Sumário
Você sabia que existe a delegacia do consumidor? A instituição, também chamada de DECON, recebe denúncias de consumidores que tiveram problemas com uma empresa.
Quer saber como funciona a delegacia do consumidor e como registrar uma denúncias no DECON? Acompanhe o passo a passo.
Infelizmente, se você é consumidor com certeza já teve algum direito violado por empresas.
E, para piorar, é bem possível que você não tenha percebido que poderia ter buscando seus direitos.
Pensando nisso, vamos te apresentar a delegacia do consumidor, ou DECON, e explicar tudo que você precisa saber antes de entrar com uma reclamação pelo órgão.
O que é a delegacia do consumidor?
Ao enfrentar problemas com empresas, muitos consumidores buscam alternativas como o PROCON, Consumidor.Gov ou os Juizados Especiais Cíveis (JEC).
Nas duas instituições, é possível buscar seus direitos sozinho e até mesmo sem a ajuda de advogados.
Porém, essas não são as únicas opções!
A delegacia do consumidor (DECON) existe para investigar conflitos envolvendo empresas e consumidores.
Posto isso, diferentemente do PROCON ou do JEC, a delegacia do consumidor realmente assume uma abordagem policial para averiguar os acontecimentos e registrar um inquérito policial, se for necessário.
Sendo assim, o DECON é classificado como um departamento estadual de polícia do consumidor.
O órgão pode receber denúncias de todo crime envolvendo relações de consumo. A partir da denúncia, será instaurado um inquérito policial para investigar o ocorrido.
Por que devo fazer uma denúncia no DECON?
Para além de cumprir seu papel como cidadão, o consumidor que registrar sua denúncia no DECON também está contribuindo com sua denúncia em outros órgãos, como o PROCON e o JEC.
Isso acontece porque o PROCON e o JEC servem para realizar acordos entre empresas e consumidores, conciliando as partes através da mediação e buscando reparação para o problema.
Ao fazer a denúncia na delegacia do consumidor, tudo que for apurado servirá para contribuir com a ação em curso nos outros órgãos.
Ou seja, tudo que for descoberto sobre a empresa que causou o problema poderá ser usado em uma futura ação judicial, se for o caso.
Quando posso fazer uma denúncia no DECON?
O consumidor que desejar fazer uma denúncia na delegacia do consumidor deve ter em mente que pode denunciar problemas envolvendo relações de consumo.
Mas como acontecem as relações de consumo?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as relações de consumo acontece quando houverem fornecedor, produto e consumidor.
Normalmente, não há dificuldade na hora de identificar o comprador e o produto, certo? As dúvidas surgem na hora de saber quem é o fornecedor, que é o que faz da venda a sua forma de ganhar dinheiro.
Um exemplo muito comum é quando você compra um móvel de um amigo e o produto está com defeito. Como a pessoa não costuma vender produtos para “ganhar a vida”, você não pode fazer uma reclamação no DECON por conta da “propaganda enganosa”.
Porém, comprando uma roupa defeituosa de uma pessoa que costura para complementar a renda, e faz isso habitualmente, você pode reclamar no DECON, já que há uma relação de consumo legítima.
O que preciso para registrar denúncia no DECON?
Como já falamos, o DECON é uma delegacia voltada para a análise de casos em que são cometidos crimes contra o consumidor.
Como, por exemplo:
- Não são reveladas informações sobre o perigo que determinado produto tem;
- São executados serviços muito perigosos, contra as normas existentes.
A diferença do DECON para as demais plataformas, e também em relação aos órgãos como o PROCON, é que nele é determinada uma responsabilidade do fornecedor que prejudicou o consumidor a nível criminal.
Em alguns casos, podendo acarretar, inclusive, prisão do fornecedor.
Ao receber a denúncia, o DECON irá adotar um procedimento de investigação e fiscalização do fornecedor de produtos ou serviços.
Sendo assim, podendo estabelecer que seja feito uma denúncia contra a empresa que violou os direitos do consumidor.
Além disso, é importante lembrar que, ao fazer a denúncia, o consumidor deve portar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Todos os documentos ligados à reclamação.
Para fazer a denúncia, o consumidor deverá se deslocar até a sede da delegacia do consumidor da sua cidade.
Lá, ele será atendido pessoalmente, sendo acompanhado por um funcionário do Órgão e terá sua reclamação registrada junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC.
Portanto, é necessário que o reclamante ou consumidor, além de apresentar os dados dos fornecedores, como nome da empresa, endereço e CNPJ.
E então, gostou de aprender mais sobre a delegacia do consumidor e quando você pode denunciar uma empresa ou fornecedor?
Se você quiser continuar aprendendo mais sobre seus direitos, não deixe acompanhar outros conteúdos no Blog da Resolvvi.
💡 Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Fiz a compra de um produto no cpf de uma pessoa, a mesma me informou que teria os 7 dias e tal para solicitar o reembolso, ao fazer a mesma simplisteme não respondeu mais nenhuma msg. Como proceder?
Oi, Marcio. Tudo bem?
Nós aconselhamos que você cadastre a sua reclamação no site do Reclame Aqui e do Consumidor.gov junte todos os anexos que tiver.
https://www.reclameaqui.com.br/
https://consumidor.gov.br/
Bom dia!
Tive meu cartão de crédito do banco Cetelem cancelado, sem motivo, o que acarretou no atraso de pagamento da última fatura, pois usava o cartão para ter renda e na falta dele fiquei muito prejudicada financeiramente! Porém desde então começaram a fazer cobranças mais de uma vez ao dia, via WhatsApp e por mensagem. De início tentei parcelar a fatura e eles disseram que não tinha essa opção pra mim. Continuaram cobrando e depois ofereceram parcelar a dívida toda do cartão (colocando até as parcelas que ainda não venceram) com juros altíssimos! Tentei parcelar apenas a fatura em atraso, e eles responderam que é “ilegível”. Enfim, impossível negociar! Então estou tentando reunir o dinheiro para efetuar o pagamento da parcela em atraso, porém eles não param de me perturbar. Já expliquei que estou me organizando e pedi para pararem com as mensagens pois estão me atrapalhando no trabalho. Sou professora, estou com aulas online, e eles me perturbando com tanta mensagem, sem falar o tanto que abala meu psicológico!
Não sei mais o que fazer. 😓
Oi Leidianne, tudo bem?
Caso você esteja sendo cobrada de forma excessiva por uma dívida legítima, ou seja, uma conta atrasada, nós aconselhamos que você cadastre a sua reclamação no site do Reclame Aqui e do Consumidor.gov denunciando a cobrança – junte todos os anexos que tiver.
https://www.reclameaqui.com.br/
https://consumidor.gov.br/
Caso deseje quitar essa dívida, sugerimos que você acesse o site do Serasa e tente negociar um acordo: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/
Reclamações, tem que ser direcionador somente na delegacia do consumidor? Moro em Belém/Pá.
O ideal é que você busque órgãos de defesa ao consumidor, como o PROCON ou o site “Consumidor.gov.br”.
Bom dia,
Acho que o Decon deveria fazer uma investigação nas lojas que vendem carro,em geral as que ficam dentro de auto shoping,um deles é o Auto shoping premium em SBC estrada das lagrimas 77,é só abrir o reclame aqui e ver o que os logistas fazem com o consumidor,eu particularmente estou com um problema a seis meses e a loja não resolve,comprei um carro em setembro/2020 e até hoje o carro está no nome do antigo proprietario que é parceiro da loja que me vendeu,sendo que paguei para a loja fazer a transferencia,com a loja não consigo nem reclamar porque não me atendem,ja falei com a administração do shoping, com a financeira que financiou o carro para mim e o mesmo esta no nome do antigo proprietario,e com o procon cuja reclamação nem foi respondida pela loja até hoje.
Ainda existe o Decon? Qual o endereço aqui em SP? Não encontrei em lugar nenhum
Estou sendo cobrado pela operadora telefônica oi indevidamente um valor absurdo por quebra de fidelidade
Oi Jerson!
A Resolvvi é especializada em casos que podemos entrar com um pedido de indenização por danos morais, mas isto só é possível quando a dívida está negativada. De qualquer modo, queremos dar a melhor orientação possível para ajudar você. 😉👍:
Nós aconselhamos que você cadastre a sua reclamação no site da ANATEL, do Reclame Aqui e do Consumidor.gov denunciando a cobrança indevida – junte todos os anexos que tiver.
https://www.anatel.gov.br/consumidor/quer-reclamar-saiba-como
https://www.reclameaqui.com.br/
https://consumidor.gov.br/
Caso você não consiga resolver o problema, saiba que você pode iniciar uma ação judicial sem ajuda de um advogado, por meio do Juizado Especial Cível. Nós fizemos um guia com tudo que você precisa saber: https://problemacomvoo.resolvvi.com/como-processar-empresas
Qualquer dúvida a mais é só chamar!
Comprei uma tv no site Carrefour no dia 28/02/2021, sendo a entrega para o dia 02/03/2021, quando chega a entrega eles entregam e pronto assim recebido pela minha cunhada, pois não estava, quando chego a noite as 18:33 tiro a tv da caixa e encontrasse quebrada por uma queda na hora do transporte pois até então a caixa estava norma, quando olho por dentro da caixa já tem indícios de queda e por fora colocaram um adesivo, entro em contato com o Carrefour, sou informado que o setor responsável pode demorar até 5 dias úteis para entrar em contato sendo assim, até eles entrarem em contato e retirar o produto mas de 10 dias, sendo que paguei a entrega rápida já para não ter a demora
Oi Rafael, tudo bem?
Para casos de troca ou reembolso de produtos com defeito, você deverá verificar e aguardar as condições e prazos estabelecidos pela loja.
Se o seu problema não for resolvido, aconselhamos que você cadastre a sua reclamação no site do Reclame Aqui e realize uma denúncia no site do Consumidor.gov ou no Procon da sua cidade.
Um abraço.
Boa tarde… Estou tendo problemas com empresas de cobranças por dívidas prescritas já fazem 10 anos e gravei algumas ligações e disseram que irão continuar a ligar até que eu pague a dívida eu fiz uma reclamação no banco central e o responsável do banco entrou em contato comigo dizendo que a dívida foi vendida as empresas de cobrança e que eles são os credores eu já não aguento mais eles ligam até para minha ex mulher e já estou tendo problemas por causa disso… Eles venderam a dívida e meus dados sem me comunicar….
Oi, Marco.
Se você foi negativado por uma conta já paga, golpe ou fraude, serviço não contratado, dívida vencida a 5 anos ou mais, ou teve o nome negativado indevidamente pela empresa por um serviço que já havia sido cancelado, você pode sim ser indenizado por isso!
Você pode verificar se o seu nome está negativado acessando o site: https://www.serasa.com.br/area-cliente/meu-cpf/pendencias/anotacoes-concentre
Caso deseje que sigamos com a sua reivindicação, basta cadastrar seu pedido em nosso site que analisamos tudo certinho e lhe damos uma resposta mais direcionada, pode ser?
Ainda existe DECON em São Paulo? Onde fica isso?
Bom gostaria de fazer uma denúncia contra uma loja na cidade dos automóveis o nome da loja e strada veículos meu pai compro um carro nessa loja dia 06/01/21 pegou o carro em dia no outro dia deu poblema no motor pediu pra leva em uma oficina que ele mandaram disseram que ia devolver o dinheiro e não devolver e nem arrumou o carro hoje e 8/02/21 e ainda não resolveu o problema
Oi Reginaldo, tudo bem? Analisamos o seu caso e a resposta é que você pode sim pedir que a oferta seja cumprida, já que o próprio vendedor afirmou que a oferta estaria sendo mantida para atrair clientes. Além de poder pedir o cumprimento da oferta, de acordo com o CDC, no artigo 39 , inciso II do mesmo CDC, é tida como prática abusiva a conduta de recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes.
Tinha um vôo para Rio de janeiro com conexão em Brasília. Sendo que o vôo estava marcado para as 17:35, fiz o chekin online, as 16:30 já estava no aeroporto pra despachar as malas e simplesmente me comunicaram que o aviao já estava fechado. Não embarquei. Sendo o contrato da agência vem agora informando em letras minúsculas última folha do contrato sobre chegar duas horas antes. O que eu posso fazer pra me ressarcirem o dinheiro da passagem??
Oi, Rosilene!
Realmente é um absurdo a Companhia Aérea fechar o check-in pouco antes do horário do voo. Mas as Companhias estão legalmente “protegidas” para isso, já que ANAC permite que cada Companhia Aérea tenha suas próprias regras para encerrar o procedimento de check in.
Por causa disto, nós infelizmente não conseguiremos reivindicar uma indenização para o seu caso pela Resolvvi. O ideal é que você entre em contato diretamente com a companhia aérea buscando uma solução administrativa para a sua situação, ou busque órgãos de defesa ao consumidor, como o PROCON ou site “Consumidor.gov”.
Bom dia! Esse problema também aconteceu comigo. Gostaria de saber como proceder. Será que foi mesma pessoa?
Bom Dia ,depois de ver tantos programas de pessoas com outras mau honestas ,nunca pensei que esto aconteceria comigo ,pois começamos a longa historia :Eu moro na frança depois dos 14 anos ,hoje tenho 26 decidir q agora trabalhando depois de algum tempo que juntaria o dinheiro para visitar minha familia em minas.Por conselho de um amigo que confio e mora tambem na frança ,me aconselhou esta agencia de viagen com nome de Kronus Viagens e Turismo aonde a dona Se chama Rosana Pereira Rodrigues Rua Impata, 44, Vila Re São Paulo/SP – CEP 03663-010 Kronus Viagens e Turismo Rosana Pereira Rodrigues 21.834.721/0001-77 a viagen marcada para abril de 2020 com a historia da pandemia aeroportos fechados pois a consinguinha foi de estar trocando esta data ,observaçao (o dinheiro foi enviado no valor de 3.074;8 TRES MIL E SETENTA E QUATRO E 8 CENTIMOS de REAIS na conta de Irma Sarraf pereira rodrigues Pessoa desiguinada socia pela Qual a senhora Rosana pereira rodrigues desiguinou falando como MAE e socia da AGENCIA kRONUS vIAGEN.pagamento feito dia 25 DE NOVEMBRO DE 2019 ;
Segui a consiguinia e fui trocando a data ,ate chegar a conclusao que remarquei esta data para janeiro deichando Ciente a senhora que ela podia marcar para janeiro que estaria embarcando da frança para uberlandia ,TENHO CADA MS REGISTRADA POSSO ESTAR ENVIANDO pois ela disse nao HAVERIA ALGUM PROblema apartir do primeiro de janeiro ja estarei na ativa te dou resposta SEXTA DIA 8 DE JANEIRO DE 2021 a resposta claro nao veio .eu liguei deixei msS E SEMPRE com desculpa que francamente comecei a desconfiar pq um profissional resolve rapido e so um bilhete de aviao ,enfim minha viagen teria que ter acontecido esta semana ,infelizmente escrevo chorando meu sonho meu exforço de rever minha familia minha vov’o e meus avos foi levado [Editado pelo Reclame Aqui] era so esto era so esto me encontro triste com anciedade sem o dinheiro e sem vaigem detalhe ela nao responde mais as ms .Por favor alguem pode me ajude estou na frança mas tudo passou por sao paulo tenho quem me représente em sp ,Espero com toda tristeza e com muitas esperanzas que voces possao me ajudar;com Muita espenza ARYADNER ALVES FERREIRA MEU TELEFONE zap 330659008332
Oi, Aryadner. Tudo bem?
É uma absurdo essa situação, mas infelizmente não conseguimos reivindicar uma indenização o seu caso, pois atuamos com problemas de voos cancelados, atrasados, extravios de bagagem, dentre outros casos similares em que a Justiça entende que ocorreu dano moral passível de indenização.
Dessa forma, o ideal é que você entre em contato diretamente com a companhia aérea ou busque órgãos de defesa ao consumidor, como o PROCON ou o site Consumidor.gov.
Caso queira conhecer mais do nosso serviço e dos seus direitos, dá uma olhadinha nas nossas Perguntas Frequentes!
um abraço
Quero fazer uma denúncia conta a empresa de consórcios multimarcas sobre falsas contemplações de cartas de crédito.
Comprei pelo site Beautybox no dia 27/12/2020 e ainda não recebi os meus produtos. Ninguém da empresa consegue me dar uma satisfação.
No dia 20/12 compareci à loja 85 Marabraz de Itapevi, para pesquisar valores de mesas, a vendedora Thaina Araújo ofereceu-me algumas mesas, porém informei que não, porque não estava com cartão de limite maior para compra. Ofereceu um desconto que o produto de 1180 caiu para 751,00 ela insistiu, que efetuei o pagamento em três formas diferentes, no débito o valor 150, no dinheiro 200 e no cartão de crédito 400 reais.
Eu não queria pagar dessa forma, mas ela informou que eu ia perder o desconto, finalmente aceitei. Mas no momento da negociação eu questionei sobre a entrega, ela falou, para que eu ficasse em paz, que ia chegar rápido, em nenhum momento a mesma falou do prazo de 45 dias,depois que efetuei o pagamento, me deu um contrato totalmente ilegível, ai eu vi que a data de entrega estava para dia 13/02/2021, questionei mais uma vez, a mesma informou para que eu ficasse em paz. (tenho evidências).
Hoje 23/12/2020 verifiquei o andamento da entrega, o pedido está bloqueado por falta de produto pelo fornecedor.
Enfim informei que queria cancelar a mesma. Pediu para eu ir à loja pessoalmente falar com a gerente Juliana que foi muito ríspida comigo.
Falei que queria cancelar que eu ia pagar a multa de 20% e que depois irai buscar os meus direitos.
A mesma se negou a cancelar, mesmo eu falando que iria pagar a multa indevida. Falei que ia chamar a polícia e a mesma falou que no máximo que a polícia iria fazer um B.O.
E a mesma me expulsou da loja, antes do horário de fechamento que é às 20h e no momento era 19:45.
Inadmissível a loja se negar a cancelar o pedido ainda não deixará claro a data de entrega e multa contratual, isso é dever do vendedor passar no momento da negociação, não depois que finaliza a venda.
Oi, Daniela.
É um absurdo essa situação. Infelizmente não podemos te ajudar muito pois não é o tipo de casos que atendemos na Resolvvi. Atuamos em casos que você foi negativado por uma conta já paga, golpe ou fraude, serviço não contratado, dívida vencida a 5 anos ou mais, ou teve o nome negativado indevidamente pela empresa por um serviço que já havia sido cancelado.
Mas você pode realizar uma reclamação no site do consumidor.gov.br ou no Procon da sua cidade.
Bom Dia.
Recebi e utilizei o Cartão de crédito. já na primeira fatura que ocorreu verifiquei que havia uma cobrança de um seguro CONTA PAGA FAMÍLIA. liguei para o Banco Carrefour e me informaram que era um item compulsório e se não pagasse eu deveria arcar com a penalidade. resolvi aceitar tal produto por acreditar que se no futuro precisasse estaria eu ou alguém da minha família coberto por esse seguro. Infelizmente no final de 2013 tive um acidente sério que me impossibilitou de pagar a fatura do cartão. O Carrefour começou a ligar e cobrar a partir de 2015 e a partir daí informei e pedi para o Banco Carrefour informações sobre o tal seguro. Desde então não informaram e se omitiram descaradamente de qualquer informação. Procurei o Celso Russomano e sua equipe na época ( 2019 ). tendo eles achado fatos estranhos com possíveis crimes contra o Código do Consumidor. dias depois uma pessoa se dizendo do setor jurídico do Banco me ligou dizendo que faria um levantamento e que me retornaria. mas nada adiantou. O escritório Leal advogados que passou a cobrar. me confidencializou que tanto eles como o Banco Carrefour sabem das inúmeras reclamações por parte dos consumidores sobre o mesmo assunto. sabendo disso e vendo o total descaso pelo Carrefour. entrei no site RECLAME AQUI e fiz por lá uma reclamação. foi quando lamentávelmente soube por eles que a Seguradora não pagaria por ter passado o tempo para solicitar a baixa da apólice. detalhe. nunca mandaram um documento ou apólice do seguro para que soubesse sobre tais informações. reafirmei que não tinha autorizado tal seguro. e portanto a cobrança teria sido feito indevidamente. Só aí que soube que eles fizeram sim um levantamento e cobraram indevidamente.
Acho que se ofereceram o seguro. Que paguem por isso. A seguradora não é o objeto da questão. Afinal não existe apólice assinada por mim. Então que o Carrefour arque com a responsabilidade de pagar por tal serviço.
Artigo 66. e artigo 35 do código de defesa do consumidor é claro sobre isso. Espero que me ajudem. Obrigado
Oi, Domingos.
É realmente um absurdo essa situação que você passou por responsabilidade da empresa.
Se você foi negativado por uma conta já paga, golpe ou fraude, serviço não contratado, dívida vencida a 5 anos ou mais, ou teve o nome negativado indevidamente pela empresa por um serviço que já havia sido cancelado, você pode sim ser indenizado por isso!
Caso deseje que sigamos com a sua reivindicação, basta cadastrar seu pedido em nosso site (resolvvi.com) que analisamos tudo certinho e lhe damos uma resposta mais direcionada, pode ser?
Comprei um aparelho mtx 4k da empresa meninadengosa. Em setembro e até hj só apareceu a parcela descontada no meu cartão de credito.
E comprei outro mesmo aparelho da empresa midiagamer na mesma época e também não recebi. Mas td ja foi descontado do meu cartão. O que eu posso fazer?
Oi, Juarez!
Você deverá realizar uma reclamação no site do consumidor.gov.br ou no Procon da sua cidade, relatando que comprou um produto e não recebeu a mercadoria.
Fiz um curso de vigilante na Spartacus. Fui aprovada porém não recebi o meu certificado de conclusão do curso. E nem minha carteira de trabalho que eles reteram. Como faço para receber por danos morais .
Olá, tudo bem!
vimos sua puplicação e achamos que poderia ser pertinente
colocar em nosso site:
http://planosdesaudehdm.com.br
Um grande abraço.
Comprei 02 sofás retrátil, comprei no 17/09/20 chegou no dia 27/10 pedi para eles virem buscar a mercadoria e não vieram agora estão me processando ( mercado livre) loja Mobly móveis
Oi Alankay.
Caso você tenha tido algum tipo de problema na mercadoria recebida, você poderá solicitar a devolução ou troca diretamente com a loja que lhe vendeu o produto. Caso não consiga, o ideal é registrar uma reclamação no site consumigor.gov.br e verificar as possibilidades para o seu caso.
Oi, Alankay!
Você deverá realizar uma reclamação no site do consumidor.gov.br ou no Procon da sua cidade, relatando que comprou um produto e não recebeu a mercadoria.
6/11/2020 tinha viagem com voo da azul., simplesmente eles simularam um falso acidente nos embarque das mala, eu com exame do convd valido n pude viajar os outros passageiros viajaram no sábado e eu não. eles n que arca com as minhas despesas nao vai pagar nada sendo que foi eles cancelaram meu voo internacional e são Paulo, fora q fui humilha pela gerente e focionario Rafael da azul no aeroporto em Vitória es agora tenho q fazer outro exame. Para embora Nem se que eles me avisaram que tinha remarcado minha passagem para quarta feita,.descompri fui na agência para reunir comprovantivo para entra no processo com esses canalhas paguei 6 mil reais não foi pouco, gente despreparada para lidar com ser humano. Tenho tudo filmado como fui o descaso…
Oi, Rosimara!
É realmente um absurdo essa situação que você passou por responsabilidade da Companhia Aérea. Se a alteração no seu voo foi comunicada com menos de 72h de antecedência e fez com que você chegasse ao seu destino final com mais de 4h de atraso, você tem direito sim a ser indenizado por isso!
Caso deseje que sigamos com a sua reivindicação, basta cadastrar seu pedido em nosso site que analisamos tudo certinho e lhe damos uma resposta mais direcionada, pode ser?
http://www.resolvvi.com.br
Conte com a gente!
Boa tarde.
O banco Bradesco débitou da minha conta um valor de uma compra que não autorizei. É além disso o cartão já estava bloqueado há 3 meses. Um empurra para outro. Já procurei e ninguém resolve.
Oi Ricardo, tudo bem?
Caso não consiga, o ideal é registrar um boletim de ocorrência e se o banco se recusar a cancelar a compra, você poderá registrar uma reclamação no site consumigor.gov.br e verificar as possibilidades para o seu caso.
Ricardo!
É realmente um absurdo essa situação que você passou por responsabilidade do banco.
Se você foi negativado por um serviço não contratado, ou teve o nome negativado indevidamente pela empresa por um serviço que já havia sido cancelado, você pode sim ser indenizado por isso!
Caso deseje que sigamos com a sua reivindicação, basta cadastrar seu pedido em nosso site que analisamos tudo certinho e lhe damos uma resposta mais direcionada, pode ser?
Todas as reclamações são registradas em computador, então não faz sentido ir até o Decon.