Com o uso frequente da internet, diversos consumidores passaram diariamente por problemas com seus serviços de internet. Ainda no início de março, o aumento do tráfego foi motivo para a lentidão do serviço.
Com os serviços de atendimento também apresentando dificuldades, medir a velocidade da internet sozinho é uma das saídas para o consumidor comunicar a empresa o problema.
Pensando nisso, vamos te ensinar a medir a velocidade da sua internet em um passo a passo! Quer saber como medir a velocidade da internet sozinho e seus direitos de consumidor desse serviço? Acompanhe a leitura.
Como medir velocidade da internet sozinho?
Com a quarentena, o consumo de internet aumentou consideravelmente. Com o crescimento da demanda e a lentidão do serviço, consumidores de todo o Brasil se viram obrigados a saber exatamente a velocidade de banda larga que estavam recebendo.
Importante lembrar que, em caso de suspensão de internet, o consumidor pode pedir reembolso pelas horas que ficou sem o serviço.
No entanto, apesar das reclamações, existem formas de medir a velocidade da internet sozinho. Esse valor da velocidade deverá ser informado à empresa de banda larga, informando que o serviço não está sendo oferecido como previsto no contrato.
Para medir a velocidade, você deverá entrar no site Brasil Banda Larga e clicar em “Iniciar teste”.
O site presta esse serviço gratuitamente, sendo oferecido inclusive nos atendimentos das empresas, que recomendam o uso do Brasil Banda Larga para monitorar a velocidade da internet.
É possível também medir a velocidade da internet através do site TecMundo, que oferece um testador do serviço.
Leia também: 10 dicas para ganhar dinheiro na internet
Lembre-se de, ao fazer o teste, fechar todas as abas do seu navegador e se possível todos os programas que podem estar consumindo internet.
Ao receber os números do teste, preste muita atenção nos números de download e upload. São esses valores que devem ser informados à empresa que você contratou, certo?
O valor de download representa o desempenho da sua internet ao baixar arquivos e o de upload a velocidade em que você consegue enviar arquivos.
Qualidade da velocidade de internet
Em pesquisa realizada pela Anatel, foi medida a qualidade e estabilidade do serviço das principais empresas de telefonia e banda larga do Brasil. Veja abaixo:
A empresa pode diminuir a velocidade da internet?
No começo da pandemia, a Anatel determinou que empresas de banda larga livre deveriam aumentar a velocidade dos seus serviços e fornecer banda larga e locais públicos.
Importante deixar claro que a empresa não pode suspender a sua internet sem mais nem menos. Mesmo quando reparos técnicos de rotina são necessários, o consumidor deve ser comunicado com o mínimo de 72h de antecedência.
É possível também sofrer redução de velocidade, o consumidor pode solicitar o abatimento do valor proporcional ao tempo que ficou sem internet.
Porém, apesar dos serviços oscilantes e que algumas vezes podem deixar o consumidor frustrado, é possível aumentar a velocidade da internet. Veja nossas dicas.
Como melhorar a velocidade da internet
Com o uso constante do serviço, desde trocar mensagens, trabalhar e consumidor conteúdo, a velocidade do seu servidor de internet com certeza precisa ser rápida.
Ou seja, mais do que nunca, uma internet rápida se tornou uma necessidade.
Quer melhorar a velocidade da sua internet? Acompanhe as dicas!
- Deixe seu navegador mais limpo, ou seja, nada de muitas abas abertas. Apesar disso não influenciar na velocidade de downloads, vai ajudar suas páginas carregarem mais rápido;
- Use aceleradores de navegação. Alguns usuários utilizam aceleradores de navegadores, principalmente o que têm servidores mais lentos;
- Não use muitos complementos e add-nos, porque eles podem sobrecarregar seu navegador. Só deixe instalados os que você realmente precisa;
- Limpe o cache do seu navegador. Os navegadores também acumulam informações, os cookies, e precisam ser limpos com alguma frequência;
- Compre um repetidor de Wi-fi, um aparelho que funciona como um segundo modem, aumentando a cobertura do seu Wi-fi dentro de casa;
- Coloque senha no seu Wi-fi. Pode parecer bobagem avisar isso, mas ter uma senha segura vai evitar que outras pessoas usem e diminua sua velocidade de internet;
- Mude seu modem de lugar. Se você está muito distante do modem, e não tem como adquirir um repetidor, tente se aproximar do aparelho;
- Troque de modem. Algumas vezes o próprio aparelho pode estar danificado. Você pode entrar em contato com a empresa de banda larga e solicitar uma visita técnica para identificar se o problema é com o modem.
E aí, gostou de aprender a medir a velocidade da internet e das nossas dicas de como aumentar a velocidade da internet?
Não deixe de mandar para esse conteúdo para um amigo que está precisando!
Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.
1 comentários em “Como medir velocidade da internet?”
Não é possível comentar neste post...
Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.
Sds.