Tempo de leitura: 7 minutos

Como conseguir perdão da dívida do FIES?

Busca saber como conseguir perdão de dívida do FIES? Então confira o nosso artigo e fique por dentro das principais informações!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem possibilitado muitos brasileiros de ingressarem no ensino superior.

Funcionando como um financiamento, o FIES permite que os estudantes beneficiados estudem em instituições privadas e só paguem o valor do curso após a graduação.

No entanto, devido aos altos custos, muitos desses estudantes acabam caindo em inadiplência por falta de quitação dos valores do financiamento.

Desse modo, já que o FIES suja o nome do consumidor, os estudantes com débitos sempre buscaram uma forma de quitar as dívidas sob condições mais facilitadas.

Para isso foi criado o perdão de dívidas do FIES.

Nesse sentido, escrevemos este artigo para informar nossos leitores sobre como conseguir o perdão de dívida do FIES.

👉 Seu nome está negativado por uma dívida que não fez ou que você já pagou? Exija seus direitos.

Ficou curioso(a)? Então continue a leitura e saiba mais!

FIES pode negativar o nome de um consumidor?

Antes de ensinarmos como conseguir o perdão de dívida do FIES, gostaríamos de lhe alertar para um fato.

Diferente do que muita gente pode achar, caso haja débitos com o financiamento, o consumidor por ter o nome negativado, ou nome sujo, como é popularmente conhecido.

E mesmo que tenha desistido do curso, as dívidas continuam em aberto, já que desistir do curso não significa estar isento de pagar pelo tempo em que cursou.

No entanto, sempre que falamos em nome negativado, não podemos deixar de falar sobre nome negativado indevidamente.

Isso acontece quando o nome de um consumidor é inscrito em algum dos órgãos de proteção ao crédito por uma dívida já paga ou que nunca existiu.

Nesses casos, o consumidor pode contar com dois direitos principais: a retirada imediata da negativação e receber uma indenização por nome sujo indevidamente.

Se passar por isso, o consumidor pode contar com Resolvvi para fazer justiça! Nós o ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização!

Para isso, basta avaliar o caso grátis em nosso site.

Tudo é feito de forma online, sem burocracia e o consumidor só paga pelo serviço se ganhar!

A seguir falaremos sobre como conseguir perdão de dívida do FIES, continue a leitura e saiba mais.

Leia também: Quanto tempo leva para limpar o nome?

O que é e como conseguir o perdão de dívida do FIES?

Em 11 de fevereiro de 2022 foram publicadas as regras para conseguir o perdão de dívida do FIES.

O perdão de dívida do FIES é, portanto, uma medida que busca permitir que débitos com o fundo sejam renegociadas com desconto, dando a oportunidade de o beneficiado conseguir quitar os seus débitos de forma facilitada.

Nesse sentido, a data inicial para tentar conseguir o perdão de dívida com o FIES foi no dia 7 de março e indo até o dia 31 de agosto.

Dessa forma, o objetivo é fazer com que se reduza ao máximo os índices de inadimplência com o fundo.

Afinal, por mais que o FIES torne o acesso ao nível superior mais fácil, infelizmente os valores que se têm acumulados ao fim do curso são altíssimos.

Assim, diante dos índices de pessoas com graduações a nível superior que não conseguem emprego nos primeiros anos de formação, infelizmente a situação de débitos se torna uma realidade.

Quem pode conseguir o perdão de dívida do FIES?

Pela determinação, poderá conseguir o acordo de dívidas do FIES quem firmou contrato com o fundo até o segundo semestre de 2017.

Além disso, o desconto varia de acordo com o perfil do aluno e o tempo de atraso, confira:

  • Inscritos no CadÚnico ou beneficiados com o Auxílio Emergencial: poderão ter desconto de até 92% sobre o valor total da dívida, podendo parcelar em até 10 vezes;
  • Beneficiados que não pagam há mais de 360 dias: desconto de até 86,5% no valor da dívida;
  • Os que possuem atraso entre 90 e 360 dias: desconto de 12% no saldo devedor, multas isentas e com parcelamento em até 150 vezes.

Desse modo, diante dessas facilidades, fica claro que conseguir o perdão de dívidas do FIES pode ser uma boa opção para sair do vermelho.

Como aderir?

Com a caixa econômica, espera-se que 800 mil beneficiados com débito médio de R$ 35 mil possam fazer a renegociação de forma online, por meio do site, e conseguir o perdão da dívida do FIES.

Após analisar as situações em que se enquadra e simular a renegociação, é necessário gerar o boleto de pagamento da primeira parcela que servirá como entrada, ou pagamento definitivo, caso tenha acordado o pagamento em uma única parcela.

Com o Banco do Brasil, mais de 500 mil beneficiados possuem débitos com o FIES e poderão buscar conseguir o perdão de dívidas por meio do App do banco.

Para isso, é só acessar a opção “Solução de Dívidas” e ir em “renegociação FIES”.

Feito isso, o beneficiado já poderá conferir se faz parte do público alvo, bem como as condições disponíveis para conseguir o perdão de dívida com o FIES.

Quanto ao valor mínimo das parcelas, portanto, será de R$ 200 reais, com promessa de retirada da negativação do nome após o pagamento da primeira.

Leia também: Como pagar dívidas negativadas e limpar o nome?

O que acontece se atrasar as parcelas?

Bom, antes de qualquer coisa, devemos dizer que, ao conseguir o perdão de dívida do FIES, não atrase!

Isso porque, se atrasar três parcelas do refinanciamento, o beneficiado perderá o direito de ter as dívidas perdoadas e os descontos serão cancelados!

Além disso, saiba que o atraso das parcelas gera juros de mora de 1% do valor ao mês, ou fração, que incide sobre o valor da parcela em atraso e multa de 2% sobre o total das parcelas que restarem.

Desse modo, conseguir o perdão de dívidas do FIES pode ser uma oportunidade única e que não deve ser desperdiçada.

Isso porque, além da possibilidade de quitar a dívida com o fundo, o consumidor ainda poderá reestabelecer a reputação diante do mercado através da saída da negativação.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, caso possua esse tipo de débito e se encaixe nos requisitos, não deixe de aproveitar essa oportunidade única.

Por fim, vale relembrar: a renegociação poderá ser feita até o dia 31 de agosto deste ano, então não perca tempo!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Lucas Evangelista
Lucas Evangelista

Head Financeiro na Resolvvi, Lucas escreve artigos para o Portal sobre planejamento financeiro para ajudar consumidores a terem mais organização e segurança no dia a dia.

Todos os posts