Tempo de leitura: 8 minutos

Como saber se a luz foi cortada? Descubra agora!

Se você tem dúvida de como saber se a luz foi cortada não pode deixar de conferir este artigo com as principais informações sobre corte de energia elétrica!

Principalmente diante dos efeitos financeiros que a pandemia causou em muitos brasileiros, se manter com as contas em dia pode estar sendo um desafio.

Juntando estes efeitos com as altas nos preços da energia elétrica, muitos destes consumidores se veem sem ter como arcar com a conta de luz.

Por mais que muito comum, o corte de luz ainda gera muitas dúvidas como “com quanto tempo podem cortar a minha luz por falta de pagamento?”, ” como saber se cortaram minha energia?” ou “o que fazer em casos de corte de energia sem notificação?”.

Considerando estes fatos e acreditando no poder da informação, preparamos este artigo para que você, consumidor(a), possa ficar por dentro do assunto.

Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura.

Afinal, como saber se minha luz foi cortada?

Bom, existem mais de uma forma de saber se cortaram a sua luz.

A escolha de uma delas vai depender dos meios de informação de que você dispõe.

Porém, antes de se desesperar, aqui vai uma dica: procure saber dos seus vizinhos se as casas deles têm luz.

Isso porque a falta de luz na sua casa nem sempre quer dizer que houve corte.

A falta e energia também pode ser consequência de quedas de postes, desgaste de fiação etc.

Mas se você estiver certo(a) de que cortaram a sua luz, confira a seguir as formas de saber o motivo.

Leia também: Telefone da “ANEEL”: como falar com a Agência Nacional de Energia Elétrica?

Saber que a luz foi cortada pela falta dela

Provavelmente você já estará sabendo que cortaram a sua luz por perceber que está sem energia em casa.

No entanto, se o corte for por falta de pagamento, é provável que você já estivesse esperando por isso, afinal, para que a concessionária possa realizar o corte, você deve ter sido notificado em até 15 dias antes do corte.

Saber se a luz foi cortada nos sites e apps das concessionárias

Agora, dispondo de internet, por meios dos sites ou apps das concessionárias é possível ficar por dentro dos motivos de corte.

Isso porque, nos dias de hoje, as empresas possuem estes portais online para tratar de muitas questões como segunda via de contas, consulta de débitos e solicitação de religação.

E além destes serviços, também é possível saber se cortaram a sua luz e por qual motivo isso aconteceu.

Saber se a luz foi cortada nas agências da concessionária

Sobretudo para os consumidores que não têm acesso aos meios digitais, se dirigir até uma agência da concessionária é uma boa saída para saber se cortaram a luz.

Para isso, basta que o titular vá até a agência mais próxima portando um documento de identificação e solicite saber do motivo do corte.

No entanto, não custa lembrar: se o corte for por falta de pagamento você deve ter sido notificado(a) em até 15 dias antes.

Do contrário, será um corte indevido de energia elétrica.

Quais os motivos de corte de luz?

Agora que você já está por dentro das formas de como saber se cortaram a sua luz, é hora de conhecer os principais motivos de corte.

Que a energia é um serviço essencial e que ajuda até mesmo na manutenção da saúde, nós já sabemos.

Porém, como você também já sabe, existem motivos para que uma concessionária barre o fornecimento.

Em abril de 2021, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia suspendido o corte de luz por inadimplência para os beneficiários de tarifa social por causa da crise gerada pela pandemia.

Porém, desde o dia 1º de outubro de 2021, houve a permissão de corte de energia elétrica por falta de pagamento em residências de consumidores de baixa renda.

Desse modo, seja para um cliente de baixa renda ou não, ao se deparar com a notificação de corte, a situação pode ser desesperadora.

Por isso, é muito importante estar por dentro dos detalhes das situações que geram corte e sob quais condições podem ocorrer.

Sendo assim, confira a seguir.

Corte por falta de pagamento

Sendo a causa mais comum, o corte de luz por falta de pagamento pode ocorrer quando uma ou mais contas estiverem em atraso.

Porém, se forem cortar a sua luz por falta de pagamento, você tem que saber antes!

Isso porque as concessionárias têm a obrigação de notificar o consumidor sobre o possível corte com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

A notificação pode chegar tanto como aviso de corte na fatura de energia, como por outros meios, como nos apps das companhias.

Além disso, os cortes só podem ocorrer dentro do horário comercial (entre 8h e 18h) e nunca aos fins de semana, feriados ou véspera de feriados.

Caso a empresa não mande o aviso, a interrupção do serviço será indevida e o consumidor poderá receber uma indenização por isso.

Corte por falta de leitura

Para evitar este tipo de desligamento e se ver livre da obrigação de saber se cortaram sua luz, é preciso que o seu medidor fique visível, sobretudo se você não passa o dia em casa.

Isso porque se o seu medidor for interno e você não estiver em casa na hora da leitura, ou até mesmo se o seu cachorro apresentar algum risco para o profissional, pode ser que não haja a realização da sua leitura.

Nesse caso, haverá o cálculo de uma média com base no consumo dos últimos meses.

A recomendação é, portanto, facilitar o acesso ao medidor para evitar perder faturas, lidar com valores mais ou altos ou sofrer o corte do serviço.

Desligamento para testes e manutenção

Para realizar testes e manutenções em alguma rua, bairro ou prédio, é possível que seja necessário desligar o serviço por algumas horas.

Quando isso for ocorrer, é comum que as companhias emitam avisos aos consumidores da redondeza.

Desse modo, espera-se que você esteja preparado(a).

Mas se o desligamento ocorrer sem que você seja avisado(a), vale a pena entrar em contato com a concessionária para saber o motivo do corte de luz.

E se eu sofrer um corte indevido de energia?

Como você já sabe, para que uma concessionária possa realizar o corte de energia, ela deve te notificar com uma antecedência de até 15 dias.

Se aviso não ocorrer, o corte será indevido, mas não para por aí. Também são situações de corte indevido:

  • Se você estiver com as contas em dia, ou seja, se não possuir débitos;
  • Quando você tinha débitos mas fez e pagou um acordo;
  • Ou também quando o corte ocorrer antes do prazo estipulado.

Se passar por isso, você pode contar com dois direitos principais: ter o serviço reestabelecido em até 4 horas após a reclamação e exigir uma indenização por corte indevido de luz.

E se for o seu caso, não deixe de contar contar com a Resolvvi para fazer justiça!

Avalie seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma 100% online e sem burocracias.

E o melhor de tudo: você só paga pelo serviço se ganhar!

Gostou de ficar por dentro sobre como saber se cortaram a sua luz? Então não deixe de acompanhar o Portal Resolvvi para saber muito mais sobre os seus direitos enquanto consumidor(a)!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Gabriel Camurça da Resolvvi

Analista de Operações Jurídicas e advogado de formação, Gabriel Camurça escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre problemas com corte de serviços essenciais, como água e energia elétrica, alertando os consumidores sobre seus direitos.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *