Teve voos cancelados pela Itapemirim? Então confira o nosso artigo e fique por dentro de tudo que vem acontecendo e como proceder em casos de cancelamento.
Na última semana a companhia Ita, do grupo Itapemirim, vem cancelando voos para diversos distinos.
Complicado, não é?
Com isso, muitos passageiros se viram prejudicados com a situação.
A verdade é que a companhia vem passando por problemas estruturais e operacionais, o que a fez pausar as atividades temporariamente.
Dessa forma, os passageiros que tiveram voos cancelados pela Itapemirim estão buscando informações sobre o que fazer diante do problema.
Continue a leitura e saiba mais.
Voos cancelados pela Itapemirim: Os problemas
A ITA Transportes Aéreos, companhia aérea do Grupo Itapemirim, suspendeu as operações na sexta-feira 17 de dezembro, cancelando voos.
Isso gerou um verdadeiro caos entre os passageiros que estavam planejando as suas viagens de fim de ano.
O comunicado afirmava, portanto, uma pausa por conta de reestruturação interna e necessidade de ajustes operacionais.
Imagina só o desespero de quem ia visitar a família no natal!
Dessa forma, vamos explicar a seguir um pouco mais sobre o problema que vem acontecendo e sobre o os voos cancelados pela Itapemirim.
De antemão. podemos dizer que pouco se sabe sobre.
Além disso, leia também o nosso artigo sobre direitos dos passageiros e o que podem exigir da CIA aérea.
Recuperação Judicial da Viação Itapemirim
Para quem não sabe, o Grupo Itapemirim está em atividade no transporte rodoviário desde 1953.
Então, em maio de 2021, o grupo lançou a companhia aérea ITA.
Ou seja, há menos de um ano!
Porém, o que poucos sabem é que, segundo o G1, o Grupo vem passando por um processo de recuperação Judicial desde 2016 por uma dívida em vigor.
No entanto, ainda não é possível afirmar se os voos cancelados pela Itapemirim têm ligação com a recuperação jucidicial.
Portanto continue a leitura e veja tudo o que se sabe até agora sobre os voos cancelados pela Itapemirim.
Voos cancelados pela Itapemirim: o que se sabe até agora?
Com os voos cancelados pela Itapemirim, o Ministério da Justiça deu um prazo para que o Grupo justificasse os cancelamentos.
Alem disso, o Senacon deu um prazo de 5 dias para que a companhia explique como vai acomodar os passageiros prejudicados.
E mais, a ANAC exigiu que a empresa preste assistência a todos os passageiros, além de ter suspendido a licença de operação da companhia.
E para realocar os passageiros, portanto, a ANAC pediu que a prioridade fosse dada aos menores viajando sozinhos e às pessoas com necessidades especiais, dos voos entre a noite do dia 17 e a manhã do dia 18 de dezembro.
Fora isso, a agência também garantiu monitorar da situação dos voos cancelados pela Itapemirim
O que a ITA tem feito para contornar o problema?
Por ordem da ANAC, a ITA teve, portanto, que suspender a venda de passagens, além ampliar as informações nos canais de comunicação e comunicar a cada passageiro a disponibilidade dos canais de atendimento.
Além disso, a ITA também deverá ofertar alternativas de meios de transporte para os clientes afetados.
Com isso, sobre os voos cancelados pela Itapemirim, a empresa diz que tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para diminuir o impacto dos cancelamentos, através da reacomodação.
Dessa forma, vale dizer que a prioridade de reacomodação é para passageiros que já estão fora e precisam voltar para casa.
Já para os que se encontram na cidade em que moram, terão prioridade para reembolso total dos valores.
Ainda, para as passagens programadas e que tiveram os voos cancelados pela Itapemirim, para os dias seguintes, a empresa indica que realizar check-in online e não comparecer aos aeroportos.
Tive voo cancelado pela Itapemirim, o que devo fazer?
Se você teve voos cancelados pela Itapemirim recentemente, você deverá entrar em contato com a companhia.
Dessa forma, como a empresa está se comprometendo a resolver o problema, não deixe de procurar o seu direito.
A indicação é que os passageiros entre em contato pelo e-mail [email protected].
Com isso, a situação será analisada e a possibilidade de reembolso ou acomodação oferecidas, para os clientes que tiveram voos cancelados pela Itapemirim.
Buscar seus direitos por voo cancelado
Como sabemos, a Itapemirim recentemente declarou falência. Por isso, não podemos buscar uma indenização por voos cancelados por essa companhia aérea.
Apesar disso, nós estamos aqui para te explicar tudo e garantir que você tenha as informações necessárias para buscar os seus direitos!
Se você teve um voo cancelado com menos ou mais de 72 horas de antecedência, mesmo com a situação de falência da Itapemirim, ainda é possível exigir os seus direitos, que são:
- Exigir que a Itapemirim remarque a sua passagem, mesmo que seja para voar por outra companhia aérea;
- Exigir o reembolso do valor pago na passagem cancelada
Neste momento, é provável que você não consiga entrar em contato com a Itapemirim, devido ao alto volume de solicitações.
Porém, se a companhia insistir em não lhe retornar ou descumprir os direitos que a ANAC dá aos passageiros, é possível abrir uma reclamação nos seguintes canais:
- 1) PROCON mais próximo da sua cidade
- 2) Reclame Aqui da Itapemirim
- 3) Consumidor.gov.br da Itapemirim
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.