Como saber se o nome está sujo: Confira 3 sites que consultam grátis

como saber se o nome está sujo

Busca como saber se o nome está sujo? Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre consulta de CPF e situação do nome, confira!

Curiosamente, grande parte da população brasileira tem pouco ou nenhum controle da sua saúde financeira.

Desse modo, se torna muito importante acompanhar as movimentações em seu CPF como uma forma de saber se o nome está sujo.

Isso porque a maioria dessas pessoas não sabem que estar com o nome sujo pode acarretar sérios prejuízos.

Nesse sentido, um exemplo de consequência de nome negativado é a dificuldade na obtenção de crédito.

O nome negativado ou “nome sujo”, como é popularmente conhecido, é uma realidade que atinge mais de 61,3 milhões de brasileiros, de acordo com estudo levantado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em janeiro deste ano.

Em muitos casos, esses consumidores sequer têm conhecimento sobre a situação do seu CPF nesses órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, os mais conhecidos pelos brasileiros.

Além disso, é essencial não apenas checar a situação do seu CPF, sabendo se seu nome está sujo ou não, mas também verificar regularmente suas informações para evitar futuras surpresas desagradáveis. 

Para isso, separamos algumas formas de realizar a consulta para saber se seu nome está sujo ou não. Acompanhe a leitura!

👉 Seu nome está negativado indevidamente? Então exija seus direitos, limpe seu nome e receba uma indenização por isso!

Quais são as regras para sujar o nome de um consumidor?

Os credores que pretendem sujar o nome de um consumidor devem seguir algumas regras.

Afinal, se isso fosse feito de forma desregrada, muito provavelmente consumidores seriam vítimas de injustiça.

Desse modo, é possível que agora você deva estar se questionando: Mas quais as regras para negativar nome?

Portanto, ao procurar saber se seu nome está sujo, é importante estar por dentro das regras.

Nesse sentido, separamos uma lista com cinco regras, confira:

  1. Geralmente o credor no Brasil tem por regra para negativar o nome do devedor, esperar até 30 dias antes da incluir no cadastro de inadimplentes.
  2. O credor normalmente manda pelo menos três avisos ao devedor,  antes da notificação aos órgãos de proteção ao crédito .
  3. O nome do devedor deve ser escrito de forma correta, e um dos cuidados que o credor deve ter antes de negativar o nome do devedor. 
  4. O credor ao negativar o nome do devedor deve respeitar as regras de negativação informando ao cliente os requisitos para a retirada do nome.
  5. Todas as empresas que negativam o cliente devem respeitar como regra para nome negativado, retirar o mesmo dentro do prazo legal.

Afinal, como posso saber que meu nome está sujo?

Primeiramente, devemos dizer que saber se seu nome está sujo não deve, e não precisa, ser um processo complicado.

Pelo contrário, há como como verificar o nome sujo de forma rápida, online e 100% gratuita.

Os 3 principais órgãos de proteção ao crédito são o Serasa, administrado pela Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços. 

Esses órgãos são responsáveis por reunir informações financeiras de milhares de pessoas e fornecê-las para empresas e bancos.

Desse modo, as informações servem para checar se há dívidas em atraso no nome daquela pessoa e se ela é ou não uma boa pagadora. 

Confira abaixo a quantidade aproximada de cadastros nesses órgãos de proteção ao crédito:

  • A Boa Vista SCPC tem registro de informações de mais de 202 milhões de CPFs e possui aproximadamente 59 milhões de consumidores inadimplentes. 
  • SPC Brasil: 180 milhões de CPFs e 57 milhões de negativados registrados em sua base.
  • Serasa Experian:  185 milhões de CPFs e 57,2 milhões de negativados em sua base.

Além de repassar essas informações para as empresas, o Serasa e o SCPC também disponibilizam a consulta gratuita da situação do seu nome em suas plataformas.

No caso do SPC, a consulta pode ser realizada mediante o pagamento de uma taxa no valor R$ 9,90.

No entanto, não podemos deixar de falar sobre uma situação que, por mais lamentável que seja, acorre com certa frequência: a negativação indevida ou nome sujo indevidamente.

Esse problema acontece quando uma empresa negativa o nome de um consumidor por uma dívida que não é dele.

Nesses casos, o consumidor pode exigir a retirada imediata da negativação, bem como indenização por nome negativado indevidamente.

Se isso lhe ocorrer, conte com a Resolvvi para fazer justiça. Nós lhe ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização.

Tudo é feito de forma online, sem burocracias e você só paga pelo serviço se ganhar!

Sobre a consulta do nome nos órgãos, saiba que eles possuem sites e aplicativos para consultar nome sujo.

Desse modo, abaixo explicaremos o passo a passo de como pesquisar nome sujo e conferir suas informações nessas plataformas.

1) Saiba se seu nome está sujo com o Serasa 

Verificar o nome no Serasa é muito simples!

O portal do Serasa, bem como o aplicativo, disponibilizam a consulta gratuita do seu CPF. 

Além disso, o site informa as dívidas que estão negativadas em seu nome, o valor, a data e a empresa na qual a dívida está em aberto.

A plataforma também exibe propostas de acordo para dívidas atrasadas, possibilitando que elas sejam pagas por valores mais acessíveis antes que seu nome seja efetivamente negativado.

Na mesma plataforma, além de saber se seu nome está sujo, também é possível consultar seu Serasa Score e conferir algumas dicas importantes de como melhorar sua pontuação!

O Score é uma pontuação utilizada para classificar os consumidores em uma escala que vai de 0 a 1000, onde quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances dessa pessoa ser um bom pagador e, consequentemente, de ter um crédito aprovado. 

O score é calculado, portanto, com base em alguns comportamentos e uma série de informações relacionadas a vida financeira de determinada pessoa.

Nesse sentido, se você se questionou sobre “como saber se meu nome está sujo no Serasa?“, basta seguir o passo a passo: 

  1. Acessar o site da Serasa e clique em Consultar CPF grátis;
  2. Então digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro instantaneamente.
  3. por fim, clique em meu CPF e faça a consulta.

Mas para fazer a verificação de nome sujo pelo app, você precisa:

  1. Baixar o app Serasa no google play ou apple store;
  2. após fazer seu cadastro, faça login com seu CPF e senha;
  3. por fim, na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo.

2) Consulte seu CPF através da Boa Vista SCPC

Saber se o nome está sujo no SCPC Boa Vista também é fácil!

O ógão disponibiliza informações gratuitas sobre seu CPF através do portal Consumidor Positivo

Além das informações sobre dívidas em seu nome, a Boa Vista também possui um sistema de score, que fornece sua pontuação de forma simples e fácil de entender.

Após digitar o CPF e fazer cadastro na plataforma, as informações sobre dívidas, consultas que fizeram em seu nome e score são facilmente disponibilizadas no menu superior. 

Além delas, é possível também checar seu cadastro positivo, que segundo a Boa Vista é uma espécie de “boletim escolar”.

O cadastro positivo registra os pagamentos que você fez em seu histórico de crédito, melhorando a precisão das informações sobre sua vida financeira.

Há também a possibilidade de contratar o Radar Pessoal, ferramenta que monitora e avisa com antecedência se seu CPF corre riscos de ser negativado.

Portanto, se você quer consular o seu CPF no Boa Vista SCPC, siga o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, você deverá acessar o site do consumidor positivo;
  2. Lá você digitará seu CPF em um campo escrito “coloque seu CPF“, depois clique em “consultar CPF grátis

Mas se você preferir saber se o nome sujo pelo aplicativo, siga este passo a passo:

  1. Baixe o app para android ou iOS;
  2. Se não tiver, você precisará fazer um cadastro. Depois informe seu CPF e clique em “Entrar“;
  3. Para finalizar o cadastro, caso não tenha, você informará dados pessoais e clicará em “próximo“. Um código será recebido por SMS, crie uma senha e finalize em “confirmar“;
  4. Na opção “dívidas vencidas” você terá acesso às possíveis pendências em seu CPF;
  5. Além disso, existem outros ícones para ter acesso a outras situações, como cheques devolvidos, protestos e até mesmo problemas com documentos na praça.

3) Você também pode saber se seu nome está sujo com o SPC Brasil

Por último, se você quer saber se seu nome está sujo no SPC Brasil, a plataforma do órgão também disponibiliza as informações sobre seu CPF.

Porém, diferente das outras, essas informações apenas são disponibilizadas mediante pagamento de uma taxa no valor de R$9,90.

Esses dados estão disponíveis no site Loja SPC Brasil, onde você pode conferir os diversos planos de consulta oferecidos.

Através disso, dependendo do plano escolhido, pode fornecer informações mais completas que vão além do registro de inadimplência.

A plataforma possui também informações sobre o CPF de terceiros.

E se eu tiver meu nome sujo indevidamente?

Quando falamos de negativação indevida e o CDC, o Código de Defesa do Consumidor propõe resoluções favoráveis ao consumidor lesado!

Nesse sentido, ao ter o nome sujo por uma dívida que não é dele, o consumidor tem direito à retirada imediata da negativação, bem como à indenização por danos morais.

Nessa situação, você deve correr atrás dos seus direitos enquanto consumidor, uma vez que nome negativado indevidamente é considerado uma prática abusiva.

Com a Resolvvi, você pode resolver seu problema de nome negativado indevidamente sem sair de casa, de forma totalmente online e sem burocracia.

Basta avaliar o seu caso grátis em nosso site.

E o melhor de tudo: você só paga pelo serviço se ganhar!

Dessa forma, é essencial estar sempre acompanhando e monitorando a situação do seu nome nesses órgãos de proteção ao crédito.

O que devo fazer depois da consultar meu nome sujo?

Depois de saber como consultar seu nome sujo, é importante, portanto, ficar atento ao que foi declarado.

Desse modo, caso haja algum débito pendente em seu nome, é necessário negociar a dívida com a empresa para que seu nome volte a ficar limpo novamente. 

Muitas vezes, essas plataformas já oferecem acordos bem vantajosos para que a dívida em questão seja quitada, por isso é sempre importante consultar essas ofertas.

O Serasa, por exemplo, oferece a consulta gratuita de acordos para negociação de dívidas com ótimos descontos.

Leia também: 5 dicas para negociar suas dívidas online e com segurança

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Sobre o autor(a)

21 thoughts on “Como saber se o nome está sujo: Confira 3 sites que consultam grátis

Comments are closed.