Descubra o que é a taxa de serviço na passagem aérea. Saiba também como evitá-la e quando vale a pena pagar.
Comprar passagens aéreas e hospedagem por meio de agências de viagem pode ser uma boa saída para quem busca economizar com “pacotes de viagem”.
No entanto, comprar passagem aérea por terceiros gera uma taxa de serviço, que muitas pessoas sequer sabem o que é.
Por isso, se seu plano é viajar e comprar as passagens por intermédio de agências, não deixe de conferir este artigo para ficar por dentro das cobranças que isso pode gerar.
Além disso, também traremos dicas de como evitar a taxa de serviço na passagem aérea.
E, ao fim, você poderá saber mais sobre indenização em casos de problemas com voos.
Ficou curioso(a)? Então tenha uma boa leitura!
O que é a taxa de serviço na passagem aérea?
Você já deve ter contratado serviços ou realizado compras por meio de terceiros que te cobraram uma taxa pelo intermédio, não é verdade?!
Um exemplo bem comum disso é o que ocorre em compra e aluguel de imóveis por intermédio de empresas de corretagem.
Nesse tipo de negócio, além de pagar pelo valor do imóvel ou aluguel, você também será cobrado(a) pelos serviços do corretor.
Afinal, esta é a forma que estas empresas encontraram para garantir os seus lucros.
E quando falamos em taxa de serviço na passagem aérea, estamos em um terreno semelhante ao exemplo dos corretores.
Sendo assim, podemos definir a taxa de serviço em passagem aérea como uma tarifa praticada pelas agências de viagem no momento da compra e que serve como um pagamento pela prestação do serviço de intermédio entre o cliente e as companhias aéreas.
Nesse sentido, a taxa é cobrada pelos serviços da agência desde a emissão do bilhete até a realização da viagem.
Por isso, caso você cancele a viagem, sobretudo fora dos prazos estabelecidos pela agência, é improvável que receba o reembolso da taxa.
Leia também: O que é serviço de bordo no voo? Entenda agora!
Quanto custa a taxa de serviço das agências de viagem?
Este é um campo que pode trazer incertezas devido ao fato de ser variável.
No entanto, aqui podemos mencionar a taxa/tarifa DU.
A DU incide sobre vendas feitas pelas agências de viagem e é uma cobrança de 10% do valor da passagem, sendo o valor mínimo de R$ 30,00.
Nesse sentido, essa taxa é aplicada de maneira individual sobre as vendas de passagens para adultos e crianças (acima de 2 anos de idade).
Porém, com a finalidade de oferecer valores de passagens semelhantes aos dos sites da companhias, algumas agências passaram a optar por não cobrar a tarifa DU diretamente ao passageiro.
Com isso, elas passaram a apostar nos lucros que teriam com a venda de outros serviços, como pacotes e reserva de hospedagem.
Aí você deve estar se perguntando: Então quer dizer que posso comprar passagem aérea em uma agência sem pagar a taxa de serviço DU?
Bom, aí é que está o ponto-chave da questão.
As agências só deixaram de cobrar diretamente a taxa DU devido ao fato de algumas companhias aéreas terem passado a incluir a taxa DU junto à taxa de embarque.
Ou seja, você vai pagar a taxa DU, mas a cobrança será feita pela própria companhia para que então o valor seja repassado às agências parceiras.
E mais, além da taxa DU, as agências ainda podem cobrar taxas próprias, então, muita atenção na hora de contratar, ok?!
E por falar na taxa de embarque cobrada na passagem, você sabia que existe uma diferença entre ela e a taxa de serviços das agências?
Sendo assim, se você tem dúvida sobre a diferença entre uma e outra, não deixe de conferir o próximo tópico.
Taxa de serviço na passagem aérea é o mesmo que taxa de embarque?
Como você já deve estar imaginando, não, elas não são a mesma coisa.
Entendê-las como sinônimos é compreensível, porém, como você já sabe, a taxa de serviço na passagem aérea é entendida como a “comissão” dos sites e agências de viagem pela prestação do serviço de intermédio.
Por outro lado, a taxa de embarque tem relação com as facilidades e serviços prestados e oferecidos nos aeroportos, bem como com a limpeza e manutenção dos mesmos, por exemplo.
E como você pôde ficar sabendo no tópico anterior, as companhias podem cobrar as duas taxas na mesma venda, mas os repasses dos valores são para finalidades diferentes.
Como evitar a taxa de serviço na passagem aérea?
Aqui, a resposta é bem simples.
A forma mais certeira de evitar o pagamento da taxa de serviço na passagem aérea é realizar a compra diretamente com a companhia que irá operar o voo.
Para isso, realize a compra dos seus bilhetes nos sites das companhias aéreas.
Leia também: Como comprar passagens aéreas baratas: 8 dicas incríveis
Então por quais razões comprar em agências de viagem?
Às vezes pode ser vantajoso assumir o pagamento da taxa de serviço, mas isso dependerá muito da sua vontade e do que você procura.
Sendo assim, podemos mencionar algumas razões pelas quais é vantajoso utilizar o serviço de uma agência de viagem, como:
- Ofertas de boas tarifas: As agências possuem muitos contatos e com companhias diferentes. Por esse motivo, é possível que você se depare com promoções de passagens aéreas que podem sair por um preço melhor mesmo com o pagamento da taxa de serviço;
- Tudo em um só lugar: Nas agências é possível encontrar pacotes com passagens, hospedagem, translados e até mesmo passeios. Sendo assim, se você gosta de comodidade, pode ser uma boa opção;
- Descontos em viagens em grupo: A depender do pacote e da agência, é possível encontrar pacotes com descontos para viajar com toda a família e contanto com a mesma comodidade que mencionamos no ponto anterior.
Portanto, se estas propostas te atraem e se você sentir que vale a pena pagar a taxa de serviço pela passagem aérea e outros serviços, pode ser uma boa opção, não é mesmo?!
Teve problema com seu voo? Você pode ser indenizado(a)!
Agora que você já está por dentro do que é a taxa de serviço na passagem aérea, é hora de saber mais sobre os seus direitos enquanto passageiro em situações de problemas com voo!
Você sabia que você pode ser indenizado(a) em algumas situações de problemas com voo?
Por isso, confira a lista abaixo com as principais situações que podem gerar dano moral ao passageiro:
- Cancelamento de voo por parte da companhia: Quando você não é informado com antecedência de 72h e/ou se o cancelamento atrasar a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas;
- Atraso de voo: Quando o problema atrasar a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas, mesmo que você tenha recebido assistência material;
- Bagagem exraviada: Segundo o entendimento dos tribunais, cabe indenização caso a mala permaneça extraviada por mais de 3 dias;
- Overbooking no voo: Se o problema fizer com que a sua chegada ao destino atrase em 4 ou mais horas.
Se você passar por uma dessas situações dentro das condições mencionadas, não deixe de contar com a Resolvvi para fazer justiça!
Avalie seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma online, sem burocracia e você só pagará pelo serviço se ganhar!
Porém, para que tudo ocorra da melhor forma, é muito importante contar com provas como:
- E-mails de confirmação da compra dos bilhetes;
- Declaração de voo atrasado ou cancelado (que você pode solicitar junto à companhia);
- RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), no caso de bagagem extraviada;
- Bilhetes dos voos cancelados ou atrasados e dos novos, se houver.
Então, gostou de saber o que é a taxa de serviço na passagem aérea? No Portal Resolvvi você pode conferir mais dicas importantes para as suas viagens!
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Giovanna, ou Gio, é licencianda em Letras/Inglês de formação, mas é também fã de carteirinha do poder que o marketing de conteúdo tem para educar pessoas, principalmente quando o assunto é os direitos que as pessoas não sabem que têm.