Busca saber como fazer carteira de trabalho online? Confira o nosso artigo e fique por dentro das principais informações!
As facilidades do mundo digital têm se tornado cada vez mais úteis para os usuários.
Com tanto avanço, até mesmo os documentos de papel têm dado espaço às versões digitais, como é o caso da carteira de trabalho.
Desde 2019 o serviço está disponível e ter a carteira de trabalho sempre em mãos nunca foi tão fácil.
No entanto, pessoas ainda têm dificuldade na hora de solicitar documentos online.
Daí surge o questionamento: “Como fazer carteira de trabalho online?”.
Diante disso, escrevemos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre carteira de trabalho online, inclusive sobre como fazer uma!
Continue a leitura e confira.
Passo a passo de como fazer a carteira de trabalho online
Como o cadastro é feito por meio do Gov.br, para fazer a carteira de trabalho online você precisa estar cadastrado no portal.
Caso não estiver, basta acessar o site, clicar em “entrar”, inserir o seu CPF e continuar com o cadastro, respondendo à todas as informações necessárias.
Porém, se já possuir cadastro, é só seguir o passo a passo:
- Baixe o aplicativo CTPS digital ou acesse o site do Ministério da Economia;
- Entre na sua conta: Insira o seu CPF, clique em “continuar” e insira a sua senha;
- Confirme as informações pessoais: serão solicitados dados como nome da mãe e data de nascimento. Quando isso acontecer, basta escolher as opções corretas e prosseguir. Com isso, já estarão disponíveis para visualização os dados mais básicos sobre os vínculos empregatícios;
- Confirmação de vínculos anteriores: por último, para ter acesso a mais informações sobre a carteira de trabalho online, serão solicitadas novas confirmações, desta vez sobre vínculos empregatícios anteriores, como nome do último empregador, o ano do último contrato e se você recebeu os benefícios do INSS nos últimos 5 anos. Sempre escolha a opção correta e clique em “confirmar”. Com isso, você passa a ter acesso a todos os dados de vínculos empregatícios.
Desse modo, esteja sempre atento ao confirmar as informações, para que não tenha a carteira de trabalho digital bloqueada.
Além disso, após estar com o acesso, o seu CPF passa a ser também o número da sua carteira de trabalho.
Fiz a carteira de trabalho online e meus dados estão errados, e agora?
Se houverem informações erradas sobre períodos posteriores a setembro de 2019, a indicação é que você recorra ao empregador e solicite a correção.
Porém, o Governo assegura que erros ou inconsistências serão corrigidas de forma automática, pelo próprio sistema da carteira de trabalho online, já que está em constante atualização.
E se eu nunca solicitei a carteira de trabalho?
Nesse caso, ainda assim você já terá a sua carteira de trabalho online!
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro que possua CPF, também já possui a Carteira de Trabalho Digital.
Desse modo, se você nunca emitiu o documento físico, não precisa emitir.
Portanto, quem nunca trabalhou de carteira assinada possui o documento, mas apenas com os os dados pessoais de qualificação civil.
No entanto, se ainda assim preferir possuir o documento físico, basta fazer o agendamento por telefone, ligando para o número 158.
Posso usar a carteira de trabalho digital como documento de indetificação?
Como você deve saber, é comum que pessoas apresentem a carteira de trabalho física como documento de identificação, por se tratar de um documento oficial com foto.
No entanto, no caso da carteira de trabalho digital, ela valerá apenas como um documento com o fim de acompanhamento da situação contratual de trabalho.
Desse modo, você não pode apresentá-la como um documento de identificação.
A carteira de trabalho digital substitui a de papel?
Este é um dos motivos para a modernização do documento, portanto, sim, a carteira de trabalho emitida de forma online substitui a impressa!
E isso é válido desde 2019, ano em que a CTPS digital entrou de vez em vigor.
Então posso jogar fora a de papel?
Se você já possui a carteira de trabalho convencional, ou seja, a impressa, o indicado é que você mantenha o documento guardado consigo.
Isso porque ela ainda continuará a ser o documento para comprovar o tempo de trabalho anterior à modernização!
e se o empregador ainda não fizer o uso do esocial?
Para que possa ter o controle da contratação de seus funcionários por meio da carteira de trabalho online, é preciso que o empregador faça o uso do eSocial, que é um sistema virtual do Governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Desse modo, o empregador fica isento de fazer qualquer anotação na carteira de trabalho de papel, sendo necessário apenas o número do CPF do empregado.
No entanto, ainda há empregadores que não usam o eSocial.
Nesse caso, ele precisará socilitar a Carteira de Trabalho física ao seu empregado, na hora da contratação
Portanto, isso quer dizer que pode ser que a carteira física seja solicitada, a depender do empregador.
Sendo assim, caso não possua, como já dissemos, basta solicitar o agendamento por telefone, no número 158, ir até o posto de atendimento na data e hora marcadas e fazer a emissão.
Posso emitir a carteira de trabalho online estando com o nome sujo?
Com certeza você já deve ter se deparado com muitos mitos ou questionamentos envolvendo nome negativado e a emissão de documentos, como o se “quem tem nome sujo pode emitir passaporte?”.
Nesse sentido, quando envolvendo o mundo do trabalho, muitas pessoas repassam informações precipitadas ou incoerentes.
E sobre a emissão da Carteira de Trabalho, seja a física ou a online, há quem se questione se estar com o nome sujo impede de emitir.
Sobre isso, fique tranquilo, pois pode sim!
No entanto, não podemos deixar de aproveitar para falar que se manter com nome limpo é importante para a vida financeira dos trabalhadores, principalmente quando se tratando da possibilidade de conseguir crédito ou empréstimos.
Portanto, é interessante que os trabalhadores consultem o seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito sempre que possível.
Ficar por dentro da situação do nome pode evitar muitas dores de cabeça.
Além disso, há casos em que se descobre uma negativação indevida!
Se você não sabe, esse é um problema comum e acontece quando uma empresa suja o nome de um consumidor por uma dívida que ele não possui.
Diante disso, esse consumidor possui direitos, sendo a retirada da negativação e indenização por nados morais os principais.
Se você passar por isso, conte com a Resolvvi para fazer justiça!
A Resolvvi é uma startup que tem como foco diminuir o abismo que existe entre o consumidor e os seus direitos.
No caso de negativação indevida, poderemos lhe ajudar com o pedido de indenização. Basta avaliar seu caso grátis em nosso site.
Tudo é feito de forma online, com zero burocracia e você só paga pelo serviço se ganhar!
Gostou das nossas informações? Então não perca tempo e emita a sua carteira de trabalho online e faça parte da modernização!
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Head Financeiro na Resolvvi, Lucas escreve artigos para o Portal sobre planejamento financeiro para ajudar consumidores a terem mais organização e segurança no dia a dia.