Maragogi é uma pérola do litoral nordestino que, anualmente, atrai turistas do Brasil e do Mundo. Piscinas naturais, ótimos bares e restaurantes, sítios históricos e diversos passeis, como de buggy e barco, estão entre as principais atrações da cidade alagoana.
De todo o litoral norte do Estado, Maragogi é a principal referência, atraindo o maior valor per capita de turistas em toda região: R$ 9.907,00, segundo o Portal do Governo de Alagoas.
Além do exuberante mar azul esmeralda, o que mais está por trás do sucesso do “Caribe Brasileiro”? Separamos 10 dicas exclusivas para curtir Maragogi. Boa leitura!
10 dicas para curtir Maragogi
Confira as 10 principais atrações de Maragogi que separamos especialmente você!
1. Piscinas naturais
Talvez a grande atração de Japaratinga são as piscinas naturais em um azul esmeralda transparente, que trouxeram à região a fama de “Caribe Brasileiro”.
Passeie pelas cinco piscinas naturais ao longo da orla quanto desfruta da tradicional água morna do mar no Nordeste brasileiro, nada com os peixinhos e mergulha com o snorkel para observar os corais.
Quando chegar por lá, informe-se com os locais para saber o melhor horário para um passeio na maré baixa, assim você aproveita todo o potencial das águas transparentes sem ondas.
Leia também no Portal da Resolvvi:
2. Praia de Antunes
A Praia de Antunes é um famoso ponto de encontro em Maragogi (um dos mais famosos pontos turísticos do Nordeste) para quem quer curtir a praia enquanto petisca ou almoça de algum fruto do mar.
Até alguns anos atrás, essa faixa de areia era inacessível e não tinha pontos comerciais. Depois de proibirem a passagem de buggys pela região, o espaço foi tomado por barraquinhas, guarda-sóis e esteiras de bronzeamento para os turistas.
3. Praia do Burgalhau
A Praia do Burgulhau fica a apenas 4km do centrinho de Maragogi, logo é uma ótima opção para quem se hospeda na região para frequentar o local a pé.
O mar azul esmeralda chama a atenção dos banhistas, que encontram na praia excelentes bares com cartas de vinhos e drinks especiais.

4. Passeio de Barco
Além das piscinas naturais das orlas, há também verdadeiros oasis em alto mar que também são consequência dos bancos de corais.
Passeios exclusivos com embarcações locais levam os banhistas para mergulhar nessas regiões mais distantes da faixa de areia.
São piscinas rasinhas para adultos e crianças mergulharem enquanto observam os peixes e os corais.
5. Passeio de buggy
Por que não curtir um um passeio de buggy para passar pelos principais pontos turísticos da região, subir e descer em dunas, além de realizar bate-voltas em outras praias da região, como São Miguel dos Milagres e Porto de Galinhas.
Há várias alternativas de passeios — tanto os que duram de duas horas quanto os de 6 horas, com várias paradas em diferentes pontos do litoral nordestino, além de uma pausa para almoçar e se refrescar com drinks.
A maior parte dos trajetos é feita sob o asfalto. Portanto, a não ser que você queira muito andar de buggy, você pode fazer o caminho de carro comum.
6. Frutos do mar na praia
Camarão, lagosta, peixe, polvo e diversos outros mariscos são, como não poderia deixar de ser, os protagonistas do menu gastronômico em Maragogi. São protagonistas do turismo no Nordeste.
Tanto o centro da cidade quanto as orlas da praia oferecem restaurantes excelentes para todos os públicos e gostos, como:
- Restaurante do Mano: local simples, com pé na areia e o melhor dos frutos do mar.
- Meraki Beach: visual deslumbrante da praia.
- Tuyn: opção mais sofistifica, com pratos brasileiros e europeus, além de vista para o mar.
- Odoiá: cardápio diverso que combina comida contemporânea e nordestina.
- Tapioca da Martha: tradicional restaurante mais popular para quem busca um lanche acessível.
À medida que você passeia pela cidade, mais opções gastronômicas incríveis aparece à sua disposição.
7. Ruínas do mosteiro de São Bento
Visite esse importante sítio histórico e aequológico brasileiro que data de 1667/1668. O local fica na Praia de São Bento, no município de Maragogi, e não está muito bem preservado.
Entretanto, vale a visita pelo potencial histórico do edifício, além de ainda ser possível contemplar a estrutura da antiga capela, feitas de pedra e óleo de baleia.
8. Centrinho de Maragogi
Passei pelo calçadão e pela passarela de madeira para assistir ao pôr do sol. É 100% gratuito e uma experiência de rara beleza.
Além disso, visite os centrinhos de artesanato, a tradicional Igreja da Matriz e as lojas de roupa na Rua Coronel Lopes Cordeiro.
Para quem curte uma vida noturna mais agitada, diversos barzinhos e restaurantes ficam abertos até tarde da noite para tomar um cerveja, um drink ou até mesmo um caldo de cana.
9. Bate-volta a Japaratinga
A apenas 12km do Centro de Maragogi, localiza-se a praia de Japaratinga, famosa pelas mesmas piscinas naturais da sua irmã mais famosa, mas com um fluxo de turistas bem mais reduzido e, em muitos estabelecimentos, com preços mais atraentes.
Essa é a opção perfeita para busca praias mais desertas para desfrutar de um contato mais íntimo com a natureza.
10. Mergulho de cilindro
Os mais aventureiros podem mergulhar nas piscinas naturais de Maragogi com um cilindro, em passeios que geralmente duram de 20 a 40 minutos.
Quem não tem instrução ou zero experiência com o cilindro, há a possibilidade de realizá-lo na companhia de um instrutor, além de um curso rápido para executar o mergulho com tranquilidade.
Os mais experientes e com comprovada capacitação estão aptos a mergulharem no fundo do mar de Maragogi completamente sozinho.
Ir para Maragogi é barato?
Três fatores são essenciais para economizar mais na sua viagem a Maragogi:
- optar por um transporte terrestre, como carro ou ônibus;
- comprar com antecedência e planejamento para obter passagens mais baratas;
- evitar os períodos de alta estação, quando o fluxo de turistas é maior e os preços ficam mais salgado.
Para quem mora mais distante, apesar de mais caro, o avião é sem dúvida a opção mais conveniente. Nesse caso, os três aeroportos mais próximos ficam em Recife (190km), Maceió (125km) e Porto Calvo (35km). Em seguida, o trajeto é pela via terrestre.
Inclusive, se você tiver problemas com voo, como atraso, cancelamento, ou extravio de bagagem, entre em contato com a Resolvvi para conseguir uma indenização em virtude desse inconveniente.
Perguntas frequentes sobre o que fazer em Maragogi
A principal atração são as piscinas naturais de águas transparentes em tom azul esmeralda. A beleza e a cor intensa do mar trouxeram à região a fama de “Caribe Brasileiro”.
Você pode nadar com os peixinhos, mergulhar com snorkel para observar os corais e aproveitar as águas mornas e rasas durante a maré baixa (o melhor horário para o passeio).
Maragogi pode ser econômico se você se planejar. A dica é evitar a alta temporada, comprar passagens com antecedência e, se possível, optar pelo transporte terrestre em vez de aéreo (considerando que os aeroportos próximos ficam em outras cidades).
A Praia de Antunes é famosa pelo ponto de encontro com bares e petiscos de frutos do mar. A Praia do Burgalhau, a apenas 4km do centro, é conhecida pelo mar azul esmeralda e bares com drinks.
Maragogi oferece passeios de barco para oásis em alto mar (piscinas naturais mais distantes), passeio de buggy pelos pontos turísticos, e a opção de mergulho com cilindro nas piscinas naturais.