Se você pretende fazer uma viagem internacional, saiba que na maioria dos casos será preciso levar seu passaporte. Em resumo, ele só é dispensado para brasileiros que viajarão para países integrantes do Mercosul. Caso ainda não possua, saiba como tirar o passaporte na Polícia Federal!
É sempre interessante tê-lo em mãos. Uma mera escala em outros países pode ser uma dor de cabeça se você não estiver com o documento.
Como tirar o passaporte na Polícia Federal?
Tirar o passaporte na Polícia Federal é bem simples. De forma resumida, basta reunir a documentação, acessar o site do órgão para fazer a solicitação e comparecer ao posto de atendimento no horário marcado.
1. Reúna os documentos necessários
O primeiro passo para tirar o passaporte é reunir os documentos necessários. Então, você precisa ter em mãos:
- Documento de identificação: carteira de identidade (RG), CNH com foto, carteira de trabalho, carteira funcional reconhecida por lei federal, ou passaporte anterior válido;
- CPF;
- Certidão de Casamento, caso tenha alterado o nome;
- Certificado de Naturalização (brasileiros naturalizados);
- Passaporte anterior válido, para evitar a cobrança da taxa em dobro.
2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
Após o preenchimento da solicitação, será gerado um protocolo e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU).
3. Pague a taxa de emissão
4. Agende a data de atendimento
Passado um dia do pagamento da GRU, acesse o link Agendamento de Atendimento para marcar dia e hora que você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal. É possível marcar para mais de uma pessoa se você estiver solicitando o passaporte para terceiros. Para tanto, será necessário CPF, número de protocolo e data de nascimento.
Ao inserir essas informações, o sistema indicará onde você poderá marcar, os dias e horários livres para cada cidade e postos disponíveis. Em caso de mensagem de erro, confirme o número das informações. Da mesma forma, se houver algum dado errado, faça o agendamento e peça a correção ao atendente.
5. Leve a documentação ao posto da Polícia Federal
Sabe os documentos que você separou antes de começar o procedimento para tirar o passaporte? Você deverá levar ao posto da Polícia Federal na data agendada. Por segurança, leve também o comprovante de pagamento da GRU.
Muito se pergunta sobre fotografia. Não é preciso levar, pois ela é tirada no momento do atendimento. Porém, se for uma criança com menos de 3 anos, é preciso levar uma fotografia facial recente, no tamanho 5×7, colorida e com fundo branco.
O atendimento é rápido: em primeiro lugar há uma triagem inicial, o chamamento pela senha, a conferência dos dados, a coleta de impressões digitais e a fotografia. Após o atendimento, basta ao interessado aguardar o passaporte ficar pronto, o que ocorre em 6 dias úteis. O funcionário entregará um protocolo com a data provável de entrega, mas é possível consultar o andamento do pedido.
6. Retire o seu passaporte
Após alguns dias, verifique se o passaporte ficou pronto. Se sim, vá até ao posto da Polícia Federal, munido de documento de identidade original. O passaporte tem validade de dez anos.
Quem tem nome sujo pode tirar passaporte?
Uma dúvida comum entre passageiros é se pode tirar passaporte com nome sujo. E a resposta é sim!
Logo, quem tem nome sujo pode tirar passaporte ou renovar sem dificuldades. Se, ao tirar o passaporte, for argumentado que não é possível por conta da negativação do nome, o passageiro e seus direitos estarão sendo desrespeitados.
Giovanna, ou Gio, é licencianda em Letras/Inglês de formação, mas é também fã de carteirinha do poder que o marketing de conteúdo tem para educar pessoas, principalmente quando o assunto é os direitos que as pessoas não sabem que têm.
1 comentários em “Como tirar o passaporte? Aprenda de uma vez por todas!”
Não é possível comentar neste post...
Eu não consigo preencher os dados onde desse local de nascimento certidão de nascimento porque eu sou naturalizado então não tenho certidão de nascimento registrada em cartório no Brasil como devo fazer