Tempo de leitura: 9 minutos

Tem como transferir passagem aérea para outra pessoa? Descubra agora

Venha conferir agora se tem como transferir passagem aérea para outra pessoa!

Eventualmente, você já se viu em uma situação em que não pode utilizar uma passagem aérea que comprou e gostaria de transferi-la para outra pessoa?

Essa é uma dúvida comum entre os viajantes, e muitos se perguntam se é possível realizar essa transferência.

Apesar de o consumidor poder desistir da sua passagem, o prazo é de 24 horas para isso, como afirma a especialista:

Após a compra, o consumidor tem o direito de desistir da aquisição no prazo de 24 horas […]. Isabela Nascimento, advogada especialista em direito contratual.

Entretanto, sabemos que nem sempre é possível cancelar a passagem dentro de 24 horas.

Por isso, neste artigo, vamos explorar se tem como transferir passagem aérea para outra pessoa e responder às dúvidas do passageiro.

Portanto, continue lendo para saber mais e garantir que sua viagem ocorra da melhor maneira possível!

Posso transferir minha passagem de avião para outra pessoa?

Segundo a ANAC, a passagem aérea não pode ser transferida para outra pessoa!

Ou seja, o consumidor não pode mudar a titularidade da sua passagem para voar de avião.

Mas, por que isso acontece? Em resumo, esse é um modo de impedir a ocorrência do mercado informal de venda de passagens aéreas.

tem como transferir passagem aérea para outra pessoa
Saiba se tem como transferir passagem aérea para outra pessoa

Por isso, antes de realizar qualquer procedimento, é fundamental entrar em contato com a companhia aérea pela qual você adquiriu a passagem.

Pois, para cada regra, há uma exceção: quando o titular da passagem falece antes da viagem, é possível transferir essa passagem, de acordo com o seguinte passo a passo:

Como transferir passagem após titular falecer?

  1. Documentos

    Tenha em mãos o número ou localizador do bilhete ou da passagem aérea, a cópia do documento de identidade do viajante, o atestado de óbito e a cópia do documento que comprova o grau de parentesco

  2. Envio dos documentos

    Depois de enviar os documentos, a companhia aérea avalia se é possível cancelar ou remarcar o voo sem valor adicional.

  3. Tranferência

    Pronto! Agora você pode indicar uma nova pessoa para ficar com a passagem!

Agora, se a companhia aérea quiser cobrar por isso, guarde as provas, pois se trata de cobrança abusiva, dando direito a uma indenização!

👉 Não deixe um problema com voo arruinar seus planos. Deixe-nos cuidar de tudo e buscar uma indenização de até R$10 mil para você.

É possível alterar o nome do passageiro em uma passagem aérea?

Além de descobrir se tem como transferir passagem aérea para outra pessoa, vamos te explicar se é possível fazer alterações no nome do passageiro em uma passagem aérea!

As companhias aéreas entendem que erros de digitação podem ocorrer durante o processo de reserva e estão dispostas a ajudar os passageiros a corrigir essas informações.

Porém, é importante observar que as políticas e os procedimentos podem variar entre as diferentes empresas aéreas.

Assim, a fim de solicitar a alteração do nome em uma passagem aérea, é necessário entrar em contato com a companhia aérea responsável pela reserva.

Normalmente, você pode entrar em contato no atendimento ao cliente por telefone, e-mail ou chat on-line.

Agora, ao entrar em contato, é fundamental ter em mãos os detalhes da reserva, como número de localizador, datas de viagem e informações corretas do passageiro.

Posteriormente, durante o processo de solicitação, é importante explicar claramente o motivo da alteração e fornecer as informações corretas do passageiro.

Em regra, as companhias aéreas exigem a apresentação de documentos de identificação válidos, como passaporte ou carteira de identidade, para confirmar a solicitação.

Além disso, pode ser necessário pagar uma taxa administrativa para realizar a alteração.

Por fim, recomendamos que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea o mais rápido possível após perceberem o erro no nome!

A seguir, entenda se existe custo na transferência de passagem aérea!

Existe algum custo para transferir uma passagem aérea para outra pessoa?

De acordo com o artigo 8º da Resolução Nº 400 da ANAC, o passageiro pode solicitar pequenas alterações em seu nome, sobrenome ou agnome.

Porém, você precisa solicitar esse tipo de alteração antes do check-in, pois caso o contrário, a companhia aérea pode sim se negar a mudar seu nome!

Ademais, se você casou ou se divorciou e, por consequência, mudou algo do seu nome, basta apresentar a comprovação para ter o novo sobrenome na sua passagem aérea.

Todavia, mudar completamente um nome ou sobrenome por erro do cliente, ou um erro de grafia que modifique o nome para outro diferente, não dá!

Afinal, a companhia aérea pode ver isso como uma tentativa de troca de titularidade!

Entretanto, se a empresa cobrar por isso, você pode solicitar uma abertura de processo contra a empresa, pois seria um caso de cobrança abusiva.

Desse modo, você poderia denunciar a companhia aérea por dano moral!

Para mais informações sobre se tem como transferir passagem aérea para outra pessoa, não deixe de continuar a leitura!

Alternativas para transferência de passagem aérea

Se a transferência de uma passagem aérea não é permitida pela companhia aérea, existem algumas alternativas que você pode considerar:

  1. Reembolso e nova reserva;
  2. Alteração de nome;
  3. Compre uma nova passagem;
  4. Utilize serviços de terceiros.

A partir disso, você pode resolver o seu problema de não transferência de passagens aéreas!

Portanto, entenda mais sobre isso a seguir!

O que devo fazer se a companhia aérea não permitir a transferência?

Se a companhia aérea não permitir a transferência da passagem aérea, existem algumas opções que você pode considerar:

  • Verifique as políticas de reembolso: em alguns casos, é possível solicitar o reembolso do valor pago e, em seguida, adquirir uma nova passagem em nome da pessoa que quer;
  • Entre em contato com a companhia aérea: às vezes, um representante da empresa pode fazer uma exceção ou oferecer uma solução alternativa;
  • Considere a possibilidade de alterar a data ou o destino: você pode considerar a possibilidade de alterar a data da viagem ou o destino, se a cia. aérea permitir;
  • Consulte um agente de viagens: pode ser útil procurar a assistência de um agente de viagens. os agentes de viagens têm experiência e podem fornecer orientações e soluções alternativas.

Mas, lembre-se de que cada situação é única, e as opções disponíveis podem variar de acordo com a política da companhia aérea e as circunstâncias individuais.

Nesse sentido, recomendamos que em contato com a companhia aérea para obter orientações específicas e buscar assistência de profissionais da área, como agentes de viagens!

Ainda, se algo der errado na sua viagem por culpa da companhia aérea, não deixe de exigir seus direitos de passageiro!

Agora que você já sabe se é possível transferir passagem aérea para outra pessoa ou não, venha conhecer a gente no tópico Conheça a Resolvvi!

Perguntas frequentes sobre se tem como transferir passagem aérea para outra pessoa

É possível transferir uma passagem aérea para outra pessoa?

De moldo geral, não é possível. Apenas é possível transferir uma passagem aérea para outra pessoa em determinadas circunstâncias. No entanto, nem todas as companhias aéreas permitem essa transferência e existem políticas e restrições a serem consideradas.

Quais são as políticas das companhias aéreas em relação à transferência de passagem?

As políticas variam de acordo com cada companhia aérea. Algumas permitem a transferência mediante o pagamento de taxas e a apresentação de documentos relevantes, enquanto outras não permitem transferências de forma alguma. É essencial verificar as políticas específicas da companhia aérea envolvida.

Quais são as alternativas caso a transferência não seja permitida?

Caso a transferência não seja permitida, existem algumas alternativas disponíveis. Uma delas é solicitar o reembolso da passagem, se essa opção estiver disponível. Outra opção é reagendar a viagem para uma data posterior, sujeito às políticas de alteração da companhia aérea. Além disso, em alguns casos, é possível vender a passagem para outra pessoa.

Qual é o processo para transferir uma passagem aérea?

O processo pode variar, mas geralmente envolve verificar as políticas da companhia aérea em relação à transferência, entrar em contato com a empresa para solicitar a transferência, fornecer os documentos necessários (como comprovante de compra e identificação) e, se aplicável, pagar as taxas exigidas.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Giovanna Damasceno da Resolvvi

Giovanna, ou Gio, é licencianda em Letras/Inglês de formação, mas é também fã de carteirinha do poder que o marketing de conteúdo tem para educar pessoas, principalmente quando o assunto é os direitos que as pessoas não sabem que têm.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *