Você sabe quando a companhia aérea pode cancelar voo de volta? Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre No-show e seus direitos.
Não pode comparecer a um voo? Quando isso acontece, será que a companhia aérea pode cancelar o voo de volta? Se você já teve essa dúvida e quer saber mais sobre o que fazer, continue a ler.
No Brasil, milhares de voos são cancelados por ano e infelizmente, em muitos casos, traz prejuízos ao consumidor.
E um problema bastante comum de acontecer é quando a companhia cancela o voo de volta pelo motivo de o passageiro não ter comparecido no voo de ida.
Mas a maioria dos consumidores não sabem o que fazer e quais os seus direitos ao se depararem com essas inconveniências.
A companhia aérea pode cancelar meu voo de volta?
Elaborar planos para uma viagem é uma programação habitual entre os brasileiros. Sempre chega o momento de querer fazer “aquela viagem dos sonhos”.
Nisso, uma prática bastante comum é que os consumidores optem por comprar juntas as passagens de ida e de volta.
Infelizmente, contratempos podem surgir e por algum motivo específico, acontecer o caso do não comparecimento no check-in no voo de ida.
Para esses casos, ocorre o que é chamado de no-show.
Esse fato se aplica a toda vez que o passageiro não faz check-in ou até faz o check-in do voo de ida mas não embarca no avião e não avisa à companhia aérea com antecedência.
Em muitas dessas ocasiões, ocorre de a companhia aérea cancelar automaticamente o voo de volta e nem sequer avisar sobre esse cancelamento.
Isso pode trazer os mais variados prejuízos, fazendo o consumidor de vítima para outras complicações, como a compra total de uma nova passagem aérea, pagamento de taxa e multas ou até ter o problema de conexão perdida.
Todavia, essa é uma ação ilegal, pois a companhia aérea não pode cancelar o seu voo de volta, independente de quaisquer que forem os motivos de não poder comparecer no voo de ida.
Para essas situações o consumidor pode reivindicar seus direitos. Continue lendo e entenda como proceder com esses casos.
A companhia aérea cancelou seu voo de volta? Entenda seus direitos agora mesmo!
Se você teve o seu voo de volta cancelado e não pode remarcar, você foi vítima enquanto consumidor.
Isso porque o cancelamento automático do voo de volta por parte da companhia aérea é visto como uma prática abusiva, pois é considerada uma venda casada em razão de que ambas as passagens foram adquiridas de forma conjunta.
Quando essa situação ocorre, é importante tomar uma posição e não ficar parado.
De início, o passageiro pode informar à companhia aérea, até o horário do voo de ida, que precisará utilizar o voo de volta obtido anteriormente.
Uma outra forma é o passageiro entrar em contato com a companhia aérea e fazer o requerimento de um reembolso das passagens aéreas que foram canceladas e dos gastos extras que surgiram ao remarcar ou comprar novas passagens.
Caso a situação persista e a companhia aérea não proceder com a solicitação, é o momento de reivindicar uma indenização.
Você, como consumidor, tem esse direito a uma indenização por danos morais e materiais causados pelo cancelamento do voo.
Leia também: Posso pedir indenização por cancelamento de voo?
Seu voo de volta foi cancelado? Veja como ser indenizado com a Resolvvi!
Agora que você entendeu que o cancelamento do voo de volta é uma prática abusiva e ilegal por parte das companhias aéreas, é hora de reivindicar seus direitos com a ajuda da Resolvvi.
Seu direito a uma indenização se aplica no caso de o problema ter ocorrido em voos de até 2 anos atrás.
É preciso coletar as provas necessárias, como o comprovante de reserva ou o cartão de embarque do voo cancelado.
A aquisição de uma nova passagem após o cancelamento automático da outra também servirá como prova. Quanto mais provas tiver, melhor será para buscar seus direitos.
O próximo passo é acessar o nosso site e verificar rapidamente se seu caso é qualificado a receber uma indenização por danos morais.
Para a avaliação do caso, é necessário enviar as provas pelo próprio site e assinar todos os documentos de forma digital.
Em seguida, a Resolvvi irá tentar fazer um acordo com a empresa, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.
Não se preocupe, essa avaliação é totalmente gratuita e todas as partes do processo ocorrem de forma totalmente digital, sem precisar comparecer a nenhuma audição.
Cada atualização do seu caso pode ser acompanhada através do cadastro no site da Resolvvi.
Nós temos uma equipe de especialistas qualificados para te ajudar com o seu problema. E estaremos sempre à disposição para responder quaisquer dúvidas suas que surgirem.
O melhor de tudo é que você só paga se ganhar uma indenização. Essa taxa é referente a 30% do valor recebido.
Caso não ganhe, nós iremos arcar com todos os custos envolvidos. Pode ficar tranquilo. E conte com a Resolvvi para resolver o seu problema com voo.
Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.