Tempo de leitura: 9 minutos

Lugares frios para viajar no Brasil: Confira 10 dicas de destinos de inverno

Descubra 10 lugares frios para viajar no Brasil e planeje o seu próximo roteiro de inverno nacional!

Se você é daqueles que adora sentir o friozinho na pele e apreciar paisagens deslumbrantes, o Brasil tem muito a oferecer.

Afinal, por mais que muitas vezes associado a praias e calor, o país também abriga destinos incríveis com temperaturas baixas e cenários dignos de cartão-postal.

Assim, neste artigo, vamos explorar os 10 melhores lugares frios para viajar no Brasil, uma busca que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros.

Nesse sentido, vamos explorar esses destinos e suas atrações únicas.

Então, vamos nessa?!

Quais são os melhores destinos de inverno do Brasil?

Aqui você poderá conhecer 10 dentre os melhores lugares frios para viajar no Brasil para escolher o seu próximo destino de estações frias do nosso país.

Portanto, aqui vai a lista:

  1. Curitiba, Paraná;
  2. Gramado, Rio Grande do Sul;
  3. Canela, Rio Grande do Sul
  4. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
  5. São Joaquim, Santa Catarina
  6. Monte Verde, Minas Gerais;
  7. Campos do Jordão, São Paulo;
  8. Petrópolis, Rio de Janeiro;
  9. Caldas Novas, Goiás;
  10. Domingos Martins, Espírito Santo

E aí, essa lista te deixou com gostinho de “quero mais”?

Então, não se preocupe, pois nos próximos tópicos apresentaremos mais informações sobre cada um dos lugares frios para viajar no Brasil que apresentamos acima. Acompanhe!

O que esperar dos lugares frios para viajar no Brasil?

Nos tópicos a seguir você poderá conferir mais informações sobre cada um dos lugares frios para viajar no Brasil que citamos anteriormente.

Portanto, não deixe passar nenhum detalhe, tá?

Descubra mais artigos relacionados:

1 – Curitiba, PR:

Curitiba, a capital do Paraná, é famosa por seu clima frio e suas atrações culturais, por isso merece destaque entre os lugares frios para viajar no Brasil.

Nesse sentido, não deixe de visitar o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e aproveite o clima agradável para explorar os parques da cidade.

2 – Gramado, RS:

Gramado é outro destino famoso por suas baixas temperaturas e pela influência alemã e italiana em sua cultura.

Entre os lugares frios para viajar no Brasil, esse talvez seja o mais procurado de todos.

Afinal, durante o inverno, a cidade se transforma em um cenário encantador com suas ruas enfeitadas e o Natal Luz, um espetáculo de luzes e música que atrai turistas de todo o país.

3 – Canela, RS:

Próxima a Gramado, Canela também oferece um clima frio e aconchegante.

Assim, fica facinho aproveitar a ida a Gramado para visitar também Canela.

Além de suas belezas naturais, como a Cascata do Caracol, a cidade é conhecida pelo Parque da Ferradura e pela gastronomia típica da região.

Portanto, é um ótimo lugar frio para viajar no Brasil.

Lugares frios para viajar no Brasil: Confira 10 dicas de destinos de inverno

4 – Bento Gonçalves, RS:

Bento Gonçalves é o coração da região vinícola do Brasil, conhecida como a Serra Gaúcha.

Assim, além de provar excelentes vinhos, você pode desfrutar de temperaturas mais baixas durante o inverno e participar de festas típicas da cultura italiana.

Sendo assim, se você quer sentir um gostinho da cultura italiana, Bento Golçalves é um ótimo lugar frio para viajar no Brasil.

5 – São Joaquim, SC:

São Joaquim é amplamente conhecida por ser um dos destinos mais frios do país.

Afinal, com uma altitude que varia de 1.300 a 1.700 metros acima do nível do mar, São Joaquim registra temperaturas muito baixas durante o inverno, frequentemente chegando abaixo de zero grau Celsius.

Essa característica a torna uma cidade única e atraente para os amantes do frio e da natureza, logo, merece destaque entre os lugares frios para viajar no Brasil.

Além disso, a cidade é famosa pela produção de vinhos e maçãs.

6 – Monte Verde, MG:

Monte Verde é conhecida por seu clima frio e temperaturas baixas, especialmente durante o inverno.

No entanto, o lugar é agradável de visitar em todas as estações.

Porém, durante o inverno, a temperatura pode cair abaixo de zero, criando uma atmosfera de conto de fadas com a possibilidade de neve.

Além disso, no verão, o clima é mais ameno, tornando-se uma excelente opção para escapar do calor das cidades.

E é por isso que Monte Verde está na nossa lista de lugares frios para viajar no Brasil.

7 – Campos do Jordão, SP:

Localizada no interior de São Paulo, Campos do Jordão é uma das cidades mais conhecidas por seu clima frio no Brasil.

Rodeada por montanhas, a cidade encanta os visitantes com sua arquitetura.

Assim, como dica, não deixe de visitar o Palácio Boa Vista e o Parque Estadual.

👉 Chega de estresse com voo cancelado! A Resolvvi está aqui para ajudar a garantir que você seja devidamente compensado, podendo receber até R$10 mil em indenização.

8 – Petrópolis, RJ:

Conhecida como a “Cidade Imperial”, Petrópolis é um destino de inverno surpreendente no estado do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, além de seu clima agradável, a cidade oferece atrações históricas, como o Museu Imperial, e uma culinária deliciosa.

Mesmo que não seja o seu destino principal, vale a pena aproveitar a ida ao RJ para conhecer a cidade, já que ela se consolida com um ótimo lugar frio para viajar no Brasil.

9 – Caldas Novas, GO:

Embora Caldas Novas, em Goiás, seja mais conhecida por suas águas termais, a cidade também oferece temperaturas amenas no inverno.

Assim, isso a torna uma opção agradável para quem busca um clima mais fresco.

Além dos banhos termais, você pode explorar o Parque Estadual da Serra de Caldas e suas trilhas encantadoras.

10 – Domingos Martins, ES:

Domingos Martins é um tesouro escondido no Espírito Santo, com uma paisagem montanhosa e um clima frio durante o inverno.

Dessa forma, esta encantadora cidade também é conhecida por suas festas típicas alemãs.

Além disso, também oferece trilhas deslumbrantes e opções de ecoturismo.

Portanto, também se consolida como um ótimo lugar frio para viajar no Brasil.

O que considerar ao viajar para lugares frios no Brasil?

Agora que você já conferiu as principais informações sobre os lugares frios para viajar no Brasil da nossa lista, é hora de ficar por dentro de mais dicas para uma boa viagem de inverno:

  1. Roupas adequadas: Certifique-se de trazer roupas adequadas para o clima frio, incluindo casacos, luvas, cachecóis e botas. As temperaturas podem cair bastante à noite, então esteja preparado.
  2. Faça reservas com antecedência: Durante a alta temporada de inverno, os destinos de clima frio costumam ficar lotados. Portanto, é aconselhável fazer reservas de hospedagem e passeios com antecedência para garantir disponibilidade e melhores preços.
  3. Programe-se para eventos especiais: Muitos desses destinos têm festivais e eventos especiais durante o inverno. Verifique os calendários locais para aproveitar ao máximo sua visita, como festivais de inverno, mercados de Natal e festas típicas.
  4. Atividades ao ar livre: Aproveite as atividades ao ar livre, como trilhas, passeios de bicicleta, passeios a cavalo e esportes de inverno, se disponíveis na região. As paisagens naturais desses lugares são incríveis.
  5. Segurança: Mantenha-se seguro durante suas aventuras. Esteja atento às condições meteorológicas, siga as orientações das autoridades locais e informe alguém sobre seus planos de viagem, especialmente se estiver fazendo trilhas.

Assim, além de escolher um ótimo lugar frio no Brasil para viajar, você evitará imprevistos durante a viagem.

E se a sua chegada atrasar por conta de um problema com voo, conte com a Resolvvi para fazer justiça! Avalie seu caso e exija uma indenização:

Tudo ocorre de forma 100% online, sem burocracias e você só paga pelo serviço se ganhar!

FAQ – Saiba mais sobre lugares frios para viajar no Brasil

Quais são os destinos mais frios no Brasil?

Destinos como Campos do Jordão (SP), Gramado e Canela (RS) e São Joaquim (SC) são conhecidos por suas baixas temperaturas e atmosfera de inverno.

Quando é possível ver neve no Brasil?

Em São Joaquim (SC) e regiões elevadas do Sul do país, é possível presenciar neve em anos específicos, geralmente durante o inverno.

Como é o inverno em regiões normalmente quentes?

O inverno em regiões normalmente quentes, como o Nordeste, é mais ameno em comparação com áreas tradicionalmente frias, mas ainda oferece temperaturas mais baixas e uma mudança agradável no clima.

Qual é a melhor época para visitar destinos frios?

Geralmente, o inverno é a melhor época para visitar destinos frios no Brasil, isto é, entre os meses de junho e agosto, quando o clima está mais propício para aproveitar o frio.

Que roupas devo levar para me preparar para o frio?

Roupas em camadas são ideais. Portanto, leve agasalhos, blusas térmicas, luvas, cachecóis e um casaco resistente ao frio, especialmente se o destino tiver temperaturas mais baixas.

Quais atividades são populares durante as estações frias?

Durante as estações frias, é comum aproveitar festivais de inverno, visitar mercados de artesanato, degustar comidas típicas e aproveitar passeios a pé em cenários frios e aconchegantes.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e qu

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *