Você saberia dizer se quem tem nome sujo pode abrir conta poupança? Muitas pessoas desconhecem os direitos dos negativados pelo mercado. Leia este conteúdo e tire suas dúvidas.
Não é novidade que, infelizmente, muitos brasileiros acabam não conseguindo cumprir seus compromissos financeiros e, por consequência disso, ficam com o nome sujo.
Diante disso, é importante saber que ficar com o nome sujo pode trazer diversas consequências e limitações para as ações financeiras do consumidor.
Por exemplo, uma dúvida comum entre as tantas do que o inadimplente pode ou não fazer é se quem tem nome sujo pode abrir conta poupança.
Pensando nisso, trouxemos uma explicação completa sobre o assunto. Acompanhe!
O nome sujo pode trazer quais problemas para a vida financeira?
Estar com o nome sujo pode trazer diversas consequências negativas para a vida financeira dos consumidores, principalmente para aqueles que preferem comprar a prazo.
Porque, normalmente, quem fica com o nome negativado não pode pedir novas linhas de crédito, além de impedir a abertura de uma conta corrente, solicitação de um cartão de crédito ou até mesmo na hora de locar um imóvel.
No momento em que você precisar do crédito e estiver com o nome sujo, não vai adiantar reclamar. Com o nome sujo, para obter qualquer espécie de crédito será necessário quitar as dívidas.
O que significa estar com o nome negativado?
Estar com o nome negativado ou sujo significa, de maneira geral, estar inscrito nos cadastros de inadimplentes.
Ou seja, quer dizer que o consumidor não pagou alguma dívida, e por isso seu nome foi incluído no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.
Dessa forma, as empresas normalmente consultam esses órgãos para saber a situação do cliente e liberar o crédito de acordo com a realidade do consumidor.
O que é estar inscrito no Serasa/SPC?
Estar escrito no Serasa/SPC é estar cadastrado em um órgãos de proteção ao crédito.
Logo, isso significa que devido a alguma dívida não paga seu nome foi registrado inadimplente.
Com isso seu histórico financeiro poderá ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a aos dados desses órgãos dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.
Como meu nome foi parar no Serasa/SPC?
Caso você não pague alguma dívida em seu nome você poderá ser negativado. Os órgãos responsáveis pela negativação devem lhe notificar e caso mesmo assim o pagamento não seja realizado seu nome poderá ficar sujo.
Quais os malefícios da negativação?
No geral as pessoas sabem que não é bom para as finanças ter o nome sujo, pois o nome sujo indica para o mercado que a pessoa é má pagadora. Mas podemos citar alguns problemas que o nome sujo pode lhe causar:
- Fazer financiamentos, geralmente o nome sujo dificulta muito esse processo;
- Conseguir um empréstimo, os bancos costumam negar caso o cliente esteja negativado ou tenho uma saúde financeira ruim;
- Abrir conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito. Os bancos podem restringir tais serviços para se resguardar devido a situação financeira dos clientes.
Afinal, quem tem nome sujo pode ou não abrir conta poupança?
Normalmente, os bancos costumam bloquear a concessão de crédito para clientes com o nome sujo.
No entanto, quando se trata de poupança, não existem serviços de manutenção envolvidos, nem limites de crédito, ou serviços como cheque especial e cartão de crédito .
Dessa forma, quem tem nome sujo pode abrir uma conta poupança com mais facilidade.
No entanto, vá preparado! Pois o banco ainda pode recusar abrir sua conta poupança se você tem o nome sujo.
Mesmo que seja um direito seu poder abrir a conta poupança, o banco pode colocar dificuldade.
Nesses casos, você pode reclamar no PROCON, ou no Banco Central. Para facilitar, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil são os bancos onde é mais fácil abrir a conta poupança com nome sujo.
Estou com o nome sujo. Ainda tenho direitos?
Seu nome pode estar sujo, mas você ainda tem direitos enquanto consumidor inadimplente!
Por isso, trouxemos algumas informações sobre o consumidor que está negativado para você entender melhor:
- Se torna mais difícil fazer financiamentos, geralmente o nome sujo dificulta muito esse processo;
- O banco pode negar crédito depois que eu limpei meu nome;
- Outra empresa pode comprar minha dívida. É comum que devedores recebam cartas ou ligações de outras empresas, dizendo que “compraram” a dívida do credor;
- Há um prazo máximo para meu nome ficar sujo. O prazo máximo é de cinco anos para que o CPF negativado saia dos órgãos de proteção ao crédito, a partir da data da dívida;
- Não posso ser impedido de tirar passaporte ou visto. O consumidor não pode ser impedido de tirar passaporte, nem visto para o exterior, por causa do nome sujo;
- Um concurso público pode me eliminar. Quase todos os concursos públicos não podem eliminar candidatos por nome sujo, com exceção de concursos para o setor bancário, para cargos no Banco Central, na Casa da Moeda ou no BNDES, por exemplo;
- A instituição de ensino pode recusar a renovação da minha matrícula. Escolas e faculdades podem recusar a renovação de matrícula por inadimplência, desde que não haja constrangimento;
- O banco pode impedir que eu abra uma conta corrente;
- Não devo receber mensagens e ligações insistentes de cobrança. Receber diariamente mensagens e ligações de cobrança ou passar por situações de constrangimento pode ser considerado cobrança abusiva, segundo o Código de Defesa do Consumidor;
- A empresa precisa avisar que meu nome será negativado. Quando a empresa credora coloca o CPF de um devedor no Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC, o devedor tem direito a receber uma notificação do órgão de proteção ao crédito, informando que, se não quitar a dívida dentro de um prazo, seu nome será negativado.
Existem crédito e empréstimo para quem tem nome sujo?
Como dissemos acima, estar com o nome sujo não significa que você não está apto a conseguir um crédito.
Aliás, algumas modalidades de crédito, como o empréstimo consignado, surgiram justamente para ajudar os brasileiros a sair das dívidas.
Leia também: Saiba como pedir empréstimo pessoal para negativados
Contudo, em caso de restrição no CPF, a análise de crédito tende a ser mais criteriosa.
Isso acontece porque as instituições financeiras somente concedem empréstimos cujas parcelas não excedam 30% da renda do solicitante.
Com o intuito de garantir a rentabilidade e o risco de inadimplência do consumidor, as empresas fazem cálculos de quais são as chances da pessoa não pagar pelo empréstimo para quem tem nome sujo.
Algumas instituições trabalham focadas em empréstimos para quem tem nome sujo, um exemplo é a Finanzero.
Posso ficar com o nome sujo sem estar devendo?
Não pode, mas acontece.
Muitas dessas situações acontecem por algum erro do estabelecimento que fez a inscrição indevida, geralmente por não dar baixa em alguma conta, por exemplo.
São diversos os prejuízos quando um nome é negativado de forma indevida. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, devem fornecer informações claras e objetivas aos consumidores sobre suas situações.
Havendo qualquer equívoco na inclusão do nome de determinada pessoa nesses órgãos, é direito do consumidor exigir a correção.
E, em muitos desses casos, é até possível solicitar um pedido de indenização por danos morais em razão desse erro.
Por isso a importância de estar atento aos seus direitos e entender quando seu nome pode ser sujo de forma indevida.
A Resolvvi pode limpar seu nome negativado indevidamente e buscar uma indenização para você!
A Resolvvi oferece um serviço especializado em nome negativado indevidamente e podemos te ajudar a resolver essa situação de forma rápida, prática e segura.
Nós cuidamos de toda a burocracia do seu caso e você só paga nossa taxa de serviço, no valor de 30%, se ganhar!
Se não ganhar, não se preocupe. Se você ainda não se convenceu da importância de limpar seu nome e exigir seus direitos, fique sabendo que o valor da indenização por nome sujo indevidamente fica em torno de 4 mil reais!
E o melhor: A Resolvvi arca com todos os custos envolvidos e você não paga nada. Você não tem nada a perder!
Exija seus direitos agora mesmo!
Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.