Muitos consumidores sempre pensam “quero fazer um cartão de crédito” ou “preciso fazer um cartão de crédito”, mas não sabem por onde começar.
Atualmente, ter um ou alguns cartões de crédito é sinônimo de facilidade e rapidez no momento de fazer compras, tanto online quanto físicas, né?
Com o passar dos anos, o número de estabelecimentos que aceita cartão de crédito como forma de pagamento aumentou bastante, inclusive feirantes e comércios informais de rua, por exemplo, aceitam cartão de crédito hoje em dia.
Quero fazer um cartão de crédito! E agora?
Você quer saber como fazer um cartão de crédito e tudo que precisa saber sobre? Então fica com a gente que iremos explicar tudo para você!
Por que devo pedir cartão de crédito?
São vários os motivos que podem levar uma pessoa a solicitar um cartão de crédito. Dois dos principais são a facilidade e a segurança.
Ter um cartão de crédito torna o momento da compra muito mais fácil e rápido, não tem que separar o dinheiro e pegar o troco, só precisa colocar a senha na máquina de cartão, simples assim.
A segurança também é um fator importante, pensa com a gente: muito mais seguro andar com um cartão de crédito do que com dinheiro em espécie em mãos, né?
Leia também: 12 dicas de como comprar pela internet com segurança
Por esses motivos, muitas pessoas optam por essa forma de pagamento, além de conseguir controlar melhor os gastos, principalmente se o seu cartão possuir algum limite já pré estabelecido.
Por fim, um outro ponto importante é que muitas compras feitas online, mesmo que existam a opção pagar por boleto, valem mais a pena por cartão de crédito, devido à rapidez de aprovação do pagamento.
Quem pode pedir um cartão de crédito?
Um questionamento que pode surgir para você: “quero fazer um cartão de crédito, mas será que eu posso?”.
Todo mundo tem o direito de solicitar um cartão de crédito, mas algumas situações podem influenciar no momento da instituição financeira ou banco aprovarem ou não.
Estar com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito ou com um score baixo são algumas situações que podem impedir que você consiga o cartão de crédito que deseja.
Se você tem dúvidas quanto a isso, pode conferir como pedir cartão de crédito com o nome sujo, clicando aqui.
Fique atento(a), muitas pessoas só descobrem que estão com o nome sujo, no momento que têm a solicitação de cartão de crédito negada.
Se isso acontecer com você, conta com a Resolvvi para te ajudar a limpar o seu nome negativado indevidamente e ainda receber uma indenização em dinheiro por isso!
O consumidor também pode ter o pedido de cartão de crédito negado, caso possua histórico de dívidas, mesmo que esteja com o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.
Os bancos prezam bastante por clientes considerados bons pagadores, então é de extrema importância quitar suas dívidas antes de solicitar um cartão de crédito.
Além disso, algumas situações só aprovam cartão de créditos para pessoas que possuam uma renda mínima estabelecida pela própria instituição.
O que devo saber antes de fazer o cartão de crédito?
Existem inúmeras opções de cartão de crédito no mercado, é muito importante saber de alguns fatores antes de fazer a escolha de qual cartão mais atende às suas necessidades.
Separamos algumas sugestões e dicas para você analisar no momento de escolha do cartão de crédito.
1) Qual maneira você pretende utilizar o cartão de crédito
É importante analisar para qual finalidade você está pensando em utilizar o seu cartão de crédito.
Se você pretende usar o cartão para compras do cotidiano, como supermercado, compras de baixo valor ou refeições, por exemplo. Ou se pretende utilizar apenas para fazer compras de alto valor.
Dependendo do banco ou instituição financeira, os juros podem ser altos, em caso de faturas atrasadas, então outro ponto importante: só faça um cartão de crédito se achar que consegue pagar suas faturas sempre antes da data de vencimento.
Não queremos que você contraia dívidas e acabe tendo o nome sujo por isso, né?
2) Benefícios de cada cartão
Cada cartão possui benefícios para quem utiliza. É interessante que você analise os benefícios de cada um e decida qual faz mais sentido para você.
Um exemplo são os cartão de companhias aéreas, que muitas vezes permitem que você despache a mala de graça e prioridade no embarque.
Leia também: Quais as melhores malas de viagem?
Alguns outros cartões oferecem garantia estendida na compra de determinados produtos em algumas lojas e também oferecem prêmios por acúmulo de pontos, por exemplo.
3) Programas fidelidade de cada cartão
Assim como os benefícios, muitos cartões de crédito oferecem programas fidelidade para os seus clientes.
Isso acontece como um estímulo para que os clientes gastem o máximo possível naquele cartão específico, visto que muitas pessoas possuem mais de um cartão de crédito.
Sendo assim, é válido que você analise também os programas de fidelidade, para decidir qual traria mais vantagens para você.
Muitos oferecem milhas para viagens, descontos em postos de combustível, cashback na compra de produtos e muito mais.
Aos amantes de viagens, a maioria dos programa de fidelidade acumulam pontos para descontos em viagens, incrível né?
São muitas opções de programa fidelidade disponíveis, vale a pena analisar de um por um para decidir o mais vantajoso para você.
4) Anuidade
Atualmente, principalmente com a chegada dos bancos digitais, muitos cartões de crédito oferecem anuidade zero, ou seja, você não precisa pagar nada para mantê-lo.
Entretanto, a maioria dos cartões ainda cobram uma taxa de anuidade. Então fique atento(a) e também leve isso em consideração no momento de escolha!
Leia também: Qual o melhor banco digital para você?
É muito provável que os cartões que oferecem todos os benefícios já citados nos itens anteriores, cobrem anuidade.
Sendo assim, também cabe a você decidir se prefere os benefícios como programa fidelidade ou se prefere não pagar absolutamente nada de anuidade.
5) Bandeira do cartão
Existem diversas bandeiras disponíveis, mas as mais conhecidas e aceitas são Visa, Matercard, ELO e American Express.
Todas essas permitem que o consumidor faça compras online e físicas. Porém, se você tiver interesse no uso internacional, as mais aceitas são Mastercard e Visa.
6) Sua renda mensal
É importante que você analise qual cartão de crédito é mais compatível com a sua renda mensal.
Não adianta escolher um cartão com inúmeros benefícios, se você tiver que pagar um valor de anuidade muito alto ou se você não for gastar com o cartão o suficiente para acumular pontos, por exemplo.
Então é importante que você analise sua renda e o momento de vida que você se encontra, antes de selecionar um cartão de crédito.
Se você for estudante e estagiário, por exemplo, que geralmente tem uma renda mensal inferior a R$ 3 mil, a melhor opção para você seria o cartão de crédito com anuidade zero.
E aí, quer fazer um cartão de crédito? Vem saber como!
Hoje em dia é muito simples solicitar um cartão de crédito, visto que muitos bancos permitem que essa solicitação seja feita no próprio site ou aplicativo do banco.
Geralmente, são pedidos os dados pessoais, como nome completo, CPF, RG, endereço, data de nascimento, entre outros. Além de um selfie, segurando algum documento oficial com foto.
Caso você já tenha alguma conta em banco, é possível realizar a solicitação diretamente para o seu gerente ou via internet banking.
Geralmente a aprovação ocorre em poucas horas ou podem levar alguns dias, depende da sua situação e do cartão de crédito escolhido.
Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.