aplicativo.
Para entrar no site ou no aplicativo, você precisa ter login no Gov.br, por isso se você não tiver acesso, pode fazer o seu cadastro por meio do site do Governo do Brasil.
Depois que você fizer o login, deve clicar no ícone Cidadão. Lá você terá acesso, então, a algumas coisas, como o histórico de uso do SUS.
Portanto para acessar as doses da vacina contra Covid-19, você deve clicar em “menu Vacinas“
Para emitir o certificado, portanto, você precisa marcar a opção Certificado de Vacinação. Então o sistema irá conceder um código de 16 dígitos e um QR Code.
Isso servirá para a validação do seu documento e você pode baixá-lo em formato PDF.
O Certificado de Vacinação de Covid pode ser emitido em outros idiomas?
Uma novidade divulgada pela Agência Brasil é que o Certificado de Vacinação de Covid pode ser emitido em três línguas diferentes: português, inglês e espanhol.
Isso também é um procedimento que pode ser feito pelo aplicativo ConecteSUS.
Isso porque o ConectSUS é uma ótima opção para guardar as informações de vacinação.
No posto em que você se vacinou, existe um cartão o qual comprova a aplicação da dose, por isso ele precisa ser guardado com cuidado para a aplicação da segunda dose.
Nos casos em que uma pessoa perde o cartão, segundo o Ministério da saúde, ela pode ir ao lugar onde se vacinou e retirar uma segunda via.
Por isso recomendamos que você tenha acesso ao app, já que ele guarda todas essas informações, assim você evita imprevistos.
Mas você pode se perguntar para que serve um Certificado de Vacinação de Covid em outros idiomas…
Emitir o Certificado de Vacinação de Covid pode servir para quem planeja sair do país ou até mesmo para quem precisa comprovar sua vacinação de alguma forma.
Isso porque com o quadro de pandemia no Brasil, muitos países passaram a proibir a entrada de alguns brasileiros em seus territórios.
Por isso você pode precisar desse documento. Caso não seja necessário, alguns países possuem suas próprias regras, como apresentar um teste negativo para Covid, por exemplo.
Ou seja, recomendamos que você esteja atento às regras de cada país e quais são os que já permitiram a entrada de brasileiros.
Veja mais em: Países abertos para brasileiros em 2021 durante a pandemia
O que é o Certificado Internacional de Vacinação?
O Certificado Internacional de Vacinação é um documento que valida a vacinação contra algumas doenças.
E isso pode ser útil para você que pretende viajar para fora do país, porque alguns países exigem esse documento para a entrada em seus territórios.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma lista com países que pedem a vacinação de Febre Amarela, por exemplo.
Por isso se você pretende passar por algum país, fique ligado em todas as exigências e não deixe de conferir as recomendações ou exigências de saúde.
Mesmo que seu voo tenha alguma escola ou conexão. Você pode ter acesso à mais informações se clicar nesse link, no qual você pode fazer o seu cadastro.
O que preciso saber sobre o Certificado Internacional de Vacinação?
O Certificado Internacional é um documento que não possui validade, portanto você só precisa emiti-lo uma vez na vida.
Portanto os brasileiros e estrangeiros que se vacinaram no Brasil precisam desse documento, caso vá viajar para fora do país.
Além disso as crianças a partir de nove meses já precisam apresentar o certificado.
Vale ressaltar que ainda não existe um Certificado Internacional de Vacinação para a Covid, por isso você precisa ficar atento às regras do país que deseja visitar.
Entretanto você também pode ficar ligado na Aliança Covax, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu no início de julho.
Mas como isso funciona? Todos os países em processo de abertura precisam aceitar os viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela OMS.
As vacinas são: Janssen, da Johnson & Johnson; Covishield, da AstraZeneca; Coronavac, da Sinovac; e as vacinas da Pfizer, da Moderna e da Sinopharm.
Como ainda não existe um documento com validade internacional, não deixe de ir atrás do seu Certificado Internacional de Vacina.
Pois ele pode ser tão importante quanto uma confirmação de vacina da Covid-19.
Caso você tenha se interessado, no site do Governo do Brasil você pode ter acesso às dicas de como emitir esse documento.
Clique aqui para aprender como fazer o seu!
Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos!
Leia também: Qual o melhor teste de Covid-19 para viajar?
Giovanna, ou Gio, é licencianda em Letras/Inglês de formação, mas é também fã de carteirinha do poder que o marketing de conteúdo tem para educar pessoas, principalmente quando o assunto é os direitos que as pessoas não sabem que têm.