Você sabe quando pedir uma ação de indenização por atraso de voo internacional? Acompanhe a leitura e saiba como e quando ser indenizado.
Passageiros do Brasil todo sofrem com voos atrasados, e os voos internacionais não estão fora disso.
Segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, dos voos realizados em 2017, 6,9% sofreram atrasos superiores a 30 minutos e 2,4% sofreram atrasos nos voos superiores a 60 minutos. Com isso, cerca de 87,4 milhões de consumidores foram atingidos.
Entretanto, muitos passageiros não sabem seus direitos e quando podem pedir uma ação de indenização por atraso de voo internacional. É importante deixar claro que, como todo consumidor, os passageiros também têm direitos.
Por isso, para saber exatamente o que fazer quando seu voo internacional sofrer um atraso, é importante estar ciente dos seus direitos do passageiro. Isso vai te ajudar, inclusive, a saber se você tem direito a uma indenização pelo seu problema com voo.
Quais são os direitos do passageiro em caso de voo internacional atrasado?
De acordo com a ANAC, quando ocorre atraso de voo internacional, o passageiro tem, em primeiro lugar, o direito de saber o motivo pelo qual o voo atrasou.
Essa informação é, inclusive, anterior à outras medidas previstas na ANAC, como a assistência material, que acontece através de comunicação, alimentação e acomodação ao passageiro prejudicado por cancelamento.
Atenção: a assistência material é oferecida após 1h de atraso do voo.
É muito importante que o passageiro saiba o que ocasionou o atraso de voo internacional para buscar seus direitos.
Existem alguns motivos mais comuns que geram voos atrasados:
- Problema interno da companhia aérea, como manutenções não planejadas;
- Problema meteorológico, o popular voo cancelado ou atrasado por “mau tempo”;
- Falta de tripulação, considerando o limite de 11 horas de trabalho da tripulação;
- Greve de funcionários da companhia ou uma greve geral;
- Conflito externo, desastre natural ou uma pandemia;
Existem ainda outras situações que podem gerar o atraso de voo internacional, que devem ser explicadas em mais detalhes. Acompanhe:
Passageiro não foi informado do atraso de voo
Pode parecer absurdo, mas pode acontecer do seu voo internacional atrasar e você sequer seja informado. Ou seja, você só descobre que o voo está atrasado ao chegar no aeroporto.
Atrasos assim geralmente acontecem, por exemplo, por conta de conexões entre aeroportos.
Atraso de voos por espera de passageiros
Muitas vezes, considerando que as conexões entre voos atrasam e companhia aérea precisa esperar os passageiros, é bem provável que o voo atrase.
Avião lotado também pode gerar atraso de voos
Com o avião lotado, o desembarque provavelmente será mais demorado, o que pode gerar uma perda de conexão e, dessa forma, o atraso do voo internacional.
Quando pedir uma indenização por atraso de voo internacional?
Quando um atraso de voo internacional é igual ou superior a 4 horas, o passageiro tem direito de receber uma compensação em dinheiro, de acordo com a ANAC.
Sendo assim, caso o passageiro deseje pedir uma indenização por atraso de voo internacional, é possível contar com a Resolvvi!
Como receber indenização quando meu voo internacional está atrasado?
Considerando todos os prejuízos que voos internacionais atrasados podem trazer, o passageiro que tiver sua viagem impactada por problemas com voo pode receber uma indenização.
Muitas vezes, por não buscarem seus direitos ou não os conhecerem, perdem a oportunidade de receber uma indenização que pode chegar até R$ 10.000!
Pensando nisso, para mostrar que esse processo pode ser simples e sem burocracia, a Resolvvi se propõe a ajudar passageiros de todo o Brasil a buscarem seus direitos.
Quer receber uma indenização por voo internacional atrasado? É só verificar grátis agora mesmo!
Caso seu problema seja qualificado à uma indenização, basta continuar seu cadastro por meio de nossa plataforma, nos contando mais sobre o problema e fornecendo as seguintes informações:
- Comprovantes de gastos extras e perda de compromisso, caso tenha ocorrido;
- Seus dados de identificação e documentos;
- Dados sobre o voo perdido e o voo no qual você efetivamente partiu.
Depois de completar o cadastro, basta acompanhar seu pedido por meio da plataforma!
Além disso, nossos especialistas estão sempre prontos para lhe atender e tirar qualquer dúvida. E o melhor de tudo: você só paga se ganhar!
Assim, quando finalizado o seu pedido, basta receber os valores diretamente na sua conta bancária, sem qualquer esforço ou burocracia.
Para começar a verificação, basta clicar no botão abaixo!
Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.