Você quer saber o que acontece em casos de perda de voo por atraso do passageiro? Leia este artigo e entenda sobre os seus direitos.
É totalmente comum após planejar uma tão sonhada viagem chegar no aeroporto e receber a notícia de que seu voo está atrasado.
Assim como as companhias aéreas atrasam os consumidores também podem passar por essa situação.
Então perceba que não importa o quanto nos organizamos antes de viajar.
Pois algumas situações podem fugir do nosso controle e contribuir para que não seja possível embarcar no tempo esperado.
Quer saber quais os seus direitos em casos de perda de voo por atraso do passageiro? Nós da resolvvi temos a resposta para essa pergunta!
Ou seja, não se preocupe, pois o passageiro possui uma série de direitos que podem diminuir os danos causados.
Então fique ligado(a) neste artigo e saiba sobre os direitos do consumidor!
Entenda sobre perda de voo por atraso do passageiro
Imprevistos podem acontecer e bagunçar tudo de uma hora para outra.
E não importa o quanto nos organizamos antes de viajar algumas situações podem fugir do nosso controle e contribuir para que não seja possível embarcar a tempo.
Qualquer pessoa pode ter um compromisso muito demorado, pegar um trânsito intenso até a chegada ao aeroporto e fazer o check-in feito de última hora.
Isso traz uma grande consequência super temida, mas já esperada, que é a perdi do voo, por motivo de atraso.
Então, para muitas pessoas já se desesperam sobre o que fazer nos casos de perda de voo por atraso do próprio passageiro.
Situações como essa são muito mais comuns do que você imagina, mas calma, lembre-se que muitos passageiros já passaram por essa situação e para isso existe uma solução.
Nesse caso, o mais importante é manter a calma para contatar a companhia aérea e fazer valer seus direitos em casos de perda de voo por atraso do passageiro.
Saiba o que fazer em casos de perda de voo por atraso do passageiro
Chegar atrasado no embarque e acabar perdendo um voo sempre é uma situação muito desconfortável.
Até quando há um planejamento prévio, existem diversas situações em que podem acontecer o atraso do passageiro e ocasionar a perda de voo.
Seja qual for o motivo, chegar atrasado será um transtorno que ocasiona uma grande dor de cabeça.
Como chegar atrasado no embarque é uma situação mais comum do que o esperado, elaboramos este artigo para orientar quem está passando por isso.
O que você pode fazer se ter uma perda de voo por atraso do passageiro?
Logo ao chegar ao aeroporto e constatar que o voo foi perdido, existem alguns pontos que devem ser observados.
Abaixo listamos alguns pontos importantes para você fazer se houver perda de voo por atraso do passageiro.
Tente manter a calma
Quando acontecem casos dessa natureza as companhias aéreas podem não dar uma atenção imediata.
Pois a equipe ainda pode estar cuidando de alguns passos importantes do voo.
Então mantenha a calma pois você tem direito e a certeza de que você tem é que isso será resolvido em breve, mesmo com a pouca atenção prestada pela empresa.
Quando tudo se tranquilizar converse com o atendente da companhia aérea e veja quais são as alternativas possíveis.
Caso você tenha um compromisso que seja inadiável, é válido o reagendamento da passagem para o próximo voo.
Dependendo do destino, será necessário esperar apenas algumas horas para o próximo embarque disponível.
Mas você também tem a opção do cancelamento da passagem, então nesse caso verifique quais serão os seus direitos junto ao balcão da companhia aérea.
Remarque o voo para o próximo horário disponível para seu destino
Há casos em perda de voo por atraso do passageiro que você tem um compromisso inadiável e precisa estar em seu destino em determinada data, você pode tentar reagendar a sua passagem e pegar o próximo voo para este destino.
Porém nesse caso você precisa estar ciente de que em caso de conseguir um espaço para embarcar no próximo voo, é muito provável que a empresa cobre novas taxas por isso.
Pois é super comum que as empresas façam cobrança da taxa pela remarcação.
Por isso, procure saber qual o valor da taxa da companhia antes de solicitar o reagendamento a fim de evitar surpresas desagradáveis.
Outra questão que você precisa ficar ciente na remarcação é a disponibilidade de assentos que a aeronave precisa ter, o que nem sempre pode acontecer. Isso pode ser verificado diretamente no balcão da companhia aérea.
Atente-se a a validade da passagem aérea
Caso você não saiba, a passagem aérea possui uma validade de 12 meses a partir da sua data de emissão então esse também é um direito no caso de perda de voo por atraso do passageiro.
Poucas pessoas sabem desse detalhe, mas é uma informação útil pois sua passagem não será perdida.
Pois mesmo que o passageiro não tenha feito o check-in, o bilhete continuará válido e o investimento na passagem não se dará como perdido.
Visto que sua passagem possui validade de 12 meses ela ainda pode ser usada em até um ano a partir da data da sua emissão.
Mas para utilizá-la dentro do prazo de validade o passageiro ainda deverá pagar uma taxa para remarcação de uma nova data e um novo horário.
Desse modo cada companhia aérea possui uma tabela própria de valores para esse caso.
Mas não desanime com a cobrança da taxa pois apesar da taxa, o valor a pagar é bem inferior do que a compra de uma nova passagem.
O passageiro pode desistir da passagem aérea
Uma situação muito comum é a desistência da utilização da passagem aérea pelo passageiro.
Essa situação pode ser a escolha de quem esteja passando pela situação de perda de voo por atraso do passageiro.
Pois em algumas situações, o passageiro tem entrevistas de empregos ou realização de provas em outras cidades e não tem a intenção de voltar em um curto espaço de tempo.
Nesse caso, isso solicite no balcão da companhia aérea ou por meio dos canais de atendimento da empresa.
Nessa opção também tem a possibilidade de cobrança de uma taxa para o cancelamento. No entanto, para isso, a empresa aérea só poderá descontar uma multa de até 5% sobre o preço do bilhete.
Esse limite de desconto está previsto no artigo 740 do Código Civil que resguarda qualquer valor a mais. Logo, o passageiro poderá receber em até 95% do valor total gasto na sua passagem aérea.
Dessa forma, atente-se se a empresa aérea cobrar um valor, além da multa e da taxa para a remarcação da passagem.
Além disso, muitos órgãos de proteção ao consumidor veem essa prática como uma forma abusiva de cobrança.
Mas se o passageiro passar por uma cobrança abusiva, ele deve exercer os seus direitos ao conversar com a companhia aérea explicando a situação de forma amigável para garantir menos cobranças de valores.
Mas, se mesmo após a conversa, a companhia ainda cobrar uma taxa abusiva, o consumidor poderá se encaminhar até um Juizado Especial de Pequenas Causas e apresentar uma queixa formal contra a empresa. Ainda é possível registrar uma reclamação oficial no Procon.
E a melhor parte é que para isso você pode contar com a ajuda da Resolvvi.
💡 Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
Então você precisa conhecer a Resolvvi, que é uma startup com a missão de garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Então nos siga nas redes sociais:
Além disso, faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.
Todos os posts