O que é um score bom pra financiamento?

score bom pra financiamento
faca justica com a resolvvi

Busca saber qual Score é bom para financiamento? Então não deixe de acompanhar este artigo para ficar por dentro!

É muito bom poder contar com um financiamento para adquirir aquele bem de alto valor tão sonhado, não é mesmo?

Financiamentos são uma modalidade de crédito que tem mudado a vida de muitas pessoas.

Porém, na hora de contratar, é possível ter uma negativa de crédito pois a análise demonstrou que o solicitante tem um Score baixo.

Diante disso, é importante ficar por dentro da média de Score que é boa para financiamentos.

E é por isso que escrevemos este artigo, para que você, nosso leitor, possa se informar sobre com qual pontuação pode conseguir contratar o seu financiamento.

Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura.

O que ter um bom Score tem a ver com financiamento?

Antes de você ficar por dentro do que é um Score bom para financiamento, achamos importante que você entenda qual a relação entre os dois.

Primeiramente, devemos começar por dizer que Score está envolvido com quase tudo que tem a ver com solicitação de crédito, como empréstimos, cartões e com o que nos interessa aqui: os financiamentos.

Isso porque, por meio da pontuação, os bancos e instituições financeiras podem entender se você tem ou não condição de honrar com o compromisso das parcelas.

Desse modo, podemos dizer que o Score é um instrumento de análise para aprovação de crédito, juros e de quanto pode ser liberado no financiamento.

Porém saiba que, diferente do que muitos acham, ter Score baixo nem sempre quer dizer que o nome está negativado, já que é possível ter o nome limpo e score baixo, uma vez que vários fatores são levados em consideração na soma.

Leia também: “Por que meu Score baixou do nada?”.

O que é Score de crédito?

Como você pôde ler, o Score é uma ferramenta disponibilizada às empresas e instituições financeiras para que consultem a reputação e comportamento financeiro de seus clientes.

E se você se interessa em saber o que é um Score bom para financiamento, deve saber também que a pontuação de um Score pode ir de 0 a 1000 e é monitorada pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Desse modo, quanto mais próximo de 1000, melhores as chances de conseguir crédito, já que indica que você é responsável com os pagamentos de contas.

👉 Seu nome foi negativado indevidamente? Descubra agora seus direitos!

Afinal, o que é um Score bom para financiamento?

A regra é simples: quanto maior a sua pontuação, maiores são as chances de conseguir o crédito, ao passo que, quanto menor for, menores serão.

No entanto, devemos te dizer que tratar sobre uma pontuação exata para financiamento pode ser algo um pouco impreciso.

Isso porque cada banco e instituição financeira tem a liberdade de fazer análises de crédito ao seu modo, por mais que muito coincidentes.

Desse modo, mesmo que seja um fator importante, a quantidade de Score que precisa para financiar um veículo pode não ser o fator decisivo.

Sendo assim, é interessante pesquisar sobre a política de análise de crédito da empresa ou instituição onde pretende solicitar financiamento.

Prancheta 2

Ao consultar o seu Score, você verá uma tabela de cores e um medidor que demonstrará em qual nível de risco de crédito você está.

Para fazer uma leitura certeira da sua posição na tabela, aqui está a legenda:

  • Vermelho: Score baixo (risco de crédito alto) – pontuação de 0 a 300.
  • Amarelo: Score regular (risco de crédito médio) – pontuação de 301 a 500.
  • Verde-claro: Score bom (risco de crédito baixo) – pontuação de 501 a 700.
  • Verde-escuro: Score excelente (risco de crédito muito baixo) – pontuação de 701 a 1000.

Mesmo com a imprecisão podemos dizer que, se você possui score com mais de 700 pontos, já pode se considerar um possível beneficiado de financiamento.

Ou seja, acima de 700 é bom score para financiamentos.

Mas existe uma forma de conseguir financiamento com Score baixo?

Quem tem um score baixo e quer solcitar um financiamento geralmente deverá apresentar alguma garantia à instituição financeira.

Essa garantia pode ser um valor de entrada, por exemplo. 

Dessa forma, a instituição fica mais segura para te conceder o crédito.

Mas lembre-se que cada instituição pode ter uma política própria de análise.

Com isso, é preciso se informar bem.

Além disso, também é de extrema importância o bom relacionamento do cliente com a instituição escolhida, tornando possíveis melhores opções de financiamento e a aprovação do mesmo. 

Outro fator importante é que, no momento de solicitação do financiamento, você deve estar com os seus pagamentos em dia.

Como melhorar a pontuação do Score?

A Serasa faz questão de alertar os consumidores sobre a existência de empresas que prometem aumentar o Score de alguém mediante pagamento de uma taxa, mas que é uma cilada!

Em assuntos importantes como este, opte sempre por o que é seguro e comprovado.

Sendo assim, se serviços do tipo te forem oferecidos, os negue e evite cair na enganação.

Sabendo disso, trouxemos dicas valiosas de formas seguras e comprovadas que ajudam a melhorar o Score e que poderão te ajudar a conseguir um financiamento mais facilmente, veja:

  • Nome limpo: se o seu nome ficar “sujo”, o Score cai consideravelmente. Sendo assim, se possuir dívidas em seu nome, tente negociar para que o nome fique limpo novamente. Se não possuir, se mantenha em dia com os pagamentos e evite a negativação;
  • Mantenha o Cadastro Positivo ativo: nesse cadastro são considerados todos os dados positivos de pagamentos em dia feito por um consumidor. Portanto, se mantenha sempre em dia com as contas para estar sempre mantendo um bom Cadastro Positivo;
  • Realize o pagamento de suas faturas em dia e por completo: atrasar pagamentos e pagar só o mínimo da fatura do seu cartão de crédito pode demonstrar que você não é comprometido com suas datas e pagamentos;
  • Pague com débito automático: principalmente se você for um consumidor “esquecido” e que costuma atrasar contas, considere pagá-las em débito automático, para que não caiam em esquecimento;

Por fim, sabendo quanto de Score precisa para financiar, se mantenha com uma boa pontuação e desfrute de todas as possibilidades que isso te garante.

Curtiu ficar por dentro do que é um bom score para financiamento? Então não deixe de acompanhar o Portal Resolvvi e conferir informações seguras sobre muitos outros assuntos!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *