Tempo de leitura: 7 minutos

CPF na nota aumenta score de crédito? Entenda agora!

Quer saber se CPF na nota aumenta Score de crédito? Confira este artigo e saiba como aumentar o seu Score!

Você já ouviu por aí que CPF na nota das suas compras aumenta o seu Score de crédito?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, saiba que você não está sozinho(a)!

Na verdade, é muito comum que consumidores se vejam perdidos entre os mitos e verdades sobre o aumento da pontuação.

Desse modo, é comum nos depararmos com questionamento como: “O que faz o Score baixar?”

E como nós da Resolvvi acreditamos no poder da informação, preparamos este artigo para que você fique sabendo de vez se CPF na nota aumenta o Score, bem como para tratar de outros mitos e verdades sobre a pontuação.

Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura.

O que é e como funciona o Score de crédito?

Antes de saber se CPF na nota realmente aumenta o Score, achamos importante que você entenda o que ele é e como funciona.

De modo geral, o Score tem o objetivo de mostrar ao mercado qual a chance de você honrar seus compromissos financeiros pelos próximos meses.

Dessa forma os bancos, instituições financeiras, entre outras empresas, podem entender o seu comportamento financeiro para só então te conceder o crédito que você solicita, como nos casos de:

  • Cartões de crédito;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Crediários (em lojas que possuem o serviço);
  • etc.

Nesse sentido, se você tem uma pontuação baixa, indica que você tem grande probabilidade de não pagar suas dívidas em dia.

Por outro lado, se a pontuação do seu Score for muito alta, indica que você é um bom pagador, e é mais fácil conseguir o crédito que deseja.

Para que a consulta possa acontecer por parte das empresas, todo o seu comportamento financeiro é traduzido em um número, que vai de 0 a 1000!

Por exemplo, de acordo com dados da Serasa, 54 a cada 100 consumidores com Score entre 200 e 300 pagam as suas contas em dia.

Em contrapartida, um score acima de 700 é uma pontuação, já que já que 96 a cada 100 pessoas com essa média são pontuais com seus pagamentos.

A seguir, finalmente você saberá se CPF na nota aumenta o Score.

Afinal, CPF na nota aumenta o Score de crédito?

Como dissemos, muitos mitos e informações precipitadas são contados por todo o pais acerca do que faz aumentar a pontução.

E quando falam que CPF na nota aumenta a pontuação so Score, estão espalhando um mito!

Ou seja, CPF na nota não aumenta o Score.

Além disso, em seu Manual do Score, a Serasa alerta:

  • Nenhuma instituição está autorizada a falar em nome da Serasa sobre o Serasa Score e demais produtos e serviços da empresa.
  • Não acredite em “fórmula mágica”. Não pague por serviços de consultoria para aumentar o Serasa Score.
  • A Serasa não recebe pagamentos para aumentar a pontuação do Serasa Score.
  • Não é possível que terceiros influenciem em sua pontuação do Serasa Score. Somente a própria pessoa pode tomar ações que modifiquem a sua pontuação.

Portanto, fique de olho!

Leia também: Qual o score mínimo para cartão de crédito? Confira!

Se CPF na nota não aumenta o Score, o que fazer para ter uma boa pontuação?

Para se livrar dos mitos e buscar uma boa pontuação, vale a pena seguir algumas dicas para aumentar o Score, como:

  • Se estiver com o nome negativado, quite os seus débitos: Estando com o nome sujo, é muito difícil que o mercado te veja como um bom pagador. Ao pagar as suas dívidas, se mantenha com as contas em dia e assim o seu Score poderá voltar a subir;
  • Faça um bom planejamento financeiro: A melhor forma para evitar o endividamento é estar com o seu orçamento bem planejado. Assim, é possível que você se mantenha em dia com os seus pagamentos, evitando a queda do Score;
  • Atualize os seus dados na Serasa e no SPC: Estar com os seus dados atualizados na Serasa e no SPC pode ajudar esses órgãos a acompanhar o seu comportamento financeiro de forma mais precisa;
  • Pague as suas contas em dia: Esta talvez seja a dica mais valiosa de todas. Afinal, se você não tem um bom comportamento financeiro, o seu Score cai.

E já que tocamos no assunto, que tal receber a nossa planilha de planejamento financeiro? Basta deixar o seu e-mail abaixo para receber grátis:

Agora que você já sabe que CPF na nota não aumenta a pontuação, confira a seguir outros mitos sobre o Score.

Outros mitos sobre o Score

Como já mencionamos, existem muitos mitos sobre o Score.

Para evitar ser vítima destas mentiras, confira outros mitos sobre a pontuação:

  • O Score aumenta imeditamente após o pagamento da dívida: É fato que pagar seus débitos aumenta a pontuação, mas isso leva tempo. Após o pagamento, mantenha um bom comportamento para o Score aumentar;
  • Score leva em consideração todo o histórico financeiro: Se a sua dívida já saiu dos cadastros de inadimplêntes após os 5 anos, ela não será considerada para o cálculo;
  • O Score usa apenas dados negativos: Na verdade, são levadas em consideração as informações positivas e negativas, mas claro que são os bons hábitos que geram uma boa pontuação;
  • Ter renda alta aumenta o Score: Ter uma renda alta não quer dizer que o consumidor tem um bom comportamento financeiro, então isso não é uma regra.

Viu como muitas informações falsas sobre o Score são repassadas entre as pessoas?

É por isso que se manter informado(a) é essencial!

Score baixo por negativação indevida

Como você já sabe, estar com o nome negativado baixa consideravelmente o Score de crédito.

No entanto, você sabia que há casos em que o nome do consumidor(a) é negativado por uma dívida que não ele ou ela não fez?

Estamos falando de nome negativado indevidamente, um problema que, por mais absurdo que pareça ser, é real e comum.

Geralmente a negativação indevida se dá por um dos motivos abaixo:

  • Por uma conta já paga;
  • Quando um serviço não foi contratado ou já foi encerrado;
  • Por uma dívida que é resultado de um golpe ou fraude, como cartão clonado;
  • Quando um consumidor possuia uma dívida negativada, negociou, pagou e ainda assim a empresa credora manteve a negativação, mesmo após o prazo de 5 dias úteis para retirar.

Nestes casos, o consumidor possui dois direitos principais: a retirada da negativação com urgência e exigir uma indenização por danos morais.

Se você passar por isso, conte com a Resolvvi para fazer justiça!

Avaliando o seu caso grátis em nosso site nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma 100% online e sem burocracias.

Além disso, você só paga pelo serviço se ganhar!

Agora que você já sabe que CPF na nota não aumenta o Score, é hora de se livrar dos mitos e focar no que realmente importa: o bom comportamento financeiro!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Lucas Evangelista

Head Financeiro na Resolvvi, Lucas escreve artigos para o Portal sobre planejamento financeiro para ajudar consumidores a terem mais organização e segurança no dia a dia.

Todos os posts