Tempo de leitura: 9 minutos

Milhas de viagem: aprenda como funciona para você viajar de graça

Hoje em dia, muitas companhias aéreas utilizam programas de milhas de viagem para oferecer benefícios aos seus clientes. Essa é uma forma de fidelizar o consumidor e garantir vantagens a ele, em troca deste vínculo estabelecido

Algumas empresas de cartão de crédito trabalham de forma semelhante. Nesse caso, a pessoa acumula pontos de fidelidade toda vez que utilizar seu cartão e pode trocá-los, entre outros benefícios, por milhas aéreas.

Animated GIF

Dados coletados pela pesquisa da Minsait e publicados em fevereiro deste ano, indicam que o Brasil é o país com mais cartões de crédito e débito em toda a América Latina, com 513 milhões de unidades em circulação. 

Esse cenário mostra que o público consumidor das operadoras de cartão é muito grande, desse modo, é importante conquistar essas pessoas, estabelecendo uma relação amigável entre a empresa e o cliente.

Um vínculo que garante benefícios para o cliente também traz vantagens para a instituição, tais como:

  • Cria relações duradouras com o consumidor;
  • Destaca a empresa no mercado;
  • Conquista novos clientes;
  • Melhora seus resultados.

Quem utiliza esses benefícios há muito tempo, já tem até uma “mala de estimação” que a acompanha pelas viagens realizadas. Esse tipo de experiência agrega valor cultural para as pessoas, além de oferecer a chance de viajar, gastando muito menos.

Nesse artigo, trazemos algumas informações para você que deseja saber o que são as milhas de viagem e como utilizá-las. Acompanhe!

O que são milhas de viagem e como elas funcionam?

Na prática, as milhas de viagem são pontos que as pessoas acumulam, sendo um jeito que as companhias aéreas encontraram para fidelizar seus clientes e evitar perdê-los para a concorrência, oferecendo benefícios. 

Em troca da relação de fidelidade estabelecida com aquela instituição, o cliente recebe pontuações que se acumulam e podem ser trocados por descontos (ou pelo valor integral) em passagens aéreas.

Leia também: Como ganhar milhas no cartão de crédito? Aprenda agora!

Tudo isso de acordo com o saldo de pontos que já possui, que foram ganhos utilizando os serviços da própria empresa. Inclusive, a nova passagem poderá ser usada em trajetos tanto nacionais, quanto internacionais.

Cada programa tem seus critérios, regras e definições que determinam a quantidade de pontos necessários para essas trocas e os trechos para os quais a pessoa pode obter uma nova passagem. Então, é preciso se informar antecipadamente.

Para participar de um programa de milhas de viagem, o cliente precisa acessar o site da companhia aérea desejada ou do banco responsável pelo seu cartão de crédito e realizar um cadastro. 

Logo em seguida, o usuário adquire um número de inscrição. É por meio dessa conta que a empresa aérea vai depositar os pontos, conforme forem sendo acumulados.

É comum encontrar pontos estratégicos da cidade, com funcionários dessas empresas divulgando as campanhas de relacionamento com o cliente para as pessoas que passam no local.

Isso é algo extremamente positivo, afinal, nada melhor do que conversar diretamente com quem trabalha em contato com o programa para entendê-lo. Então, nesse caso, é possível se dirigir a um guichê e esclarecer as dúvidas.

Uma vantagem desses pontos de informações é que o cliente tem a possibilidade de visualizar o folder turístico impresso, diretamente em suas mãos.  

Como adquirir milhas de viagem

As milhas de viagem são um ótimo recurso para o usuário conseguir passagens gratuitas e poder economizar ao viajar para outros lugares.

Para usufruir desse benefício, é interessante conhecer todas as possíveis formas de adquirir os pontos necessários, conforme apresentaremos a seguir.

1 – Compra de passagens

A principal forma de acumular pontos para conseguir milhas é através de compras de passagens da própria companhia aérea que o programa de fidelidade está vinculado. 

É preciso estar atento ao regulamento, pois cada caso possui critérios específicos.

A quantidade de pontos acumulada em cada voo feito pelo usuário pode variar de acordo com vários aspectos: a distância do percurso percorrido, o preço da passagem adquirida naquele voo e a classe que a pessoa usou para voar.

2 – Pontos do cartão de crédito

Algumas operadoras de cartão de crédito trabalham com programa de fidelidade, semelhante àqueles usados pelas companhias aéreas. 

Essa é outras forma de conseguir milhas porque uma das recompensas possíveis para o cliente são pontos de milhagem.

Ao acumular saldo de pontos com as compras realizadas no crédito, a pessoa pode trocá-los por alguns benefícios determinados anteriormente. Portanto, basta usar essa forma de pagamento para o máximo de compras possível e juntar um bom saldo.

Se o cliente aplicar essa estratégia, especialmente em relação aos pagamentos mais altos, é possível acumular uma quantidade de pontos bastante favorável. Quando conseguir a quantia necessária, será possível escolher qual benefício deseja receber.

Afinal, quem não gosta de adquirir um bom vinho para lembrança e presentear amigos ou familiares? 

Por isso, pode aproveitar a oportunidade para usar o cartão de crédito ao pagar compras como esta. Normalmente esse é um produto caro e contribui para a soma dos pontos.

Quer planejar sua próxima viagem sem dor de cabeça? Clique aqui e baixe agora mesmo nossa checklist de viagem e garanta que não vai esquecer objetos essenciais na sua próxima aventura.

No momento de realizar uma nova aquisição, é muito importante prestar atenção em cada informação de um anúncio ou da embalagem. Pode conter dados sobre relevantes sobre o próprio programa.

Entre as opções de resgate de prêmio disponíveis, existe a chance do usuário escolher pontos de milha, sendo mais uma ótima alternativa ao programa oferecido pelas companhias aéreas.

3 – Empresas parceiras

Algumas empresas possuem parceria com os programas de fidelidade, e essa também é uma forma de adquirir milhas de viagem. Nessa modalidade, o cliente conquista bônus em alguns produtos específicos, ou a partir do valor que gasta em suas compras.

Cada estabelecimento define um contrato com especificações diferentes, portanto, é muito importante ler com cuidado para saber como funciona aquele programa e quais são os benefícios que o cliente tem direito. 

O programa oferecido por empresas parceiras das companhias aéreas pode ser um grande facilitador nesse sentido.

O cliente terá a chance de visitar lugares distantes e assistir a um show promovido por produtoras de eventos em Curitiba, por exemplo. O Brasil é muito grande e possui uma diversidade cultural que merece ser apreciada por todos.

Esse conhecimento é fundamental para que seja possível aproveitar as diversas oportunidades culturais que são encontradas em várias regiões do nosso país – ou fora dele.

Assim sendo, as milhas ajudam a popularizar as viagens por facilitar a aquisição de passagens gratuitas, principalmente aquelas de longa distância. 

Antigamente, a forma de conseguir percorrer grandes distâncias era contratar serviço de fretamento para excursões.

Como trocar as milhas de viagem

Depois de acumular uma determinada quantidade de saldo de pontos, o cliente pode pesquisar passagens no site do programa de fidelidade inserindo as informações do voo que deseja realizar. Essa pesquisa vai informar o usuário o valor da viagem em questão.

Se esse custo for equivalente ao saldo acumulado, é só completar o procedimento de compra, confirmando aquela passagem. Se ainda não tiver o suficiente, é possível completar o restante pagando em dinheiro a quantia que falta.

Também é permitido trocar os pontos por passagens para outras pessoas. Nesse caso, é necessário preencher os dados corretamente no momento em que fizer a solicitação.

O processo é o mesmo, mas o cliente deve ter atenção com as informações da pessoa para quem fará a transferência do benefício.

É importante saber que as regras para trocar a pontuação do programa de milhagem por novas passagens são diferentes, variando de acordo com o regulamento da companhia aérea, a operadora do cartão ou a empresa parceira. 

É preciso verificar como funciona cada um deles. Mas, em geral, as companhias permitem trocar os pontos por alguns benefícios além de passagens, como o acesso a classe superior ou uso de poltronas maiores.

Essa característica é uma boa pedida para estúdios de música que tem uma agenda apertada oferecerem viagens mais relaxantes aos artistas do estabelecimento.

Por que aderir a um programa de milhagem?

O programa de milhas é um artifício criado por diversas companhias aéreas para estreitar o vínculo entre a empresa e o consumidor, oferecendo ao cliente um plano de vantagens.

Ao juntar uma quantidade suficiente de pontos, é possível trocar por uma nova passagem aérea e realizar uma viagem completamente gratuita. Esse é uma maneira de economizar e aproveitar oportunidades de viajar pelo país e para fora dele.

Assim, a instituição também mostra que se preocupa em entregar um serviço de qualidade ao recompensar as pessoas pela boa relação que possui com a empresa.

A grande vantagem é que os pontos também podem ser adquiridos através de compras de produtos e serviços com empresas parceiras ou usando o programa de fidelidade do cartão de crédito. Desse modo, o cliente não se prende a uma única forma de aquisição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts