Se fizeram uma compra desconhecida no seu cartão, é muito importante que você esteja por dentro do assunto para saber o que fazer!
Os cartões de crédito revolucionaram o comércio ao tornar real o parcelamento facilitado e o pagamento em outra data que não a da compra.
No entanto, nem tudo são flores.
Desde os cartões com faixa magnética, que hoje dão espaço aos com chip, muitos golpes e fraudes em cartões de crédito vêm sendo aplicados em todo o mundo.
Em uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), entre maio e junto de 2022, 64% dos 3 mil entrevistados afirmaram já terem sido vítimas de golpes desse tipo.
Ainda com essa pesquisa, chegou-se à conclusão de que três em cada dez brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes financeiras.
Infelizmente, quando algo assim acontece, é possível que os usuários se sintam desinformados acerca do que ser feito para tentar reparar o dano.
Daí o questionamento: Fizeram uma compra no meu cartão, o que devo fazer?
E foi com base nisso que preparamos este artigo para que você, nosso leitor e consumidor, possa ficar por dentro do que fazer se fizerem uma ou mais compras indevidas no seu cartão.
Ficou curioso(a)? Então continue a leitura e saiba mais.
Contextualizando as compras desconhecidas no cartão de crédito
É muito provável que você já saiba do que se trata esse problema, mas achamos importante contextualizar o tema para os que o desconhecem.
Nesse sentido, esse problema se trata de uma cobrança no seu cartão de crédito por uma compra que não foi você que realizou.
Quando se fala desse assunto, portanto, sempre centramos os nossos olhares para a possibilidade de se tratar de um golpe ou fraude causados por cartão clonado, por exemplo.
Porém, também é importante que você saiba que, antes de buscar os meios de se defender disso, é necessário que você analise outras possibilidades, tais como:
- se não foi um conhecido que possui os dados do seu cartão;
- certificar-se de que realmente você não reconhece o estabelecimento onde ocorreu a compra (já que os nomes de alguns deles podem aparecer com descrições diferentes na fatura);
- conversar com seus familiares para ter certeza de que eles não emprestaram seu cartão para outras pessoas.
Se for o caso de ter sido alguém que você conhece, a melhor saída é conversar com esse conhecido e reforçar a importância de te avisar sobre as compras que faz em seu cartão.
O que fazer se o cartão de crédito foi clonado?
Primeiramente, você deverá entrar em contato com a administradora e relatar a compra que fizeram no seu cartão.
Assim você será informado sobre:
- o estabelecimento onde a compra foi feita; e
- o valor da compra, por mais que provavelmente você já tenha tido acesso a essas informações.
Dessa forma, você poderá analisar melhor e confirmar se aquela se trata de uma compra desconhecida.
Se você perceber que realmente se trata de uma compra que fizeram no seu cartão de forma fraudulenta, deverá dar o segundo passo.
O segundo passo, mas não menos importante, é cancelar o cartão atual e solicitar um novo.
Afinal, você não quer se manter com os mesmos dados que estão nas mãos de pessoas mal intencionadas, certo?!
Quanto aos seus direitos nestes casos, existem duas possibilidades, que explicaremos a seguir.
Analisei a compra que fizeram no meu cartão e percebi que se trata de uma fraude, e agora?
Se você analisar a compra que fizeram no seu cartão e perceber que foi vítima de fraude, poderá contar com os seus direitos.
Nesse sentido, saiba você jamais deverá ser obrigado(a) a pagar por compras que são frutos de golpes que fizeram no seu cartão, seja pela internet ou não.
Portanto, quem deve assumir a responsabilidade é o banco ou administradora de cartão de crédito, independente de você pagar ou não por serviços de segurança contra perda ou roubo.
De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor:
“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.“ artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor
E ainda de acordo com o artigo 42 do CDC, se você já tiver feito o pagamento do valor, poderá contar com o direito à repetição do indébito.
Ou seja, receberá o reembolso do dobro do valor pago.
Mas se tiver descoberto a situação antes de realizar o pagamento, caberá ao banco ou administradora realizar o cancelamento da compra.
Além disso, reafirmamos a importância de solicitar o cancelamento do cartão atual para evitar que o problema se repita.
Leia também: Posso cancelar uma compra no cartão de crédito? Aprenda agora!
A administradora do cartão não resolveu o meu problema com golpe, quais os meus direitos?
Bom, por mais absurdo que pareça ser, é possível que a administradora não resolva o seu problema.
É muito constrangedor saber que golpistas fizeram compras no seu cartão e você não foi amparado devidamente.
Portanto, você não pode “deixar para lá” e sair prejudicado(a).
Sendo assim, você poderá entrar com uma reclamação em canais como:
- PROCON;
- Reclame Aqui; e
- Consumidor.gov.
Se ainda assim não for suficiente, você poderá entrar com uma ação judicial contra a administradora do cartão.
Há a possibilidade de resolver o problema entrando na justiça sozinho, através do Juizado Especial Cível (JEC), também conhecido como Juizado de Pequenas Causas.
Como proteger meu cartão contra fraudes?
E tendo noção de que a compra que fizeram no seu cartão se tratou de uma fraude, após cancelar o cartão atual, assuma medidas de segurança para o novo que receber.
Como proteger cartão contra fraudes
- Mantenha o cartão seguro
Evite deixar o cartão em locais expostos, como bolsos soltos, mesas de restaurantes ou em seu carro. Guarde-o em uma carteira ou bolsa segura quando não estiver em uso.
- Nunca compartilhe informações confidenciais
Nunca forneça o número do seu cartão, data de validade, código CVV ou senha a ninguém, a menos que esteja realizando uma transação legítima e confiável.
- Use senhas fortes
Se o cartão tiver um recurso de senha, escolha uma combinação forte e única. Evite usar informações pessoais óbvias, como datas de nascimento ou números de telefone.
- Ative notificações de transações
Muitos bancos oferecem a opção de receber notificações por mensagem de texto ou aplicativo após cada transação. Portanto, ative essas notificações para acompanhar melhor os gastos em tempo real.
- Use cartões virtuais
Alguns bancos oferecem a opção de gerar cartões de crédito virtuais com um número único para cada transação online. Isso ajuda a evitar que o número do cartão principal seja comprometido.
- Proteja-se contra e-mails de phishing
Esteja atento a e-mails ou mensagens suspeitas que possam solicitar informações pessoais ou financeiras. Afinal, os bancos nunca solicitam essas informações por e-mail.
Além disso, tome cuidado com as compras online: apenas confie em sites com boa reputação!
Adotando essas medidas, as chances de fazerem compras indevidas no seu cartão podem diminuir consideravelmente.
Porém, além de golpes, há a possibilidade de a compra desconhecida no seu cartão se tratar, na verdade, de uma cobrança indevida.
Continue a leitura e saiba mais.
Analisei a compra que fizeram no meu cartão e percebi que se trata de uma cobrança indevida, e agora?
Como já adiantamos, é possível que as compras desconhecidas no seu cartão se trate de uma cobrança indevida feita por alguma empresa com a qual você já teve ou não vínculo.
Este problema se trata de uma cobrança de um valor por algo que não foi contratado ou não estava previsto em contrato.
Diante de situações do tipo, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa responsável pela cobrança indevida e relatar o problema.
Neste caso, não é a administradora do cartão a responsável por resolver, mas sim a empresa que realizou a cobrança
O que se espera é que a prestadora de serviços resolva a situação amigavelmente.
Mais uma vez, caso você já tenha pago pelo valor cobrando indevidamente, a empresa deverá fazer o reembolso do valor em dobro.
No entanto, se você ainda não pagou pelo valor, deverá ocorrer o cancelamento da cobrança.
E, assim como no caso das administradoras que não resolvem os problemas com compras desconhecidas de forma amigável, cabe abrir reclamações nos canais que mencionamos.
Ainda, se a reclamação não causar efeito, você também poderá entrar com uma ação judicial nos Juizados Especiais Cíveis (JEC).
Além disso, por mais absurdo que possa parecer, dívidas por cobranças indevidas podem gerar negativação indevida do nome do consumidor.
Continue a leitura e entenda melhor.
Uma dívida por cobrança indevida se tornou negativada, o que fazer?
Percebeu que a compra desconhecida no seu cartão se trata, na verdade, de uma cobrança indevida? Fique ligado(a)!
Isso porque esse tipo de cobrança pode deixar o seu nome negativado indevidamente.
Afinal, se você a desconhece, corre o risco de não realizar o pagamento, fazendo com aquela se torne uma dívida negativada.
Se seu nome for inscrito em um dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, por uma dívida de cobrança indevida, você tem chances de ser indenizado!
Se for o seu caso, a Resolvvi pode te ajudar! Quer saber se você tem direito a uma indenização? É só verificar grátis.
O melhor é que tudo é feito de forma prática e sem burocracia. Além disso, você só paga pelo serviço se ganhar!
Conheça a Resolvvi
💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?
A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.
Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?
Nos siga nas redes sociais:
E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.
Perguntas frequentes sobre compras desconhecidas no cartão de crédito
Uma compra desconhecida no cartão de crédito pode ser fruto de golpes e fraudes, como cartão clonado ou, simplesmente, de uma compra que algum conhecido seu realizou por possuir os seus dados.
De acordo com o artigo 42 do CDC, a responsabilidade é do banco ou administradora do cartão de crédito, independente do pagamento ou não de serviços de segurança anti perda e roubo.
Entre em contato com a admistradora para solicitar o bloqueio do cartão e solicite o detalhamento e cancelamento da cobrança.
Se você perceber a compra desconhecida após já ter realizado o pagamento, poderá contar com o direito da repetição do indébito, que te garante o reembolso do dobro do valor pago.
É importante verificar regularmente o extrato do seu cartão de crédito para identificar qualquer transação desconhecida. Além disso, utilize serviços de notificação em tempo real, oferecidos pelas instituições financeiras, para receber alertas sobre todas as transações realizadas com seu cartão.
Para proteger seu cartão contra fraudes online, mantenha suas informações pessoais seguras, fortaleça suas senhas e utilize autenticação de dois fatores sempre que possível. Além disso, evite realizar compras em sites não seguros e tome cuidado ao compartilhar seus dados de cartão de crédito por telefone ou e-mail.
Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.