Tempo de leitura: 8 minutos

Como saber se o celular foi clonado: Guia prático e dicas essenciais

As clonagens de celulares são ameaças constantes. Descubra como saber se o celular foi clonado. Entenda também como saber se o Whatsapp está clonado.

Saber se o celular ou o Whatsapp está clonado é de extrema impotância, afinal a clonagem de celulares é uma das maiores ameaças dos dias de hoje.

Além de atentarem para manter o funcionamento dos celulares fraudados, os criminosos também estão atentos para interceptar ligações e mensagens de texto, sobretudo no whatsapp, para levar vantagem financeira.

Nesse sentido, várias práticas são utilizadas para que a ação se realize, desde a invasão pelos chips de operadoras até o uso de aplicativos alterados.

Portanto, para aprender a identificar se o celular o ou whatsapp foi clonado e também para aprender a se proteger, não deixe acompanhar a leitura.

O que é clonagem de celular?

Certamente uma coisa que pode tirar o sono de qualquer um é saber que o celular ou o Whatsapp foi clonado.

Nesse sentido, entender como funciona esse tipo de golpe nos ajuda a entender como não cair em golpes na internet.

Pois bem, a clonagem de celular é uma ação criminosa que atua no sentido de roubar dados das vítimas e/ou conseguir vantagens financeiras tanto da vítima quanto dos seus contatos.

Portanto, para isso, alguns métodos são utilizados pelos criminosos.

E conhecer esses métodos é muito importante para se proteger ou até mesmo para saber se o celular e/ou o whatsapp estão clonados.

Descubra mais artigos relacionados:

Como celulares são clonados?

As técnicas que podem te levar a querer saber se o seu celular foi clonado são diversas e acontecem de diferentes modos.

Portanto, confira os principais tipos de clonagem de celular:

  1. SIM Swap: Nessa técnica os criminosos invadem a linha telefônica ao invés do aparelho. Assim, a finalidade é de transferir a linha para um novo chip. Feito isso, os golpistas conseguem invadir contas no Whatsapp e em outras redes sociais.
  2. Clonagem de chip: Muito semelhante ao SIM Swap, essa técnica criminosa requer acesso ao chip físico que está instalado no celular para copiar as informações de um chip para outro. Nesse sentido, com a fraude, os criminosos conseguem interceptar mensagens de texto e ligações.
  3. Clonagem de IMEI: O IMEI é um código único que identifica cada um dos celulares. Dentre as principais funções do IMEI está a conexão com as redes móveis. Nesse sentido, ao clonar o código, os criminosos podem conectar aparelhos falsos às redes móveis do aparelho clonado para fins ilícitos.
  4. Aplicativo espião: Por meio de aplicativos fraudados, os criminosos podem ter acesso a longins e senhas sem o conhecimento do usuário.

Com o livre acesso aos seus dados pessoais, o golpista pode começar a invadir contas bancárias e outros serviços para roubar dinheiro ou realizar compras.

Portanto, isso pode ocasionar em problemas sérios, como identificar uma cobrança indevida no cartão de crédito, mas não para por aí!

Afinal, nos casos em que a vítima não consegue saber de cara que o celular foi clonado, o problema pode ser ainda pior e ter seu nome em um cadastro indevido no SPC e Serasa.

Ou seja, quando alguém passa por uma negativação por uma compra que não realizou.

👉 Seu nome está sujo indevidamente? Você tem direitos! Verifique grátis se você pode receber uma indenização.

Como saber se o meu celular foi clonado?

É possível perceber alguns sinais que te farão saber que o celular ou o Whatsapp foi clonado.

Portanto, confira os principais:

  • Fique atento(a) ao sinal do celular: No caso de SIM Swap o seu chip celular ficará sem funcionar imediatamente. Com isso, você ficará sem sinal repentinamente. Para se certificar, entre em contato com a sua operadora.
  • Notificação de portabilidade (desconhecida): Ainda na possibilidade de SIM, é possível que a fraude ocorra por meio de uma portabilidade (de uma operadora para outra). Portanto, se você receber uma notificação sobre a realização de uma portabilidade não solicitada, é muito provável que você tenha sido vítima.
  • Confira as permissões dos seus aplicativos: É recomendável que você tire um tempo para conferir as permissões dos seus aplicativos instalados. Assim, caso perceba alguma irregularidade, como um aplicativo com muitas permissões ou com pemissões suspeitas, você pode estar sendo vítima.
  • Desconfie de lentidão ou travamentos espontâneos: Malwares e aplicativos espiões podem causar lentidão e travamentos no seu celular. Nesse caso, é importante instalar um antivírus.
  • Descubra se seu IMEI foi clonado: A Anatel disponibiliza uma ferramenta própria para consultar a situação do IMEI e descobrir se foi clonado.

E agora que você já está por dentro das principais pistas para saber se seu celular foi clonado, confira a seguir o que fazer se descobrir que você foi vítima de clonagem de celular.

Como saber se o celular foi clonado: Guia prático e dicas essenciais

Meu celular foi clonado, o que faço agora?

Se você acabou de saber que seu celular foi clonado, entre em contato com a sua operadora imediatamente.

Você também pode fazer um boletim de ocorrência online e relatar o que aconteceu (para que possa comprovar a situação em casos de danos financeiros, por exemplo).

Uma coisa que pode ajudar nessas horas é fazer uma restauração e deixar o seu aparelho com os padrões de fábrica.

Ou seja, seu celular vai ficar do modo como você o comprou.

Além disso, você pode fazer as seguintes coisas:

  • Trocar todas as senhas de serviços que estejam conectados em seu número de celular, de bancos até redes sociais;
  • Avise o seu banco sobre problema e prevenir possíveis tentativas de empréstimo ou outras contratações de serviço;

Tendo feito tudo isso, será mais fácil de resolver esse problema que pode evoluir para uma coisa bem mais séria, como ter o seu nome negativado indevidamente.

O nome negativado acontece quando seu CPF é cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito por uma dívida que você não pagou.

Afinal, como você aprendeu, os golpistas responsáveis por clonagem de celular tem acesso livre a dados importantes dos usuários.

Assim, como seus dados ficam expostos, isso pode trazer, como consequência, compras feitas em seu nome e, no pior dos cenários, evoluir para uma negativação em seu nome.

Mas se isso aconteceu com você, avalie seu caso com a Resolvvi e juntos buscaremos uma indenização justa pelos danos que você sofreu:

FAQ – Saiba mais sobre como saber se o celular foi clonado

O que significa clonagem de celular?

A clonagem de celular refere-se à replicação não autorizada do número de telefone e, em alguns casos, do conteúdo do dispositivo. Assim, isso pode resultar em atividades fraudulentas.

Quais são os sinais de que meu celular foi clonado?

Sinais de clonagem, que te ajudam a saber se o celular foi clonado, incluem atividade desconhecida na conta, mensagens não enviadas por você, redução significativa na vida útil da bateria e aquecimento excessivo do aparelho.

Como verificar se meu celular foi clonado?

Verifique se há atividades suspeitas na sua conta, como acessos não reconhecidos. Portanto, use aplicativos de segurança para verificar a presença de softwares maliciosos e mantenha um olhar atento para comportamentos incomuns.

É possível descobrir se o celular foi clonado ligando para a operadora?

Sim, em muitos casos, a operadora pode ajudar a identificar atividades suspeitas. Entre em contato com a operadora imediatamente se notar algo incomum.

A operadora pode bloquear um celular clonado?

Sim, ao relatar a clonagem à operadora, ela pode adotar medidas, isto é, como bloquear o chip ou o aparelho, aumentando a segurança e prevenindo o uso indevido.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Melyssa Diniz

Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.

Todos os posts