Quer saber o que fazer se sofrer golpe do PIX? Confira este artigo e fique por dentro das principais informações sobre o assunto!
Um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban), com base nos números do Banco Central, demonstra que o PIX já está consolidado como um dos principais meios de pagamento utilizados pelos brasileiros.
Com isso, até setembro de 2022 foram 26 bilhões de transações feitas por meio do sistema.
Porém, como criminosos estão em constante ação e modernização, já existem algumas formas de aplicar de golpes por meio do PIX.
Sendo assim, é de extrema importância que você, usurário(a) do PIX, esteja informado(a) sobre como estes golpes funcionam, como evitar e o que fazer se for uma vítima.
Sabendo disso e acreditando do poder da informação, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre golpes do PIX.
Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura!
Golpes do PIX: Quais são os mais comuns?
É isso mesmo, aqui utilizamos o plural de “golpe”, pois não se trata de apenas um, por mais que a finalidade sempre seja a mesma: subtrair criminosamente valores em dinheiro das vítimas.
Golpes e fraudes encontraram na internet um terreno fértil para proliferar.
Por isso, você verá que os golpes do PIX ocorrem, de modo geral, no ambiente digital.
E como todo cuidado é pouco, leia atentamente aos tópicos a seguir para conhecer os principais deles e como se prevenir.
Golpe do Robô ou Urubu do PIX
Podendo ser chamado de Tabela, Urubu ou Robô do PIX, este golpe funciona como uma engenharia social e promete multiplicar em até 10 vezes os valores enviados por PIX pelas vítimas.
De modo geral, você pode se deparar com eles nas redes sociais propondo ofertas como:
- 100 reais com retorno de 1000;
- 200 com retorno de 2000;
- 250 com retorno de 2500 etc.
Com o mínimo de conhecimento já é possível entender que não existem fórmulas mágicas para multiplicar dinheiro com tanta rapidez e facilidade, concorda?
No entanto, é prometendo exatamente isso que este golpe de PIX tem tomando conta das redes sociais, onde as vítimas são persuadidas a experimentar.
E é exatamente aí que se encontra o problema!
Por isso, não caia nessa, pois além de não devolverem o valor “investido”, o seu dinheiro não será multiplicado.
Além disso, o problema pode ser ainda maior pelo fato de os golpistas passarem a ter acesso a dados da vítima, como nome completo e CPF, o que já pode dar origem a novos golpes.
Sendo assim, sempre desconfie de promessas tão “atrativas” como esta, principalmente se feitas em canais desconhecidos ou suspeitos.
Seu nome está negativado indevidamente? Resolva já! Nós te ajudamos a restaurar seu nome e ainda receber dinheiro por isso. Exija seus direitos e receba até R$10 mil por nome negativado indevidamente.
Golpe das falsas ofertas de produtos
Mais um golpe muito comum que pode envolver o PIX é a falsa oferta de produtos.
Neste golpe os criminosos criam sites falsos que podem, inclusive, levar o nome e identidade visual de uma loja de renome como Magalu, Amazon e Casas Bahia.
Geralmente as ofertas são divulgadas nas redes sociais e indicam um link onde a vítima deve clicar para ser redirecionada ao site fraudulento.
As falsas ofertas são tentadoras e costumam oferecer ótimos produtos a preços baixos, como smartphones tops de linha por R$1 mil.
Já ouviu o ditado popular “quando a oferta é demais até o santo desconfia”? Aqui ele nunca fez tanto sentido!
Por isso, sempre que se deparar com anúncios que ofertam produtos por preços impressionantemente baratos, é melhor ficar de olho e nem abrir!
Quando a vítima cai no golpe, é possível que o suposto pagamento ocorra por PIX, o que irá findar em nada mais do que na perda do dinheiro.
Além disso, a situação pode ser ainda mais complicada quando é oferecido o pagamento por cartão de crédito a e vítima realiza.
Com isso, ao inserir os dados nos sites fraudulentos, os criminosos também podem aplicar o golpe do cartão clonado.
O modo mais certeiro para se livrar deste tipo de golpe do PIX é comparar o endereço do site com o do site oficial da loja.
E mais: quando te ofertarem um produto muito barato, compare os preços com de lojas seguras.
Afinal, preços muito baixos podem se tratar do golpe.
Golpe do PIX por boletos falsos
O golpe do boleto falso, assim como todos os demais, tem a finalidade de subtrair dinheiro das vítimas.
Neste golpe os criminosos emitem boletos falsos e enviam às suas vítimas como sendo referente ao pagamento de contas comuns, como água, luz, telefone e cartão de crédito.
É possível que o PIX deste golpe seja feito por Qr Code, mas também há casos em que o pagamento é feito com uma numeração falsa.
Com isso, a vítima só se dá conta de que sofreu um golpe quando a empresa responsável por aquela conta que acredita ter pago entra em contato e informa sobre a falta de pagamento.
Por isso, sempre opte por receber os seus boletos pelos canais seguros e que as empresas responsáveis indicam.
Golpe do Whatsapp
É muito provável que você já tenha ouvido relatos de pessoas dizendo que tiveram os seus Whatsapps clonados.
Isso porque o golpe do Whatsapp clonado é mais uma das formas encontradas pelos criminosos para receber PIX de vítimas.
Nesse caso, não só a pessoa que sofreu a clonagem é prejudicada, mas também, e principalmente, seus amigos e parentes.
Isso porque os criminosos mandam mensagens para os contatos da vítima, geralmente os mais frequentes e, se passando por ela, pedem dinheiro.
Se o contato não desconfiar de algo errado, é muito provável que faça o PIX com a quantia solicitada pelos criminosos.
Por isso, tenha muito cuidado com as suas contas nas redes sociais e nunca deixe de ativar a autenticação em dois fatores, o que impede de alguém logar sem a senha de autenticação.
Leia também: Caí no golpe do WhatsApp, como recuperar o dinheiro?
Caí no golpe do PIX, o que fazer?
Se você cair no golpe do PIX, não perca tempo e entre em ação imediatamente.
Assim, é muito importante dar os primeiros passos: realizar um boletim de ocorrência e entrar em contato com o banco.
A depender do caso o seu banco ou instituição financeira poderá analisar a possibilidade de resgatar a quantia enviada por PIX no golpe.
Para isso, será utilizado o MED (Mecanismo Especial de Devolução), que funciona como um conjunto de regras e procedimentos que os bancos podem seguir em caso de falhas operacionais ou fraudes.
Além disso, o banco também poderá utilizar outro recurso: o bloqueio preventivo de transferência PIX.
Desse modo, haverá a detenção do valor da transferência na conta do recebedor, neste caso, do golpista.
Uma vez solicitado um dos mecanismos, o que resta é aguardar a solução do caso.
Gostou de ficar por dentro dos golpes do PIX? Então continue a acompanhar o Portal Resolvvi para mais dicas sobre segurança financeira!
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.