Muitos se perguntam “como saber se meu nome está no Registrato”. E a resposta para essa interrogação é muito simples: basta ter um cadastro do Gov.br nível Prata ou Ouro para acessar o sistema do Banco Central sem maiores dificuldades e, assim, consultar todo o panorama do seu histórico finanenceiro.
Afinal, no Registrato você descobre quantas contas tem ativas com instituições financeiras, histórico de cheques sem fundos e ordens de câmbio, total de chaves Pix cadastradas e, em especial, o número e os valores de dívidas e empréstimos em aberto.
Dessa forma, rapidamente você descobre se está com o nome sujo ou não na praça e como administrar seus ativos financeiros da melhor maneira possíveil.
Leia este conteúdo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre a plataforma de consultas do Banco Central. Como saber se meu nome está no Registrato? Como abrir os relatórios? Quais informações relevantes eu posso rastrear por lá?
A resposta para todas essas perguntas você encontra aqui. Boa leitura!
Como saber se meu nome está no Registrato?
A princípio, basta ter qualquer histórico de relacionamento com instituições financeiras registradas pelo Banco Central para ter dados presentes no Registrato.
Afinal, o API da plataforma acessa diretamente a base de dados de todos os bancos e empresas do ramo que atuam na prestação de serviços financeiros, de acordo com as exigências do Bacen.
Portanto, se você já abriu uma conta corrente, uma conta salário, registrou chaves Pix ou pediu empréstimos, provavelmente encontrará seu nome listado no sistema.
Para ver esses dados na prática, baste ter uma conta Gov.br no nível Ouro ou Prata. Para quem não sabe, essa categorização é definida de acordo com o grau de autenticação das contas dos usuários.
Ou seja, quanto mais proteger seus dados com autenticadores de login, mais funcionalidades do Governo Federal o cidadão libera em seu computador ou smartphone.
Como saber se meu nome está no Registrato com passo a passo gratuito
Veja como saber se meu nome está no Registrato em um passo a passo simples:
- Faça o login com os dados Gov.br
Acesse a página oficial do Registrato do Banco Central e faça login com suas credenciais do Gov.br, que são o CPF e a senha pessoal. No caso de empresas, a consulta é via CNPJ.
- Navegue pelos relatórios da página inicial
Na página inicial, você já encontra os principais relatórios da plataforma, como o histórico de cheques sem fundo, o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional) e o SCR (Sistema de Informações de Crédito).
- Gere um relatório
Escolha o relatório de sua preferência ao clicar no botão “+ Gerar Relatório”. Em alguns casos, o usuário pode definir um intervalo de tempo específico para a geração das informações, por exemplo: apenas informações de 2020 até hoje.
- Assine os termos de responsabilidade
Na hora de gerar o relatório, o sistema do Bacen pedirá que você assine o Termo de Responsabilidade da plataforma para liberar as informações.
- Consulte suas informações
Pronto! Agora é só consultar suas relações com instituições financeiras brasileiras!
Como consultar dívidas e outras informações no Registrato?
Nesse caso, após fazer login, escolha o relatório de dívidas e empréstimos por meio do SCR (Sistema de Informações de Crédito). Essa é a base de dados que os bancos e instituições financeiras alimentam para listar todas as operações de crédito dos clientes, seja pessoa física ou jurídica.
Dessa forma, o usuário acompanha tanto o valor das dívidas ou atividades de crédito, assim como o status atual, se está devendo ou quitado.
Consulte também o nome da instituição financeira, as garantias atreladas (imóveis, veículos e outros bens).
A geração do relatório ocorre em PDF ou diretamente na página da plataforma. O processo é o mesmo para outras informações do Registrato, como ordens de câmbio e histórico de cheques sem fundo.
Leia também no Portal da Resolvvi:
O que fazer após consultar meu nome no Registrato?
É fundamental avaliar cada informação listada nos relatórios do Registrato, uma vez que erros e inconsistências em dados importantes podem surgir.
Caso perceba alguma conta que não reconhece ou operações de crédito e câmbio no seu nome que você nunca solicitou pessoalmente, aconselhamos tomar três medidas.
A primeira delas é verificar com amigos ou familiares que possuem acesso a seus dados se eles não realizaram determinação ação junto a instituições financeiras sem que você soubesse.
O segundo passo é entrar em contato com o banco ou empresa que processou os pedidos. Afinal, um erro no repasse de dados dessas instituições ao Banco Central são recorrentes e geralmente gera essas inconsistências.
Caso o banco não solucione, recomendamos entrar com um protocolo de reclamação no Bacen, que é a última instância para esse tipo de caso, para reverter o erro em seu Registrato.

Por que consultar regularmente meu nome no Registrato?
A consulta regular dos seus dados no Registrato é, acima de tudo, uma ação preventiva. Afinal, como a plataforma oferece uma visão panorâmica de todo o seu histórico financeiro, nada como ver se não há fraudes em seu nome em um só lugar.
Em abril de 2025, o Brasil registrou mais uma, de forma consecutiva, mais de um milhão de tentativas de fraude no sistema bancário, segundo dados do Serasa Experian.
Em meio a tantas tentativas de golpe, fique de olho em todas as operações em seu nome no Registrato, como cheques sem fundo, criação de contas e empréstimos fraudulentos.
Outras formas de consultar o nome no Registrato
Além do login com as credenciais do Gov.br, existem outras duas maneias de acessar o Registrato.
A primeira delas é por meio do Certificado Digital, como o e-CPF, que é reconhecido automaticamente no sistema do Bacen, sem a necessidade de ter cadastro no Gov.br.
Outro meio, mas cada vez mais em desuso, é o de validação bancária, que gera uma frase de reconhecimento no site do Banco Central para autenticação no internet banking do cliente. Entretanto, muitas instituições financeiras suspenderam a disponibilidade desse serviço.
A importância do Registrato
Entenda a importância do Registrato para os usuários do sistema financeiro nacional:
- planejamento financeiro, uma vez que uma visão panorâmica das operações e serviços em seu nome permite uma melhor organização para tomadas de decisões mais assertivas à sua saúde financeira.
- prevenção contra fraudes, pois é possível encontrar operações diversas em seu nome que você não reconhece e, assim, buscar soluções adequadas para resolvê-las;
- avaliação da sua capacidade financeira para buscar novos créditos e operações mais complexas.
E, então, o que achou do nosso conteúdo? Caso perceba que seu nome está negativo indevidamente, fale com os profissionais da Resolvvi para limpar seu CPF e ainda conseguir uma indenização para o inconveniente.
FAQ – Saiba mais sobre o Registrato do Bacen
Sistema do Bacen que reúne seus dados financeiros, como dívidas, contas e chaves Pix.
Acesse o site do Registrato com sua conta Gov.br (nível prata/ouro) e gere os relatórios.
Sim, o relatório SCR no Registrato detalha seus empréstimos e financiamentos, incluindo dívidas.
Não, a consulta ao Registrato é totalmente gratuita para o cidadão.
Para controlar suas finanças, prevenir fraudes e entender seu relacionamento com bancos.
Conheça a Resolvvi
Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça!