Como funciona a anuidade do cartão de crédito

como funciona a anuidade do cartão de crédito
faça justiça com a resolvvi

É muito difícil falar em cartão de crédito e não falar também em anuidade. No entanto,  muita gente ainda não entende o que é ou como funciona essa taxa. 

Neste artigo nós vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o conceito e ainda apresentaremos os melhores cartões disponíveis no Brasil que não cobram a anuidade.

O que é anuidade

A anuidade é uma taxa cobrada pela manutenção do serviço de cartão de crédito. A maioria dos usuários de cartão de crédito paga a anuidade, mas já existem diversas opções no mercado de cartões que não cobram esta taxa.

A anuidade é como uma “assinatura”, ou seja, ela é paga para que você possa continuar usando seu cartão regularmente. 

O valor arrecadado com essa taxa é usado pela empresa, entre outras coisas, para custear a emissão do cartão, o atendimento, a manutenção de softwares, o monitoramento de fraudes, etc.

Normalmente, quanto maior a anuidade, mais benefícios tem o cartão. Aqueles cartões que não têm anuidade, por exemplo, são justamente os que apresentam benefícios mais básicos. 

Entre os benefícios que aumentam junto com o valor da anuidade estão: limite de crédito, cashback, descontos em lojas parceiras, programa de milhas, programa de pontos, seguros, etc.

Em alguns cartões, inclusive, é possível conseguir desconto na anuidade de acordo com o volume gasto em compras no cartão.

Embora o Banco Central estipule regras para o funcionamento da anuidade, é a instituição financeira responsável pelo cartão que define qual será o valor e como (ou se)  será cobrada a anuidade.

A anuidade pode ser negociada?

Sim. Há diversas empresas que dão a possibilidade aos clientes de entrarem em contato pelos canais de atendimento e negociarem o valor da anuidade. 

Clientes que possuem um bom perfil financeiro, como dívidas em dia e renda fixa e alta, podem conseguir uma anuidade mais baixa, mantendo, ao mesmo tempo, os benefícios do seu cartão de crédito atual.

Em alguns casos pode-se conseguir a isenção total da anuidade. Por outro lado, uma negociação muito comum é a que envolve a troca de uma anuidade convencional por uma diferenciada, ou vice-versa.

Anuidade diferenciada e convencional: qual a diferença?

Pouca gente sabe da existência desses dois tipos de anuidade. Apesar do nome, a anuidade diferenciada é o tipo mais comum, o que faz com que muitos imaginem que ela é o único tipo existente. 

Trata-se da anuidade dividida em 12 vezes, convertendo-se em uma taxa mensal. Para entender melhor o conceito, basta lembrar que a anuidade dos cartões normalmente é anunciada assim: “12x de 19,99”.

A anuidade convencional, por seu lado, é a menos comum. Trata-se da anuidade paga à vista ou parcelada em poucas vezes, normalmente em até três vezes. 

A anuidade convencional geralmente custa menos que a diferenciada, se considerarmos o valor total. A diferenciada, no entanto, apresenta a vantagem de ter o custo diluído ao longo dos meses e é mais recomendada para clientes de renda baixa.

Melhores cartões sem anuidade

Para entender qual o melhor cartão de crédito sem anuidade, é preciso observar todas as condições de funcionamento do cartão, considerando custos e benefícios. 

Como já dissemos, os cartões sem anuidade costumam ter os benefícios mais básicos, porém, muitas empresas, especialmente os bancos digitais, oferecem cartões sem anuidade bastante vantajosos.

Confira nossa seleção com as 3 melhores opções dessa categoria.

Inter

Um dos principais bancos digitais em atividade no Brasil atualmente, o Banco Inter oferece um cartão de débito e crédito sem anuidade e com várias vantagens:

  • Descontos em lojas parceiras;
  • Programa de cashback;
  • Cartão Virtual, útil para compras online;
  • Sem taxa de saque na função crédito;
  • CDB Mais Limite de Crédito: você faz investimentos e eles se convertem em limite do cartão;
  • Conta digital com PIX, saque e transferência gratuitos.

Nubank

O Nubank também é referência entre os bancos digitais e se destaca quando o assunto é cartão sem anuidade. Os cartões de crédito Nubank, além de não terem anuidade, também apresentam isenção de outras taxas e várias vantagens, como você pode ver abaixo:

  • Descontos em parcelas antecipadas;
  • Cartão Virtual;
  • Nas compras internacionais, é considerada a cotação do dólar no momento em que a compra é processada;
  • Programa Nubank Rewards, com pontos que podem ser convertidos em produtos e milhas;
  • É possível fazer recarga de celular pelo cartão.

Next

O Next também é conhecido por oferecer seus serviços de forma totalmente online, sem burocracia. O cartão Next Visa Internacional não tem anuidade e ainda traz diversos benefícios:

  • Descontos nas compras em parceiros, como Xbox, Natura, Hotel Urbano, CNA, Uber e muitos outros;
  • Cashback nas compras em parceiros;
  • Saques, transferências e pagamentos de boleto gratuitos e ilimitados;
  • Sem renda mínima;
  • Cashback social: com ele parte das suas compras no débito ou crédito são revertidas em doações para projetos sociais da sua escolha.

Considerações finais

A anuidade é uma taxa necessária para que as gestoras de cartão de crédito possam oferecer um serviço de qualidade. Porém, muitas empresas já oferecem cartões sem essa taxa, sem deixar de oferecer também muitos benefícios, como você pôde ver.

Para conhecer ou contratar outros cartões de crédito com custos e benefícios atraentes, recomendamos consultar o catálogo de cartões do Juros Baixos.

Sobre o autor(a)