Sumário
Quer saber se nome sujo no Brasil vale no exterior? Então confira o nosso artigo e fique por dentro das principais informações.
Quem nunca sonhou com aquela boa viagem internacional, não é mesmo?
Ou, melhor ainda, em morar outro país?
De acordo com uma pesquisa publicada pela CNN, após o período de isolamento causado pela pandemia, 88% dos entrevistados disseram que, conforme as coisas vão voltando ao normal, pretendem fazer uma viagem internacional.
Em outra matéria do mesmo jornal, podemos ver que o número de brasileiros morando em outro mais já atingiu a marca dos 4,2 milhões!
No entanto, em outro dado igualmente numeroso, está o número de consumidores brasileiros que se encontram endividados.
Com isso, existe uma dúvida muito frequente entre os viajantes brasileiros: “Nome sujo no Brasil vale no exterior?“.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para esclarecer essa questão.
Continue a leitura e fique por dentro!
Quem tem nome sujo no Brasil pode tirar passaporte?
Além da dúvida se nome sujo no Brasil vale no exterior, outra preocupação é muito frequente: “Quem tem nome sujo pode tirar passaporte?”
Sobre isso, fique tranquilo, pois pode sim!
Por mais que estar com o nome sujo seja uma situação desconfortável e que pode gerar severas consequências na vida financeira, os consumidores negativados não podem ser impedidos de emitir passaporte.
Desse modo, a própria Contistuição Federal Brasileira assegura esse direito.
Isso porque uma pessoa não pode ter o seu direito de ir e vir privado simplesmente por estar com nome sujo.
No entanto, por mais que estar com o nome sujo no Brasil não impeça de emitir um passaporte para viajar ao exterior, vale entender que isso não se aplica aos casos de CPF irregular.
Nome sujo e CPF irregular são situações diferentes. Além disso, o impedimento também pode ocorrer quando a Justiça Brasileira determina que tal pessoa não pode deixar o país.
Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigos sobre o que é CPF irregular.
Quem tem nome nome sujo Brasil pode tirar visto internacional?
Além da dúvida se nome sujo no Brasil vale no exterior ou impede de tirar passaporte, existem outras nesse sentido.
Muitas pessoas também se questionam se podem tirar visto internacional estando negativado.
Mais uma vez, não se preocupe com isso.
A Polícia Federal não consulta os órgãos de proteção ao crédito para emitir um passaporte e os consulados de outros países no Brasil também não.
Ou seja, é sim possível tirar visto internacional mesmo com o nome sujo no Brasil para fazer uma viagem ao exterior. Porém, vale lembrar que muitas outras coisas podem ser levadas em consideração pelos consulados.
Além disso, o problema com CPF irregular também se aplica ao visto!
Afinal, nome sujo no Brasil vale no exterior?
Bom, a necessidade de saber se nome sujo no Brasil vale no exterior está mais ligada à situações em que pessoas pretendem passar a morar em outro país.
Isso porque, em viagens comuns, possivelmente você irá apenas fazer compras ou contratar serviços básicos como hospedagem e aluguel de carros, o que não exige nome limpo para fazer.
Essa dúvida paira mais sobre as mentes de quem pretende mudar de vez do Brasil para o exterior.
Desse modo, fique tranquilo, pois diante de todas as regularidades que você precisará cumprir para assumir uma nova nacionalidade, elas não terão tanta ligação com o seu nome aqui no Brasil.
Na verdade, novos documentos serão tirados no território internacional e você passará a ser um cidadão daquele país, portanto tendo que cumprir com as obrigações de lá.
Os bancos não são os mesmos, muito menos os órgãos de proteção ao crédito.
Desse modo, mais vale se preocupar em não ter o nome sujo no exterior, se estiver com ele sujo no Brasil.
No entanto, saiba que as cobranças das dívidas podem permanecer!
Se o seu credor possuir seus dados de contato, como e-mail e telefone, eles continuarão a lhe contactar.
Mas o que acontece com as dívidas aqui no Brasil?
Vale lembrar que, por mais que mesmo tendo o nome sujo no Brasil você não seja impedido de viajar para exterior, as dívidas permanecem aqui!
Se um brasileiro decide ir morar ou viajar ao exterior e deixa dívidas no Brasil, elas continuam inscritas no CPF ou nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa.
Porém, elas ficam “dormindo” ou no “standby”. No entanto, se a empresa a qual você deve tiver os seus dados para contato, as cobranças irão permanecer, até mesmo de forma insistente, até que haja o pagamento do valor.
O único caso em que as dívidas podem ser isentas são para as fiscais, como IPTU e IPVA, mas apenas em alguns casos em que o consumidor é um contribuinte isento de tais cobranças.
Desse modo, o melhor a se fazer é renegociar as dívidas antes de viajar, pois podemos dizer que não vale a pena viajar para exterior estando com o nome sujo no Brasil.
como renegociar as dívidas para viajar de cabeça fria?
Ter dívidas não é bom e pode causar severas consequências na vida financeira de um consumidor.
Sobretudo no caso de endividados que se mudam para o exterior e que têm o nome sujo no Brasil, vale a pena fazer a renegociação das dívidas e deixar o país sem pendências!
Para isso, você pode procurar as empresas em que possui pagamentos pendentes e renegociar os valores.
Uma boa notícia é que algumas dessas dívidas podem não ter sido negativadas ainda, o que permite fazer um acordo diretamente com as empresas, entrando nas centrais de atendimento.
Além disso, é possível que esses locais ofereçam a possibilidade de parcelamento da dívida.
Assim, é só você estabelecer quanto tem disponível para isso por mês e escolher a melhor quantidade de parcelas.
Para dívidas já em negativação, ou seja, que já estejam inscritas nas listas de inadimplêntes dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Seresa, esses próprios órgãos poderão lhe oferecer a renegociação.
Agora que você já sabe se nome sujo no Brasil vale no exterior, é hora de quitar as suas dívidas e fazer uma boa viagem sem mais preocupações.
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.