O que é franquia de bagagem? Entenda como despachar a mala na viagem!

A franquia de bagagem é um serviço que adiciona automaticamente uma mala, seja de mão ou de porão, ao seu voo.

Esse serviço está disponível no momento da compra do bilhete para que não você não precise adicionar novas malas com taxas extras e mais caras.

As companhias aéreas geralmente oferecem franquias a partir das tarifas intermediárias. Quanto mais caro o cliente paga na passagem, mais malas ele tem disponível para levar consigo na cabine ou despachar para o porão da aeronave.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é franquia de bagagem na prática e quais são as especificações das companhias aéreas para que os passageiros usufruam do serviço, seja para mala de mão ou de porão.

Boa leitura!

👉 Sua última viagem não saiu como o esperado por conta de um problema em seu voo? Então exija seus direitos e receba uma indenização!

O que é franquia de bagagem e por que ela é tão importante?

A franquia de bagagem é um serviço que adiciona automaticamente uma mala, seja de mão ou de porão, ao seu voo. Ou seja, a contratação do item já está inclusa na compra da passagem, sem a necessidade de adição por meio de taxas extras e mais salgadas.

Essa é uma oportunidade de adquirir a bagagem com um preço mais em conta, em um pacote combinado com a passagem aérea.

Em geral, caso o cliente opte por adicionar a mala só depois, ele provavelmente pagará mais, uma vez que a contratação desse serviço encarece à medida que o voo se aproxima.

Na maioria dos casos, a franquia de bagagem despachada não está inclusa nas tarifas mais básicas da companhia aérea, mas apenas a bagagem de mão.

Para inserir uma, duas ou até três malas de porão, o passageiro deve optar por opções intermediárias ou premium, que geralmente entregam também outros benefícios, como assentos exclusivos.

Leia também no Portal da Resolvvi:

Qual a diferença entre bagagem de mão e bagagem despachada?

Confira abaixo as diferenças básicas entre a franquia de uma bagagem de mão e uma despachada (ou de porão):

  • Bagagem de mão: geralmente disponível em qualquer tarifa / 10kg (no caso da Latam, é 12kg) / dimensões de 55cm (altura) × 35cm (largura) × 25cm (profundidade) na média brasileira.
  • Bagagem despachada: geralmente disponível a partir das tarifas intermediárias / 23kg (em alguns casos, até 32kg) / dimensões de 55cm (altura) × 35cm (largura × 25cm (profundidade) na média brasileira.

Essas são, em geral, os limites de dimensão e peso das bagagens para o tráfego aéreo comercial no Brasil, sejam franquias ou em itens adicionadores posteriormente com a cobrança de taxa.

No caso de bagagens de mão acima dos limites, provavelmente os comissários de bordo exijam que os passageiros despachem a mala de última hora, por meio de uma taxa mais cara.

Já no caso de malas de porão, o cliente precisa pagar uma multa de acordo com o excesso de peso ou dimensão.

O que é franquia de bagagem? Entenda como despachar a mala na viagem!

O que é franquia de bagagem em voos nacionais e internacionais?

Vale a pena salientar que as franquias e regras de bagagem variam bastante entre o voo é nacional e internacional. Afinal, as regras do tráfego doméstico sofrem padronização por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), enquanto destinos e companhias de fora do país contam com regras específicas.

Por exemplo, segundo determinação da ANAC, todos os voos nacional devem oferecer pelo menos franquia de bagagem de mão em todas as tarifas, até nas mais básicas. Além disso, o peso máximo é de 10kg.

Entretanto, a Latam, principalmente em algumas de suas rotas internacionais, define o limite de peso em 12kg para a mala de mão.

Quando falamos de bagagem despachada, a maioria dos destinos globais já disponibilizam franquia de bagagem de porão até mesmo nas tarifas mais básicas, com peso máximo de 23 kg.

À medida que contemplam tarifas premium, como primeira classe ou executiva, algumas franquias disponibilizam até duas franquias de bagagem com 32 kg. Esses serviços aparecem em rotas para Europa, América do Norte e Ásia.

Como descobrir sua franquia de bagagem?

O primeiro passo é identificar a passagem que você deseja comprar. Acesse o sistema de busca do site de alguma companhia aérea, como Latam, Azul ou Gol, ou utilize plataformas de comparação, como Google Flights, SkyScanner ou Booking.

Na hora de definir as datas e o itinerário, já aparecem as opções de tarifas, das mais básicas até as mais avançadas. Leia atentamente o que cada uma oferece para além das franquias de bagagem, como embarque imediato, assentos ou serviços de bordo exclusivos.

Cada tarifa mostra quais tipos de bagagem oferecem como franquia, além dos limites de pesos e dimensões.

Selecione a tarifa desejada, adicione mais bagagens caso seja necessário (em média, são cinco malas de porão por passageiro) e processe o pagamento.

O que acontece se eu exceder a franquia de bagagem?

As companhias aéreas cobram multas por excesso de bagagem caso o peso ou as dimensões superem os limites previamente estipulados.

As taxas variam de empresa para empresa. Quando o peso máximo é de 23kg, há uma multa específica para itens que fiquem entre 23kg e 32kg e outra, ainda mais cara, quando total está entre 32kg e 45kg.

No caso da bagagem de mão exceder os limites, o comissário de borde exige o despacho da bagagem. Nessa situação, o passageiro paga pela tarifa mais cara e despacho, uma vez que o processo se deu com menos de 6 horas antes do voo.

Dicas para não ter problemas com a sua bagagem (organização da mala, pesagem, itens proibidos)

Confira dicas incríveis para não ter dores de cabeça com sua bagagem ao embarcar:

  • leia atentamente as condições de sua tarifa sobre a franquia, além das exigências sobre peso e dimensões das malas;
  • tenha uma balança de mala para pesar seus itens com antecedência e não sofrer com multas na hora do embarque;
  • fique atento aos itens proibidos de levar em cada mala, como objetos cortantes e perfurantes ou substâncias explosivas e inflamáveis;
  • atente-se aos recipientes de líquidos (em voos internacionais, os fracos devem ser transparentes, não superar o volume de 100ml e estarem, reunidos em embalagens ziplocks).

Entendeu o que é franquia de bagagem e tirou todas as suas dúvidas sobre o tema? Nós da Resolvvi estamos felizes de ajudar!

Inclusive, se você teve algum problema com voo nos últimos tempos, como extravio de bagagem ou voo cancelado ou atrasado, entre em contato com nossa equipe para buscar uma indenização de forma descomplicada para seu transtorno.

Perguntas frequentes sobre franquia de bagagem

1. O que é franquia de bagagem?

É o limite de peso e quantidade de volumes que você pode levar em um voo, definido pela companhia aérea.

2. A bagagem de mão é a mesma coisa que a despachada?

Não. A de mão vai com você na cabine, enquanto a despachada é transportada no porão do avião.

3. Como sei a minha franquia de bagagem?

As informações estão no seu bilhete de passagem e nas regras da companhia aérea.

4. O que acontece se minha mala for mais pesada que o permitido?

Você terá que pagar uma taxa de excesso de peso ou volume, conforme as regras da companhia.

5. Qual a diferença de franquia para voos nacionais e internacionais?

Geralmente, voos internacionais têm franquias mais generosas do que voos nacionais.

Giovanna, ou Gio, é licencianda em Letras/Inglês de formação, mas é também fã de carteirinha do poder que o marketing de conteúdo tem para educar pessoas, principalmente quando o assunto é os direitos que as pessoas não sabem que têm.