Tempo de leitura: 7 minutos

Idoso pode viajar sozinho de avião? Descubra agora!

Tem dúvida se idoso pode viajar sozinho de avião? Então não deixe de acompanhar este artigo e ficar por dentro de tudo sobre o assunto!

Sobretudo após os momentos mais críticos da pandemia da COVID-19, as pessoas dos grupos de risco mal podem esperar pela próxima viagem para enfim voltarem a desfrutar da liberdade.

E quando falamos dos idosos, estamos falando de um grupo que ama viajar e aproveitar a vida.

Por outro lado, muitas dúvidas podem surgir acerca do assunto “idosos e viagens aéreas”.

Diante disso, é comum nos depararmos com questionamentos como “Idoso pode viajar sozinho de avião?” ou “Idosos têm preferência em voos?”.

Sabendo disso e acreditando no poder da informação, escrevemos este artigo para que você possa ficar por dentro de tudo sobre viagens aéreas na terceira idade.

Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura.

Afinal, idosos podem viajar sozinhos de avião?

Indo direto ao ponto: sim, idosos podem viajar sozinhos de avião. Aliás, é possível viajar sozinho de avião desde os 16 anos, sendo necessário a autorização dos responsáveis.

Porém, é muito importante estar atento(a) a alguns detalhes do que é importante ser feito para que tudo ocorra da melhor forma.

Afinal, estamos falando de um grupo de pessoas que está incluso nos PNAE’s (Pessoas com Necessidade de Assistência Especial).

E isso quer dizer que a companhia aérea terá um tratamento diferenciado com os idosos com o fim de tornar a viagem mais confortável e segura para esses passageiros.

Sendo assim, ao comprar as passagens, é muito importante informar à companhia de que aquela se trata de uma passagem para pessoa da terceira idade e que, portanto, deverá contar com assistência especial.

E se o idoso vai viajar com um acompanhante, como um cuidador ou familiar, saiba que algumas companhias aéreas oferecem descontos nas passagens para acompanhantes.

Mas como cada companhia tem políticas próprias, é importante se informar sobre a existência ou não deste benefício na empresa na qual o voo será operado.

Leia também: Posso levar comida no avião? Saiba tudo sobre!

Benefícios que os idosos possuem ao viajarem sozinhos de avião

Como você leu, além de poderem viajar sozinhos de avião, os idosos também são classificados como PNAE.

Antes de detalharmos melhor os benefícios que os idosos possuem em uma viagem de avião, antes precisamos falar sobre contraindicações.

Se o idoso possuir alguma contraindicação que seja resultado de alguma condição de saúde que possui, o embarque só será permitido com uma autorização médica.

Por isso, consultar o médico com antecedência é o mais indicado para que nenhum problema ocorra na hora de embarcar.

Além disso, devido à climatização das aeronaves, é importante que o idoso, viajando de avião sozinho ou acompanhado, esteja agasalhado.

Também é aconselhável exercícios e mudança frequente de posição durante o voo, assim como o consumo de quantidades corretas de líquidos, com a finalidade de diminuir o risco de trombose.

E em caso de uso de medicações, quando se trata de um remédio com venda sob prescrição médica, é necessário apresentar a receita.

Todos os medicamentos a serem utilizados devem ser transportados na bagagem de mão.

Com tudo isso em mente, é hora de conhecer mais a fundo os benefícios com os quais a terceira idade pode contar em viagens aéreas.

Preferência em aeroportos

Por lei, todos os passageiros possuem os mesmos direitos.

No entanto, sozinho ou não, o idoso que viaja de avião possui preferência nos aeroportos.

Como você já sabe, a terceira idade (60+ anos) faz parte do grupo dos PNAE’s, o que é determinado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Também fazem parte dos PNAE’s as pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, pessoas com mobilidade reduzida ou com alguma condição que limita a autonomia.

Sendo assim, todos neste grupo têm direito à “assistência especial”, ou seja, um auxílio que permite um bom uso do serviço aéreo, prezando pela acessibilidade.

Por isso, nas filas de check-in e de outros serviços, a preferência de atendimento será deste grupo.

Auxílio de locomoção

Os idosos, viajando sozinhos ou acompanhados, se necessário, têm direito ao fornecimento de uma cadeira de rodas, que servirá, para além de outras coisas, para chegar até o avião.

Além disso, sobretudo em voos com conexão, em que é necessário trocar de aeronave, o uso de uma cadeira de rodas pode ser essencial.

E para os idosos que viajam sozinhos, pode ser solicitado ainda o auxílio de um profissional da companhia aérea.

Este funcionário poderá auxiliar na realização do transporte do idoso usando cadeira de rodas, seja ela própria ou cedida pela empresa.

No entanto, saiba que a solicitaão, tanto da cadeira quanto do profissional, deve ser feita com antecedência, pelos canais de atendimento da companhia aérea, preferencialmente no momento da compra dos bilhetes.

Seu voo atrasou ou foi cancelado? Você pode receber uma indenização!

Agora que você já sabe que idoso pode viajar sozinho de avião e ficou por dentro das principais informações sobre o assunto, é hora de saber mais sobre problema com voo.

São vários os motivos que causam atrasos e cancelamento de voo, como:

  • Condições meteorológicas;
  • Manutenções não programadas;
  • Congestionamento e tráfego na malha aérea;
  • Overbooking;

Nesse sentido, se por estes ou outros motivos o seu voo atrasar ou for cancelado quando você já estiver no aeroporto, você poderá receber assistência material:

  • A partir de 1h de atraso: A empresa aérea deve fornecer comunicação (telefonemas, acesso à internet, etc);
  • 2h de atraso: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc);
  • A partir de 4h de atraso ou mais:  acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

E ainda: se a sua chegada ao destino final atrasar em 4 ou mais horas em relação ao horário previsto, você poderá pedir uma indenização por dano moral!

Se for o seu caso, conte com a Resolvvi na busca por seus direitos.

Avaliando o seu caso grátis em nosso site nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma online e sem burocracia.

E o melhor: você só paga pelo serviço se ganhar!

E aí, gostou de saber que idoso pode viajar sozinho de avião e ainda ficar por dentro de problemas com voo? Então não deixe de acompanhar o Portal Resolvvi e conferir mais informações sobre voos!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

O que você achou desse artigo?

Clique nas estrelas para classificar!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *