Se você tem dúvida sobre quando a COPEL pode cortar a luz, não deixe de conferir este artigo para ficar por dentro dessa e outras informações sobre o assunto!
créditos da foto: Divulgação/COPEL
É fato: O mundo digital nos propõe facilidades que muitas vezes caem no nosso costume, seja na vida doméstica ou profissional.
E para ter acesso ao mundo digital, dispor de energia elétrica é indispensável.
Isso porque este toma vida por meio dos aparelhos e dispositivos eletrônicos.
Porém, não para por aí.
Até mesmo para a manutenção da nossa saúde a energia elétrica é uma ótima aliada.
Com ela, podemos armazenar alimentos em nossas geladeiras, por exemplo.
Além disso, existem pessoas de saúde comprometida que vêem na tecnologia uma oportunidade de viverem mais confortavelmente já que ela, junto à medicina, criaram aparelhos para essa finalidade.
E se a energia elétrica tem um papel tão importante na vida moderna, a interrupção do serviço não pode ser carente de leis e determinações, não é verdade?
Já pensou chegar em casa e perceber que cortaram a luz com a conta paga? Não seria absurdo?!
Sabendo disso e acreditando no poder da informação, preparamos este artigo para que você possa ficar por dentro de quando e sob quais condições a COPEL pode cortar a sua luz.
Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura!
Por que a COPEL corta a luz?
Tanto a COPEL quanto as outras concessionárias podem cortar a luz diante de algumas situações.
A situação mais comum que leva ao corte de energia é quando o cliente está inadimplente, ou seja, por falta de pagamento.
Porém, esta não é a única situação, já que desligamentos para manutenções ou diante de situações de risco ou por falta de leitura do medidor também podem ocorrer.
E quando falamos em corte de energia elétrica, também não podemos deixar de fora um assunto que, por mais absurdo que pareça ser, é real: o corte indevido de luz.
Por isso, convidamos você a acompanhar os próximos tópicos para que tenha acesso detalhado a estes assuntos que citamos.
Afinal, a COPEL pode cortar a luz?
Sabendo que existem motivos para que ocorram cortes, a resposta é sim, a COPEL pode cortar a luz.
Porém, cada corte ou desligamento traz consigo motivos e condições para que possa ocorrer.
Estar por dentro destes motivos e condições é primordial para saber como agir em situações de corte indevido de luz, assunto que trataremos ainda neste artigo.
Por isso, muita atenção nos detalhes das informações a seguir, pois apresentaremos as situações em que cortem podem ocorrer.
Corte por falta de pagamento
Como já apontamos, esta é a situação mais recorrente e que leva tanto a COPEL quanto qualquer outra concessionária a cortarem a luz.
Se você tem dúvida sobre a permissão para esta prática, saiba que sim.
O corte por falta de pagamento pode ocorrer a partir de, pelo menos, uma conta em atraso.
Mas é muito importante que você, enquanto consumidor(a), saiba que o aviso de corte na fatura de energia deve chegar até você com pelo menos 15 dias de antecedência.
Portanto, para que a COPEL possa cortar a sua luz, antes você deve ter sido notificado(a).
A notificação normalmente está impressa na fatura atual e mostrará uma data limite para que você regularize os débitos para evitar o corte.
Além disso, outro ponto importante para levar em consideração é que o corte só pode ocorrer em horário comercial (entre 8h e 18h) e nunca aos fins de semana, feriados ou vésperas de feriados.
Por fim, saiba que o corte por falta de pagamento por acorrer até em casos em que você não se encontra na residência, diretamente no poste ou no registro, se ele for externo.
Portanto, o corte de energia com morador ausente poderá ocorrer se os técnicos responsáveis pela interrupção do serviço não encontrarem ninguém em casa.
Corte por falta de leitura
Você com certeza já sabe que o valor da sua conta de luz parte de um cálculo feito com base no seu consumo mensal, que é indicado pelo medidor da sua residência.
Com isso, se o técnico da COPEL responsável pela leitura encontrar dificuldades para consultar o seu medidor, o cálculo ocorrerá a partir de uma média com base nos meses anteriores.
“E como a COPEL pode cortar minha luz por conta disso?” É simples!
Se não foi possível fazer a leitura, é muito provável que você também não receba a fatura daquele mês por conta das dificuldades.
Sendo assim, a melhor saída para se ver livre deste problema é fazer com que o aceso do técnico seja simples e seguro.
Por exemplo: Supomos que o medidor da sua residência fique em um espaço que não é visível aos olhos do técnico.
Com isso, é necessário que você busque uma forma de torná-lo visível ou que sinalize onde fica.
Desligamento para teste e manutenção
Desligamentos para testes ou manutenção é mais um motivo que pode levar a COPEL a cortar/desligar a sua luz.
Este tipo de desligamento pode afetar toda uma vizinhaça, como ruas, bairro e prédios, por exemplo.
Nestes casos, é comum receber um aviso de que haverá interrupção temporária do serviço, geralmente dispondo de datas e horários.
Situações de emergência
Algumas situações emergenciais, que põem em risco a vida de moradores e técnicos da COPEL, também podem ser motivos para corte/desligamento de luz.
Como nessas situações o risco é iminente e o corte de luz acontece por uma situação emergencial e extraordinária, não há aviso prévio, claro.
Porém, é possível que você receba uma notificação ou carta de regularização para esclarecer o ocorrido.
O que é corte indevido de energia elétrica?
Estando por dentro das situações e sob quais condições a COPEL pode cortar a sua luz, é hora de saber mais sobre corte indevido de energia elétrica.
Para saber como agir diante deste problema é muito importante estar por dentro das formas que ele pode acontecer, veja:
- Corte sem aviso ou antes do prazo: Se a concessionária não te alertou sobre a possibilidade de corte por falta de pagamento com a antecedência máxima de 15 dias mas mesmo assim realizou o corte ou se avisou mas realizou mas realizou o serviço antes do prazo estipulado, o corte será indevido;
- Quando você não está devendo: Se todas as suas contas estiverem pagas e a Light cortou a sua luz, então será um corte indevido;
- Corte com acordo pago: Se você tinha contas em aberto, fez um acordo e pagou, a sua luz não pode ser cortada após o pagamento. Se acontecer, será corte indevido.
E se o corte indevido ocorrer em datas como fins de semana ou feriados ou fora do horário comercial, o seu caso possuirá agravantes que poderão estar ao seu favor na busca por seus direitos.
No próximo tópico, confira os seus direitos se for vítima desta situação.
Seus direitos em caso de corte indevido de energia elétrica
Se a COPEL ou outra concessionária cortou a sua luz de forma indevida, o seu serviço deverá ser reestabelecido em até 4 horas após a reclamação.
Além disso, você tem direito a exigir uma indenização por danos morais!
Para isso, você pode contar com a Resolvvi para fazer justiça!
Avalie o seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma online e sem burocracias.
E o melhor de tudo é que você só paga pelo serviço se ganhar!
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Analista de Operações Jurídicas e advogado de formação, Gabriel Camurça escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre problemas com corte de serviços essenciais, como água e energia elétrica, alertando os consumidores sobre seus direitos.