Quer saber quais são os seus direitos em casos de atraso de voo nos Estados Unidos? Saiba agora mesmo o que fazer!
Nada melhor do que realizar sonhos, não é mesmo? E viajar faz parte dos sonhos da maioria dos brasileiros.
No entanto planejar uma viagem requer todo um cuidado para que tudo saia exatamente como planejado.
E para que esse planejamento se concretize tem todo um processo, desde a decisão do destino, compra de passagem, organização do roteiro, arrumação das malas entre outros detalhes.
Porém nem tudo sai como planejado e imprevistos ocorrem tanto dentro do nosso país como também ocorrem em solos desconhecidos.
O atraso de voo nos Estados Unidos se configura como um imprevisto que está fora do nosso alcance.
Então se você está passando por atraso de voo nos estados unidos e quer saber o que fazer, acompanhe este artigo e fique ligado em todas as nossa dicas.
Por que os voos atrasam: Entenda agora mesmo
Quem viaja com uma certa frequência com toda certeza já deve ter passado por uma situação de atraso na chegada ou partida de um voo.
Essa situação é totalmente comum e qualquer motivo pode ocasionar o atraso da aeronave.
Então você pode estar se perguntando “Por que os voos atrasam tanto?“, mas saiba que isso não acontece a toa.
Logo o maior destaque para os atrasos de voo internacionais ou não é a questão meteorológica, ou seja, o clima influencia bastante nesse caso.
Pois ele funcionará como uma espécie de segurança para as aeronaves.
Como por exemplo, em situações de chuvas fortes, ventos intensos, tempestades e nevoeiros podem ocasionar qualquer risco para a segurança dos passageiros e da equipe de tripulantes.
Desse modo, os cuidados são triplicados e, caso gere grande preocupação, o voo certamente atrasará, para que as vidas não sejam colocadas em risco.
Abaixo listamos alguns outros exemplos que podem ocasionar atrasos de voo:
- Objetos ou pássaros no ar;
- Incidente nas pistas de pouso e de decolagem;
- Questões técnicas; e
- Manutenções.
Atraso de Voo nos Estados Unidos: O que fazer?
Uma coisa é você passar por uma situação de voo atrasado em solos brasileiros, outra é você enfrentar isso em um local desconhecido.
Os direitos dos passageiros é um dos assunto que pode gerar inúmeras dúvidas, visto que cada país tem as suas próprias leis e normas em casos de atrasos nos voos.
Todos os direitos foram regulamentados em 1999 por meio de um acordo assinado na Convenção de Montreal.
Mas ainda assim os passageiros de voos internacionais precisam estar atentos, pois ainda existem algumas questões que variam de um país para outro para saber o que fazer e seus direitos.
Quais as regras de atraso de voo no Brasil?
No Brasil, as normas sobre atrasos em voos são ditadas e fiscalizadas pela ANAC.
De acordo com a ANAC, em casos de atraso, cancelamento de voo, ou preterição do embarque, o passageiro tem direito a informação.
A ANAC aplica os direitos ao consumidor de acordo com o tempo de espera até o próximo voo.
Veja abaixo o que as companhias brasileiras disponibilizam aos seus clientes em caso de atraso de voo:
- A partir de 1 hora de espera: as companhias têm a obrigação de disponibilizar comunicação como (internet e telefone);
- A partir de 2 horas de espera: as empresas devem custear a refeição e lanches do passageiro, conforme o horário de espera;
- A partir de 4 horas de espera: as companhias aéreas têm a obrigação de pagar a hospedagem para aquele cliente, além de ter que arcar com a sua locomoção de ida e volta até o hotel.
Caso você esteja passando por um atraso de voo e a empresa não esteja agindo conforme a legislação da ANAC saiba também como reclamar de voo atrasado.
Afinal, quais as regras para atraso de voo nos Estados Unidos?
Já ressaltamos anteriormente que cada país pode estabelecer suas próprias leis e normas em casos de atrasos nos voos.
Dessa forma, diferente de atraso de voo na Europa e no Brasil, os casos de atraso de voo nos Estados Unidos as companhias aéreas não são obrigadas a oferecer assistência material gratuita ou sequer indenizar os passageiros.
Ainda assim, nós recomendamos que os passageiros se direcionem ao balcão das empresas e solicitem vouchers de alimentação em situações de atraso de voo nos Estados Unidos a partir de 2 horas.
Pois apesar de ser opcional, algumas empresas ainda disponibilizam esse suporte para os passageiros em espera por causa de atraso de voo nos Estados Unidos.
Mas se o passageiro ainda está no avião e, por algum motivo, não decolou e continua na pista de decolagem, nesse caso, as companhias aéreas devem disponibilizar alimentação e assistência médica, caso necessário.
Abaixo organizamos uma lista com os principais motivos que podem desencadear atraso de voo nos estados unidos:
- Péssimas condições climáticas;
- Overbooking;
- Queda do sistema interno da companhia aérea;
- Escassez de funcionários;
- Mal súbito de passageiro ou tripulação;
- Congestionamento aéreo; e
- Atrasos de passageiros devido a conexões.
Há casos de atraso de voo que você pode até mesmo receber indenização, mas para isso é interessante entender o que fazer para provar que seu voo atrasou.
Mas o que devo fazer para provar que tive um atraso de voo nos Estados Unidos?
Caso você não saiba, mas, em muitos casos, a lei garante indenização pelo atraso ou de voo, por isso, é importante organizar os documentos necessários para provar a situação.
Porém, muitas pessoas não sabem quais são os documentos necessários para isso.
Salientamos a importância de guardar todos os documentos que comprovem o dano sofrido por atraso de voo.
Veja abaixo esses comprovantes para provar o atraso:
- Cartões de embarque;
- E-mail de confirmação de compra do bilhete aéreo;
- Comprovantes de compras feitas no aeroporto após o horário do seu voo; e
- Declaração de atraso do seu voo emitida pela própria companhia.
Recomendamos que a declaração de atraso de voo seja solicitada ainda no aeroporto, logo que o passageiro fique sabendo do atraso.
E também não esqueça de fazer uma cópia desses documentos pois ele serão provas cruciais que demonstrarão a falha da companhia aérea na prestação do serviço contratado por você.
Agora que você já entendeu tudo sobre os seus direitos e já sabe o que fazer em casos de Atraso de Voo nos Estados Unidos.
Saiba também que você pode contar com a ajuda da Resolvvi para exigir uma indenização, quando necessário, e você pode fazer tudo isso sem sair de casa!
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Então nos siga nas redes sociais:
Além disso, você também pode fazer parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.