Como buscar indenização por problema com voo doméstico on-line em 2025?

Antes de tomar medidas legais, o ideal é entrar em contato com a companhia aérea para resolver a situação. Entenda a razão e o tempo de atraso para então cobrar a assistência material cabível. Em seguida, caso a sua chegada ao destino final atrase em mais de 4 horas, ingresse na justiça para obter indenização por meio da Resolvvi.

A Resolvvi é uma empresa de tecnologia que facilita o acesso aos direitos de passageiros que sofreram problemas com seu voo. Basta relatar sua situação de forma on-line para que rapidamente diagnostiquemos a elegibilidade do caso.

Se identificarmos que é passível de receber uma indenização, deixe todo os trâmites jurídicos com nossa equipe de advogados com um histórico de mais de 90% de vitórias em casos que nem esse. É só sentar e aguardar até solucionarmos o processo de forma ágil e transparente!

Quer mais detalhes de como buscar indenização por problema com voo doméstico on-line em 2025? Confira então neste conteúdo:

  • Problemas com voos mais comuns no dia a dia dos aeroportos
  • Direitos do passageiro, segundo a ANAC
  • Melhor forma de buscar indenização por problemas com voo
  • O funcionamento da Resolvvi para garantir seus direitos

Boa leitura!

👉 Sua última viagem não saiu como o esperado por conta de um problema em seu voo? Então exija seus direitos e receba uma indenização!

Quais são os problemas mais comuns para voo doméstico?

Atrasos e cancelamentos são dois dos problemas mais comuns para quem viaja de avião. Segundo o Relatório de Pontualidade da ANAC, a média mensal de voos que decolam depois do horário estipulado pelo bilhete de embarque gira em torno de 5% a 7% do total.

Já quanto ao cancelamento, a média cai para 2%, um pouco para mais ou para menos, a depender do mês.

Outra dor de cabeça na vida do viajante é o extravio de bagagem, que é quando uma mala é perdida no processo de despacho. O último relatório da SITA, que engloba o ano de 2024, aponta uma média de 5,5 bagagens extraviadas a cada mil passageiros.

Além desses casos, ocorrências de overbooking ou cancelamento da volta por no-show também são problemas comuns nos cotidianos dos aeroportos. Para cada um desses casos, os passageiros contam com direitos específicos.

Leia também no Portal da Resolvvi:

Quais são seus direitos em caso de problemas com voo doméstico?

Entenda os direitos dos passageiros nos problemas mais comuns em voos domésticos:

  • Atraso ou Cancelamento: em até 1 hora de atraso, exija comunicação (telefonemas ou sinal de wifi) por parte da companhia aérea; em até 2 horas, solicite assistência alimentar (voucher, reembolso ou quantia em dinheiro); em 4 horas ou mais, opte pelo reembolso da passagem, agendamento de uma nova data (exija hospedagem e transporte ao hotel) ou acomodação no próximo voo para o destino.
  • Overbooking: a negação do embarque dá o direito a reembolso, reagendamento ou acomodação no próximo voo.
  • No-show: se o passageiro comunicar à companhia aérea antes do embarque, não há cobrança de multa; em nenhuma hipótese a companhia aérea pode negar o voo de volta, de acordo com o CDC.
  • Conexão Perdida: em caso de conexão perdida por atraso no primeiro trecho, exija acomodação e transporte (se necessário). Além disso, a opção pelo reembolso, reagendamento ou acomodação no voo seguinte também são direitos consolidados.
  • Extravio de Bagagem: a companhia aérea deve oferecer assistência material e devolver a bagagem em um prazo máximo de 7 dias.

Vale salientar que todos esses casos podem ser elegíveis para uma indenização em dinheiro na justiça, com valores que variam de acordo com os pormenores que agravam o caso, como perdas materiais e danos morais.

Como buscar indenização por problema com voo doméstico on-line?

Há empresas de tecnologia, como a Resolvvi, que disponibilizam serviço jurídico eficiente e sem burocracia para pessoas que sofreram problemas com voos domésticos ou internacionais.

Basta preencher o formulário de elegibilidade para saber se é possível ou não obter uma indenização na justiça. Não dura mais de três minutos.

Após a aprovação, é só esperar sossegado que o time de especialistas da Resolvvi ingressa com o processo e lida com todos os trâmites jurídicos.

A indenização, em geral, pode chegar até R$10.000,00. Entretanto, casos mais específicos, com agravamento de danos morais, provavelmente levam um aumento substancial desse valor.

Veja o caso do Luís com a Latam. Ele viajava com um pai idoso, uma mãe hipertensa e um esposo PCD quando o avião arremeteu e eles tiveram que pousar em outro destino.

Na ocasião, ficaram presos em pé em um ônibus quebrado e sem ar-condicionado por mais de uma hora. Demoraram quatro horas até chegar em um posto de gasolina.

Foi esse o caso que Luís trouxe para a Resolvvi e que o garantiu um indenização de R$60.000,00.

Como buscar indenização por problema com voo doméstico on-line em 2025?

Resolvvi e o modo convencional

As principais formas para exigir seus direitos em caso de problemas com voos é contratar uma advogado específico, da maneira convencional, ou mandar seu caso on-line para a equipe de especialista da Resolvvi. Veja as diferenças:

Indenização contra companhias aéreasConvencionalResolvvi
Taxa TotalIndefinidoMáximo de 35%
Custo InicialPode haver cobrança antecipada de custas judiciais e pagamento do profissionalNada, o cliente só paga se vencer a disputa
Serviços OferecidosDepende do profissionalAtraso de voo, cancelamento de voo, extravio de bagagem, no-show, overbooking e conexão perdida
Opções de ProcessoApenas via Juizado Especial Cível ou Justiça comumPrimeiro buscam um acordo com a empresa e, se a empresa não concordar, vão para a Justiça Comum. Mas o cliente também pode antecipar o valor da indenização e receber em 24h.

Como a Resolvvi trabalha para conseguir sua indenização por problemas com voo?

Veja o passo a passo de como a Resolvvi trabalha para conseguir sua indenização por problema com voo doméstico ou internacional:

  1. Análise de elegibilidade

    Preencha um formulário e conte seu caso para ver se encaixa nos pré-requisitos para recebimento de indenização

  2. Entrega das provas

    Após a confirmação, chegou a hora de entrar na justiça. Anexe toda as as suas provas (cartão de embarque, print do e-mail de confirmação de compra, além de fotos do painel, filas e mensagens recebidas) para embasar o processo com boas evidências.

  3. Confirme o pedido

    Confirme a entrada do pedido e deixe o trabalho agora com o nosso time de especialistas. Você só paga qualquer coisa no final do processo, somente em caso de vitória. A taxa para a Resolvvi é sempre de 35% sobre o total da indenização.

  4. Receba notificações e atualizações

    No decorrer do processo, você receberá uma notificação a cada atualização do caso, inclusive se houver proposta de acordo por parte da companhia aérea. Fica a seu critério aceitar ou não!

Eficiente, não é verdade? Portanto, se você teve problemas com voo, entre em contato com a Resolvvi para fazer justiça!

Perguntas frequentes sobre indenização por problema com voo doméstico on-line em 2025

Quando posso buscar indenização por problemas em voo doméstico?

Você pode buscar indenização quando o atraso, cancelamento ou overbooking resultar em uma chegada ao destino final com 4 horas ou mais de atraso em relação ao horário previsto.

Qual a forma mais eficiente de buscar indenização por voo on-line?

A forma mais eficiente é usar plataformas de tecnologia jurídica como a Resolvvi. Basta relatar o caso no formulário online para ter o diagnóstico de elegibilidade e iniciar o processo sem burocracia.

Quais são os problemas mais comuns em voos domésticos que geram indenização?

Os problemas mais comuns são atrasos e cancelamentos que excedem 4 horas, extravio de bagagem, overbooking (negação de embarque) e conexão perdida por falha da companhia.

Quais meus direitos de assistência material em caso de atraso de voo doméstico?

Você tem direito a: Comunicação (após 1h); Alimentação (após 2h); e Hospedagem e transporte (após 4h, em caso de pernoite), conforme a ANAC.

Qual o custo para a Resolvvi buscar a indenização?

O serviço não tem custo inicial. A Resolvvi trabalha com o modelo “só paga se ganhar” e cobra uma taxa de 35% sobre o valor total da indenização, apenas em caso de vitória.

Que documentos preciso para iniciar o processo de indenização on-line?

Para iniciar o processo on-line, você deve anexar provas como o cartão de embarque, o e-mail de confirmação de compra e provas do transtorno (fotos de painéis, filas ou recibos de gastos extras).

Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.