O que é SPC e o que significa ter o nome inscrito nele?

o que é spc

Você sabe o que é SPC e o que significa ter o nome inscrito nesse órgão? Então acompanhe este artigo e fique ligado(a) em tudo sobre o assunto!

Não é raro ouvir falar que alguém ficou com o nome sujo ou o nome negativado por aí.

Mas quando a gente fala sobre esses assuntos, é inevitável mencionar os órgãos que estão por trás disso e os nomes causarem uma confusão.

Ou seja, muitas pessoas não entendem o que é negativado no Serasa, SPC e SCPC.

Então se você faz parte desse grupo que não sabe o que é o SPC e os demais órgãos cuja responsabilidade é registrar o histórico de pagamentos dos consumidores, acompanhe!

Neste artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre esse assunto.

👉 Quer exigir seus direitos e ser indenizado por nome negativado indevidamente? Verifique grátis agora mesmo!

O que é o SPC?

Para quem não sabe o que é, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um banco de dados privado de informações de crédito, de caráter público.

De acordo com a definição do Código de Defesa do Consumidor, O SPC é gerido por meio de associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país.

E essas associação tem ligação com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, portanto trocam informações entre si por todo o território nacional.

Se você ainda não entendeu o que é o SPC, vamos simplificar:

Trata-se de um de banco de dados formado pelas CDLs  que reúnem informações do comércio de todo o Brasil.

E isso acontece por meio das entidades espalhadas pelas principais cidades do país, então possui uma base de dados de clientes que são inadimplentes.

Desta forma, a maior parte dos CPFs que fazem parte desta base de dados são de consumidores que compraram, mas não pagaram (os chamados inadimplentes)

Atualmente, o SPC possui mais de 1,2 milhão de associados às entidades.

E isso vai desde o pequeno ao grande lojista, ou seja, indústrias, empresas de serviços e do mercado financeiro.

O SPC também tem o papel de auxiliar as empresas na concessão de crédito, por meio de soluções a consumidores e empresários.

Isso faz com que a realização de negócios aconteça de forma mais simples.

Agora que você já entendeu um pouco sobre o que é o SPC, você sabe dizer se SPC e Serasa são a mesma coisa? Então acompanhe a seguir.

Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

Para quem não sabe o que é SPC e Serasa, de forma geral, as empresas possuem funções similares, ou seja, com o objetivo de proteger o crédito e o comércio no país.

Como dissemos, o SPC possui informações de lojistas credenciados e auxilia as empresas em suas operações de crédito.

Assim promove mais segurança nas transações comerciais.

Já a Serasa é uma empresa de análises e informações para decisões de crédito que reúne dados.

Em resumo, existe um banco de dados com apontamentos sobre dívidas já vencidas e que não foram pagas, protestos de títulos, cheques sem fundos, além de outros registros.

Ou seja, a empresa possui o nome de pessoas que têm dívidas com instituições financeiras, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas.

Mas o SPC não, mantém informações somente referentes ao Cadastro de Lojistas em todo o país.

Limpe Seu Nome GIF

Agora ficou mais fácil entender o que é SPC e Serasa, não é mesmo?

Como o nome vai para o SPC?

Além de entender o que é o SPC, é muito importante saber com quantos dias o nome vai para o SPC.

Em geral, o credor pode cobrar a pessoa que deve a partir do primeiro dia de vencimento da compra.

Ou seja, se a data para o pagamento aconteceria no dia 15 e você não quitou sua dívida, a partir do dia 16 a empresa já pode fazer a cobrança.

Mas as empresas geralmente preferem esperar o prazo de 1 mês para que o consumidor tenha a possibilidade de quitar o valor, ainda que com atraso.

Por outro lado, o consumidor que efetuar uma compra e não conseguir pagá-la, terá o seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Como dissemos, não existe prazo para que o credor inclua o nome da pessoa inadimplente no SPC.

Apesar das empresas esperarem um prazo maior, ainda assim é possível ter o nome inscrito caso a dívida tenha vencido há um dia.

Ou seja, o consumidor já pode ficar com o nome sujo no Brasil.

Além disso, o consumidor não fica às cegas, ele pode receber a notificação de registro de débito por meio de SMS, e-mail ou carta física.

Essa notificação e é feita pelo SPC Brasil a mando da empresa credora antes de a dívida possuir registro na base de dados de inadimplência.

É importante lembrar, no entanto, que os bancos de dados são diferentes e o registro de uma dívida pode constar em um birô de crédito, mas não em outro.

Quer saber como você pode descobrir se possui alguma dívida junto do SPC? Então acompanhe o tópico a seguir!

Saiba como descobrir se você possui uma dívida nos órgão de proteção ao crédito

Agora que você já entendeu o que é SPC e outras coisas importantes sobre esse assunto, você não pode ficar por fora de como descobrir se possui uma dívida registrada.

Você sabia que tem como consultar CPF no Boa Vista SCPC?

Para isso, você pode fazer a consulta do nome de forma gratuita no aplicativo SPC Consumidor ou pelo portal do consumidor, através do site cadastropositivo.spcbrasil.

Mas se preferir, dá para fazer uma consulta de forma mais completa por meio do site do SPC Brasil, porém é necessário pagar para ter acesso aos serviços.

Neste artigo você conseguiu tirar dúvidas para aprender o que é SPC, além de saber como consultar uma dívida e como você pode ficar negativado.

Se você, de repente, ficou com o nome negativado indevidamente ou pagou sua dívida, mas o nome ainda consta nos órgão de proteção, fale com a Resolvvi!

Quer planejar seu orçamento sem dor de cabeça? Então é só baixar grátis nossa planilha de planejamento financeiro 👇

Leia o tópico abaixo e saiba como ajudamos consumidores ao redor do país na busca por seus direitos fundamentais.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Sobre o autor(a)