Já ficou se perguntando como cancelar cartão de crédito e nem fazia ideia por onde começar?
Com nossas dicas, você vai cancelar seu cartão com segurança e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Acompanhe.
Quer saber como cancelar cartão de crédito? Confira as nossas dicas!
A praticidade oferecida pelo uso do cartão de crédito, aliada à possibilidade de um maior controle do fluxo de gastos (se usado corretamente), garantiu a essa modalidade de crédito um papel muito importante na vida dos consumidores.
Ao mesmo tempo, essa importância tem gerado uma ampla oferta de linhas de crédito disponíveis no mercado, o que pode causar determinados problemas cada vez mais recorrentes entre os consumidores.
Além disso, ainda há o problema da falta de planejamento financeiro que, junto de muitas linhas de crédito, pode levar à inadimplência.
Você se identifica com essa situação?
Se sim, segue a leitura e vamos te explicar como cancelar um cartão de crédito!
Quer saber como cancelar cartão de crédito? Primeiro, fique atento aos seus direitos!
Antes de aprender como cancelar cartão de crédito e seguir nosso passo a passo, fique tento ao que você pode ou não fazer.
Acompanhe!
Recebeu um “cartão de crédito surpresa”?
Muitas instituições financeiras costumam enviar cartões de crédito sem os consumidores terem solicitado, o que não é permitido.
Essas empresas deveriam assegurar o envio de um cartão de crédito ou habilitar sua utilização somente com a expressa solicitação ou autorização do cliente.
Infelizmente, essa ainda é uma prática muito comum!
Muitos consumidores tem se sentido lesados em razão desses cartões “indesejados”, mas esbarram nas burocracias e informações difusas para o seu cancelamento.
Nesse caso, se você passou por isso e quer saber como cancelar esse cartão de crédito enviado sem a sua solicitação? Nós podemos simplificar essa tarefa para você! Não deixe de ler até o final.
Abriu a carteira e sentiu que tem “cartões demais”?
A ampla oferta de linhas de crédito disponíveis no mercado tem feito com que muitas pessoas, sem perceberem, se vejam com dez cartões na carteira.
Muitas vezes, a maioria desses cartões é pouco ou nunca utilizados.
Sendo assim, se você decidiu dar aquela otimizada nos seus cartões de crédito? Pode ser uma boa ideia cancelar aqueles cartões que não sejam de fato necessários!
Precisa reduzir os gastos no cartão de crédito?
Se o problema é que você está enfrentando dificuldades financeiras por gastar demais com o cartão, talvez uma medida mais radical para a saúde das suas finanças seja cancelar o cartão ou pelo menos solicitar um cartão de crédito sem anuidade.
Além de saber como cancelar o cartão de crédito, a melhor saída é investir de vez em seu planejamento financeiro, seguindo com atenção as orientações para a organização do seu dinheiro.
Leia também: 10 dicas de como ganhar dinheiro na quarentena
Decidiu entrar nessa jornada da sua vida financeira? Para ajudar você, trouxemos algumas dicas para simplificar os procedimentos de cancelamento do cartão de crédito e facilitar o seu sucesso nessa tarefa!
Passo a passo de como cancelar cartão de crédito:
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que você pode cancelar o seu cartão de crédito quando quiser.
Ou seja, é um direito seu!
Para isso, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da operadora do seu cartão e solicitar o cancelamento.
Verifique se há saldo devedor ou compras parceladas no cartão
Mas, antes até de entrar em contato com a administradora para solicitar o cancelamento do cartão de crédito, vale conferir qual é o seu saldo devedor e se há parcelas não pagas a vencer.
Neste momento, não se esqueça de que não basta ter quitado integralmente a última fatura.
O valor a ser pago é calculado alguns dias antes do vencimento do cartão, então algumas compras realizadas após essa data podem não ter sido computadas.
O ideal é checar minuciosamente as suas faturas, com atenção redobrada às datas.
Lembre-se que apenas o titular do cartão pode cancelar o serviço.
Além do mais, outro lembrete importante diz respeito aos cartões dos dependentes: eles também serão automaticamente desativados, e, por isso, também devem ter suas pendências devidamente conferidas.
Se possível, quite todas as dívidas antes de solicitar o cancelamento
Ao decidir pelo cancelamento, o ideal é que você não tenha nenhuma dívida ou parcela a ser paga no cartão, para evitar maiores aborrecimentos.
Lembre-se: nenhuma dívida é cancelada juntamente com o cartão.
Ou seja, mesmo que você consiga cancelar o seu cartão tendo ainda dívidas ou parcelas pendentes, saiba que o cancelamento por si só não elimina o dever de pagar o que deve.
Recomendamos que, se possível, você opte por quitar todas as dívidas pendentes antes de solicitar o cancelamento.
Para isso, você pode negociar a transferência das parcelas pendentes para um cartão de débito ou carnê, e solicitar o pedido de suspensão do cartão enquanto finaliza esses pagamentos.
Outra alternativa é esperar vencer todas as parcelas antes de solicitar o cancelamento, e não realizar mais nenhum pagamento com o cartão até que todas essas dívidas estejam quitadas.
Se realmente não for possível quitar essas dívidas, você pode enviar uma carta com aviso de recebimento (AR) para a operadora do cartão, solicitando o cancelamento e “declarando-se em mora” (ou seja, em atraso) com o saldo devedor.
A partir do recebimento desse documento, a empresa terá um prazo para se manifestar sobre a situação. Mas é importante deixar claro: prepare-se para muita burocracia, de preferência com um bom suporte de um advogado.
Confira a política de cancelamento diretamente com a operadora do cartão
Se você quer saber como cancelar o cartão de crédito de vez, fique ligado nas condições e políticas de cancelamento com sua operadora do cartão.
Muitos bancos possuem o passo a passo para o cancelamento dentro do seu próprio portal.
Antes de procurar a Central de Atendimento, recomendamos que você acesse o site da operadora do cartão e explore as informações disponíveis que possam ajudar você nessa tarefa.
E não se es esqueça de considerar a política interna específica da instituição responsável pelo seu cartão.
Veja abaixo o passo a passo de como cancelar cartão de crédito das principais operadoras no Brasil:
- Como cancelar cartão de crédito do Banco do Brasil
- Como cancelar cartão de crédito da Caixa
- Como cancelar cartão de crédito do Bradesco
Ligue para a central de atendimento ao cliente
Já está quase lá, certo?
Agora, sabendo qual é seu saldo devedor e conhecendo a política de cancelamento da instituição financeira responsável pelo cartão, é hora de entrar em contato com a central de atendimento ao cliente para realizar o cancelamento.
Ao conversar com o atendente, confirme novamente se não há nenhuma pendência e se o saldo está completamente quitado.
Caso ainda tenha algum valor restante, confira se ele procede e, se sim, pague a dívida imediatamente.
De posse dessas informações, aí sim, solicite expressamente o cancelamento do seu cartão de crédito.
Leia também: Como cancelar uma compra no cartão de crédito? Veja seus direitos
Guarde o registro da confirmação do cancelamento
Anote e guarde o número do protocolo do cancelamento, aquela sequência de números que parece ter pouca relevância.
Não se engane! A sequência de números é a sua prova de que você já pediu o cancelamento.
Para uma maior segurança, anote também o nome da pessoa com quem falou, assim como o dia e a hora em que a ligação foi feita, pois essas podem vir a ser informações cruciais caso você tenha algum problema no futuro.
Destrua fisicamente o seu cartão
Depois de passar por todo o processo de cancelamento do cartão de crédito, não se esqueça de destruir fisicamente o seu cartão.
Apesar de já tê-lo cancelado, o que impossibilita a sua utilização mesmo em caso de roubo ou perda, é um cuidado que nunca é demais para garantir a sua proteção.
Isso vai te ajudar também a evitar fraudes no cartão de crédito.
É preciso ter paciência e estar bem informado para cancelar o seu cartão corretamente.
Lembre-se que você pode cancelar o serviço a qualquer hora: basta apenas a decisão de que não deseja mais utilizar esta forma de pagamento.
Essa pode ser uma dura empreitada, pois dificilmente alguma operadora de cartão vai desistir de você tão facilmente.
É comum que os atendentes, ao receberem a solicitação do cancelamento, façam ofertas e ofereçam vantagens adicionais para manter você como cliente.
Você pode, ainda, ser pego de surpresa por dívidas, taxas e parcelas remanescentes, o que pode acabar complicando a sua vida financeira.
Por isso, fique atento às suas despesas pendentes para não ter dor de cabeça no futuro e boa sorte com o processo!
E aí, gostou de aprender como cancelar cartão de crédito?
Não deixe de continuar acompanhando nossas dicas no Blog da Resolvvi.
Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.