Onde reclamar da ENEL? Descubra seus direitos!

onde reclamar da enel

Você sabe onde reclamar da Enel e quais são os seus direitos? Acompanhe este artigo, pois fizemos um texto com todas as informações que você precisa sobre o assunto!

A Enel é uma das empresas mais importantes do Brasil que atua no ramo de geração e distribuição de eletricidade em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.

Mas, de acordo com o G1, a Enel é segunda empresa com maior número de reclamações no Procon-SP, com 10.402 queixas contra a distribuidora elétrica, em 2021.

Nesse sentido, nós queremos mostrar a você, consumidor, que caso você tenha um problema com a Enel, saiba onde reclamar da Enel e saiba como garantir todos os seus direitos!

Quais são meus direitos?

Inicialmente, você precisa entender qual situação injusta você passou por causa da distribuidora elétrica, para que você saiba onde reclamar da Enel.

Portanto, caso você tenha sofrido com…

  • Cobranças indevidas;
  • Cobranças abusivas;
  • Má qualidade do serviço elétrico;
  • Corte de energia sem notificação;
  • Não recebimento de faturas;
  • Serviço de atendimento ao cliente insatisfatório (não soluciona os problemas, não completa chamadas, não retorna etc.);
  • Dano material, entre outros.

Saiba que você pode abrir uma reclamação contra a Enel, para exigir a garantia de seus direitos!

Leia mais em: O que diz o Código do Consumidor sobre corte de energia elétrica?

Já que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) garante com a lei lei Nº 8.078/90, que cada consumidor receba uma energia elétrica de qualidade, eficiente, contínua!

Então, fique atento a qualquer injustiça ou abuso de autoridade por parte da Enel e veja, em seguida, onde reclamar da Enel.

Onde reclamar da Enel?

Não sabe onde reclamar da Enel? Veja abaixo algumas instruções sobre o assunto, que preparamos especialmente para você!

De antemão, sabemos que a energia elétrica é o recurso mais distribuído pela Enel para os consumidores do Brasil.

Por isso, compreendemos que qualquer problema com eletricidade pode ser um grande prejuízo na nossa vida, já que utilizamos esse recurso em várias atividades diárias.

Dessa forma, indicamos que caso você passe por algum perrengue com a Enel, indicamos você tente uma solução mais direta com a distribuidora, de modo amigável.

Isto é, você pode entrar em contato diretamente com a Enel através de:

  • Carta, para o endereço a seguir: Enel, Rua 25 de Janeiro, 320 – Luz – São Paulo – CEP: 01103-000 ou mande a carta pelo Cartório de Títulos e Documentos da sua região;
  • Telefone: 0800 72 73 110;
  • Site: www.enel.com.br;
  • App: você deve buscar pelo Google Play ou pela App Store o aplicativo referente à sua região. Por exemplo, o Enel São Paulo.
  • Atendente Virtual Elena: 21 9 9601 9608.

Entretanto, caso você tenha problemas para iniciar ou finalizar atendimento com a Enel por meios desses canais de comunicação, você deve guardar cada tentativa de contato como prova.

Ou seja, se for carta, tire uma cópia e guarde para você. Agora, se for ligação, anote o dia e a hora da reclamação, como também o nome do atendente.

Ainda, não deixe de registrar para si mesmo o número de protocolo da ligação.

Ao não conseguir negociar diretamente com a Enel o prejuízo que ela lhe causou, você pode procurar onde reclamar da Enel de outras formas.

Portanto, não sabe onde reclamar da Enel? Acompanhe a leitura sobre a ANAEEL!

Como procurar a ANEEL?

Caso você não tenha conseguido falar de modo amigável e direto com a Enel, vamos te explicar onde reclamar da Enel para que você não saia no prejuízo!

Desde já, orientamos que você fale com a ANEEL, pois ela poderá te ajudar a resolver o problema!

Google ADS NNI 1200 × 628 px 960 × 750 px 1

Em suma, a ANEEL, como o próprio nome já diz, é a Agência Nacional de Energia Elétrica, que vem do Governo Federal para regularizar as relações de consumo de energia.

Então, para falar com a ANEEL, você têm as seguintes opções de contatos:

  • Site: www.aneel.gov.br;
  • Chat com atendimento humano através deste link;
  • Preencher Formulário no site da Aneel;
  • App: ANEEL Consumidor – Android IOS.
  • Telefone: 167;
  • Espaço do Consumidor: http://www.aneel.gov.br/como-registrar-a-sua-reclamacao;
  • Endereço: Superintendência de Mediação Administrativa Setorial – (SGAN), quadra 603, módulo I, 1o andar, CEP-70830-030, Brasília – DF.

Em caso de reclamações, a ANEEL explica o passo a passo para os consumidores.

Primeiro, quando o consumidor tiver problema com a distribuidora de energia elétrica, ele deve reclamar diretamente à distribuidora, que foi o que já indicamos anteriormente.

E, se isso não for o suficiente, então você fala com a ANEEL através de um dos atendimentos acima.

Não esqueça de falar com a ANEEL quando tiver em mãos a sua fatura de energia, os seus principais documentos pessoais e os números de protocolos de atendimentos com a Enel.

Por conseguinte, veja onde reclamar da Enel através do Procon.

Posso reclamar da Enel no Procon?

Muitos consumidores têm dúvidas de onde reclamar da Enel, e uma das maiores dúvidas que surgem é se podem ou não reclamar da Enel no Procon.

Como se sabe, o Procon é um órgão que, como seu nome já diz, é de Proteção de Defesa do Consumidor.

Então ele entra na cena do consumo no Brasil como sendo o mais importante lugar de reclamação que os consumidores.

Portanto, se você sofreu algum prejuízo ou tratamento abusivo e injusto por parte da Enel, o Procon pode SIM ser o órgão pronto para te ajudar!

Se você deseja ir presencialmente ao Procon da sua cidade, procure o endereço e vá até ele levando os seguintes documentos:

  • RG/CPF em se tratando de pessoa física, ou CNPJ no caso de o consumidor ser uma pessoa jurídica;
  • Comprovante de endereço;
  • Nota fiscal, comprovante de compra ou qualquer outro documento que facilite a comprovação  de que você adquiriu o produto ou serviço que lhe gerou o dano; 
  • Contrato entre você e o fornecedor, se houver
  • Descrição sobre o produto ou serviço que tenha gerado o prejuízo.

Agora, não sabe onde reclamar da Enel sem sair de casa? É só acessar o site Consumidor.gov.br, pois lá você encontra um serviço gratuito para resolver seu problema!

Ademais, não esqueça de ter em mãos os mesmos documentos listados acima, pois eles serão importantes para que você abra a sua reclamação pela internet.

Por fim, espere um tempinho de pelo menos dez dias para que a empresa lhe dê um retorno sobre seu caso.

Posteriormente, você terá até 20 dias para comentar a resposta recebida.

E, lembre-se: em caso de lesão de seus direitos, não deixe de contar com a Resolvvi! Mande seu caso e nós poderemos te ajudar de um modo super rápido!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.