Como fazer uma reclamação dos Correios? Aprenda agora!

reclamacao dos correios

Você não sabe como abrir reclamação dos Correios? Aprenda como fazer isso agora com a Resolvvi!

A empresa de Correios e Telégrafos (Correios) brasileira é vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), e é uma empresa pública federal.

Primordialmente, os Correios enviam documentos (cartas, faturas) e encomendas.

Ou seja, eles se relacionam com remetentes e destinatários por todo o país, por isso são extremamente essenciais.

Infelizmente, eventualmente algumas situações desconfortáveis podem ocorrer com as pessoas que utilizam o serviço dos Correios.

Entretanto, quando algum problema acontece, muitos consumidores têm direitos que não sabem, então não sabem o que fazer para abrir uma reclamação dos Correios.

Por isso, nós vamos te ajudar a como abrir reclamação dos Correios e, além disso, te mostrar o que fazer caso sua reclamação não seja atendida devidamente.

Como abrir uma reclamação dos correios?

Primeiro, para abrir uma reclamação nos Correios sem sair de casa, o processo é bem simples! Então, observe o passo a passo a seguir.

Inicialmente, você precisa abrir o site dos Correios. Logo depois, você irá visualizar a aba de “Reclamação“, e lá haverá algumas opções de assuntos de reclamação para você clicar:

  • Atendimento;
  • Entrega de Remessa/Objeto postal Nacional;
  • Entrega de Remessa/Objeto postal Internacional;
  • Entrega Domiciliar;
  • Financeiros;
  • Produtos e Serviços;
  • Sistemas;
  • Outros.

Uma vez que você escolhe o tipo de reclamação que deseja fazer, você deve clicar em uma delas e preencher os campos com as informações relacionadas ao problema que você teve.

Agora, se você deseja fazer uma solicitação de ressarcimento, aperte na opção “Entrega de Remessa ou Objeto postal Nacional“, na aba de “Reclamação“.

Desse modo, você deve receber o valor de um determinado ou produto dos Correios que não funcionou para você.

Mas, se a questão não for de ressarcimento, frequentemente você deve dar uma olhada em como anda a sua reclamação no site dos Correios.

Através da aba Acompanhar Manifestação fica fácil ver em que passo está sua reclamação.

Dessa forma, você deve colocar um Código manifestação ou um Código Objeto que você recebeu quando abriu a reclamação no site.

Em seguida, coloque o documento identificação do remetente, que pode ser o CPF, o CNPJ ou o número do contrato.

Por fim, você deve clicar em “Consultar” para vê como está o processo da sua reclamação e poder saber quais medidas os Correios ou você devem tomar para resolver a situação.

Agora, se a sua reclamação não tiver uma resolução, nenhum retorno por parte dos Correios, você pode descobrir como abrir reclamação dos Correios e pedir indenização.

Quando os Correios indenizam os clientes?

Antes de te ensinar a como abrir reclamação dos Correios, nós vamos te mostrar em quais casos você pode pedir uma indenização.

Assim, existem alguns motivos que levam os Correios a pagar indenização, como, por exemplo:

  • Atraso na entrega;
  • Devolução/entrega indevidas;
  • Inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto: avaria total ou parcial do objeto, espoliação, extravio e roubo.

Segundo a lista acima, se o atraso de entregas for por falha dos Correios, haverá devolução progressiva sobre os valores pagos no produto.

Google ADS NNI 1200 × 628 px 960 × 750 px 1

Conforme os percentuais abaixo retirados do site dos Correios, você pode ver quanto de indenização pode receber por cada tempo de atraso.

Após avaliar essa tabela, você pôde perceber que é possível receber indenização dos Correios em caso de falha da própria empresa para com o consumidor.

Além disso, se o dano for material ou moral e os Correios não resolverem, você pode levar o caso para a Justiça e conseguir uma indenização!

Posteriormente, vamos te explicar como abrir reclamação dos Correios no PROCON.

Como abrir reclamação dos Correios no PROCON?

Abrir uma reclamação dos Correios pode parecer um trabalho árduo, mas com as nossas dicas você perceberá que pode ser prático lutar por seus direitos!

Desse modo, saiba que você pode entrar em contato com o PROCON quando aparecer algum problema na sua aquisição de serviços ou produtos.

Pois, como se sabe, o PROCON é o órgão responsável por mediar toda relação que envolve consumo.

Logo, se os Correios deixou de retornar a uma reclamação sua ou, ainda, não fez o serviço que se prestou a fazer e não te reembolsou, você pode procurar o PROCON da sua região.

Afinal, existem PROCONS em cada parte do país. Agora, se você quer abrir uma reclamação dos Correios no PROCON sem sair de casa, siga o passo a passo abaixo.

  1. Entre no site do PROCON da sua cidade e faça o cadastro da reclamação de forma totalmente on-line. Você também pode reclamar no Consumidor.Gov.Br.
  2. Depois, junte esta documentação:
    • RG/CPF em se tratando de pessoa física ou CNPJ, no caso de o consumidor ser uma pessoa jurídica;
    • Comprovante de endereço;
    • Nota fiscal, comprovante de compra ou outro documento que ajude na comprovação  do seu consumo do produto ou serviço que gerou dano;
    • Contrato entre você e o fornecedor, se existir;
    • Descrição sobre o produto ou serviço que tenha gerado o prejuízo;
    • E-mails, protocolos de ligações e outras provas que que demonstrem a postura da empresa quando você tentou resolver o problema.

Ademais, outros documentos podem ser importantes como prova de que você não recebeu o serviço ou produto que comprou, como:

  • Nota fiscal;
  • Contrato;
  • Comprovante de compra;
  • Número de protocolo.

Agora que você já sabe quais são os documentos essenciais para reclamar dos Correios no PROCON, veja no tópico a seguir quais serão os próximos passos que você deve seguir.

O que fazer se a reclamação no PROCON não for respondida?

Finalmente, depois que você reclama no PROCON, a empresa tem até 10 dias para analisar o caso e te responder.

Posteriormente, você tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não.

Em caso de reclamação não resolvida, você pode ir à Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Ainda, você tem a opção de buscar justiça com a Resolvvi!

👉 Nós queremos te ajudar a resolver esse problema, basta que você envie o caso para nós avaliarmos aqui.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *