Se você pretende fazer uma viagem internacional, saiba que na maioria dos casos será preciso levar seu passaporte. Em resumo, ele só é dispensado para brasileiros que viajarão para países integrantes do Mercosul. Caso ainda não possua, saiba como tirar o passaporte na Polícia Federal!
É sempre interessante tê-lo em mãos. Uma mera escala em outros países pode ser uma dor de cabeça se você não estiver com o documento.
Como tirar o passaporte na Polícia Federal?
Tirar o passaporte na Polícia Federal é bem simples. De forma resumida, basta reunir a documentação, acessar o site do órgão para fazer a solicitação e comparecer ao posto de atendimento no horário marcado.
1. Reúna os documentos necessários
O primeiro passo para tirar o passaporte é reunir os documentos necessários. Então, você precisa ter em mãos:
- Documento de identificação: carteira de identidade (RG), CNH com foto, carteira de trabalho, carteira funcional reconhecida por lei federal, ou passaporte anterior válido;
- CPF;
- Certidão de Casamento, caso tenha alterado o nome;
- Certificado de Naturalização (brasileiros naturalizados);
- Passaporte anterior válido, para evitar a cobrança da taxa em dobro.
2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
Após o preenchimento da solicitação, será gerado um protocolo e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU).
3. Pague a taxa de emissão
4. Agende a data de atendimento
Passado um dia do pagamento da GRU, acesse o link Agendamento de Atendimento para marcar dia e hora que você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal. É possível marcar para mais de uma pessoa se você estiver solicitando o passaporte para terceiros. Para tanto, será necessário CPF, número de protocolo e data de nascimento.
Ao inserir essas informações, o sistema indicará onde você poderá marcar, os dias e horários livres para cada cidade e postos disponíveis. Em caso de mensagem de erro, confirme o número das informações. Da mesma forma, se houver algum dado errado, faça o agendamento e peça a correção ao atendente.
5. Leve a documentação ao posto da Polícia Federal
Sabe os documentos que você separou antes de começar o procedimento para tirar o passaporte? Você deverá levar ao posto da Polícia Federal na data agendada. Por segurança, leve também o comprovante de pagamento da GRU.
Muito se pergunta sobre fotografia. Não é preciso levar, pois ela é tirada no momento do atendimento. Porém, se for uma criança com menos de 3 anos, é preciso levar uma fotografia facial recente, no tamanho 5×7, colorida e com fundo branco.
O atendimento é rápido: em primeiro lugar há uma triagem inicial, o chamamento pela senha, a conferência dos dados, a coleta de impressões digitais e a fotografia. Após o atendimento, basta ao interessado aguardar o passaporte ficar pronto, o que ocorre em 6 dias úteis. O funcionário entregará um protocolo com a data provável de entrega, mas é possível consultar o andamento do pedido.
6. Retire o seu passaporte
Após alguns dias, verifique se o passaporte ficou pronto. Se sim, vá até ao posto da Polícia Federal, munido de documento de identidade original. O passaporte tem validade de dez anos.
Quem tem nome sujo pode tirar passaporte?
Uma dúvida comum entre passageiros é se pode tirar passaporte com nome sujo. E a resposta é sim!
Logo, quem tem nome sujo pode tirar passaporte ou renovar sem dificuldades. Se, ao tirar o passaporte, for argumentado que não é possível por conta da negativação do nome, o passageiro e seus direitos estarão sendo desrespeitados.

Giovanna, ou Gio, é licencianda em Letras/Inglês de formação, mas é também fã de carteirinha do poder que o marketing de conteúdo tem para educar pessoas, principalmente quando o assunto é os direitos que as pessoas não sabem que têm.